Junjo Romantica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Junjou Romantica (純情ロマンチカ, , Junjō Romanchika, lit. "Puro Romance"?) é uma série yaoi de Nakamura Shungiku. Seu diferencial está no fato de não focar em apenas um casal, mas sim em três.
Publicado desde 2002 pela revista Asuka CIEL, da editora Kadokawa Shoten, o mangá possui, até o momento, 18 volumes com, no total, 63 capítulos.
A primeira temporada do anime foi ao ar em 10 de abril de 2008, pelo Studio DEEN, e teve 12 episódios. A segunda temporada estreou em 12 de outubro de 2008 e uma terceira já está confirmada, mas ainda não foi informada a data.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Junjou foca em três casais diferentes, ligados entre si de alguma forma. São chamados Junjou Romantica (principal), Junjou Egoist e Junjou Terrorist.

Junjou Romantica[editar | editar código-fonte]

O estudante Misaki Takahashi precisa de um professor particular para ajudá-lo a melhorar seu desempenho e entrar na Universidade Mitsuhashi, à qual tanto aspira. Para isso, seu irmão Takahiro convence seu melhor amigo, o escritor Akihiko Usami, a tornar-se tutor de Misaki.

Misaki estranha o comportamento e a personalidade de Usami, apelidado de Usagi-san por Takahiro (usagi significa coelho em japonês). O escritor é como uma criança grande; seu quarto é coberto de brinquedos e tem um quarto apenas de ursos de pelúcia. Porém, o que mais espanta o garoto é descobrir que Usagi-san, por trás de um pseudônimo, escreve BL novels (romances gays) usando neles o nome de seu irmão Takahiro.

A partir daí, começa a confusão. Takahiro se casa, e Misaki acaba indo morar com Usagi. Surpreso com a rapidez com que o relacionamento se transforma em romance, Misaki tem que agora saber como lidar com suas novas emoções.

Junjou Egoist[editar | editar código-fonte]

Hiroki Kamijou é um homem frustrado de péssimo temperamento. O estudante universitário de Literatura foi, durante toda sua vida, apaixonado pelo amigo de infância, Akihiko Usami, mesmo sabendo que este amava Takahiro Takahashi (Egoist se inicia seis anos antes de Romantica).

Arrasado com seu fracasso, Hiroki chorava em um parque quando foi surpreendido por Nowaki Kusama, um jovem estudante que brincava com um foguete. Logo Nowaki, cujo nome significa tufão, pede para que Hiroki seja seu tutor, pois ele deseja estudar para tornar-se um pediatra. Meio a contragosto, Hiroki aceita a proposta e surpreende-se com a dedicação do garoto, que, apesar de ser mais novo, tem quase 1,90m de altura!.

Não demora muito tempo até Nowaki declarar que, desde o momento em que viu Hiroki chorando, apaixonou-se por ele. Obviamente, Hiroki fica muito confuso com a declaração e vê sua vida mudar repentinamente, como se tivesse sido atingida por um tufão.

Porém tudo muda quando, de repente, Nowaki decide abandonar tudo para estudar medicina nos Estados Unidos, inclusive Hiroki. Um ano se passou e Nowaki não deu notícias, além de um cartão postal dizendo que estava voltando. Hiroki vai até o aeroporto tirar satisfações, mas a única coisa que faz é dar um chute na cabeça de Nowaki. Quando volta pra casa depois do ocorrido ele encontra Nowaki sentado na frente da porta o esperando. O que será que vai acontecer depois de tanto tempo sem se falar?

Junjou Terrorist[editar | editar código-fonte]

Parece uma brincadeira do destino quando a vida de You Miyagi, professor de Literatura para quem Hiroki Kamijou trabalha, transa com o colegial Shinobu Takatsuki, filho de seu chefe e, ainda por cima, irmão de sua ex-esposa. O garoto, que fala qualquer coisa que lhe vem à cabeça, declara seu amor a Miyagi, pedindo a ele que agora arque com as conseqüências, pois esse era seu destino.

O grande problema está no fato de que Miyagi nunca mais amou ninguém (nem mesmo sua ex, irmã de Shinobu) desde sua falecida professora. Sem saber explicar o porquê, ele ainda guarda lembranças dela, visita seu túmulo todos os anos e acha impossível apaixonar-se novamente sem sentir que está traindo a sensei.

Como um terrorista, Shinobu invade e destrói o estilo de vida de Miyagi, mudando drasticamente seu coração e fazendo com que o professor experimente um sentimento novo, para o qual ele estava destinado.

Junjou Minimum e Junjou Mistake[editar | editar código-fonte]

Nakamura Shungiku escreveu, ao longo da publicação da série, dois enredos paralelos. Um deles, Junjou Minimum, conta fatos da infância de Usami Akihiko e Kamijou Hiroki, sendo publicado esporadicamente em meio aos outros capítulos.

O outro, Junjou Mistake, foi publicado como um bônus junto do DVD do anime. Fala do envolvimento entre Isaka Ryuuichiro (editor de Akihiko) e seu assistente Asahina Kaworu, 10 anos antes do início da série.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Junjou Romantica[editar | editar código-fonte]

Misaki Takahashi (高橋美咲, Takahashi Misaki?)
Misaki é o protagonista de Junjou, irmão de Takahiro. Ele era muito jovem quando seus pais morreram em um acidente de carro e, portanto, foi criado pelo irmão. No início da série, ele tem dezoito anos e estuda para entrar na Universidade Mitsuhashi, quando conhece Usami Akihiko. Confuso e gentil, Misaki costuma agir sempre pensando em não deixar ninguém prejudicado. No início, não tem muita certeza de seus sentimentos por Usami. É o personagem mais novo do anime/mangá, e não o Shinobu como muitos acham, já que se pensarmos Junjou Terrorist e Junjou Egoist acontecem no mesmo tempo, mas o Junjou Romantica acontece 6 anos depois. Então Shinobu é mais velho que Misaki (no Romantica, Misaki teria 18-19 anos e Shinobu teria 23-24 anos).

Akihiko Usami (宇佐見秋彦, Usami Akihiko?)
Akihiko Usami, de vinte e oito anos, é um célebre escritor, o mais novo vencedor do Prêmio Naomori. Vindo de uma família muito rica, ele é o melhor amigo do irmão de Misaki, Takahiro. Nutria por este uma paixão secreta, embora soubesse que jamais seria correspondida, até conhecer Misaki e encontrar nele um novo amor.

Usagi-san parece uma criança crescida; tem atitudes infantis e cultiva uma coleção de brinquedos e ursos de pelúcia. Além disso, não é capaz de fazer nada direito além de escrever. Geralmente calmo, é superprotetor em relação à pessoa que ama, sendo um pouco possessivo (MUITO possessivo).

Takahiro Takahashi (高橋孝浩, Takahashi Takahiro?)
Takahiro Takahashi é o irmão mais velho de Misaki. Nunca notou a paixão que Akihiko, seu melhor amigo, nutria por ele ao longo dos anos, porque é um pouco cabeça-de-vento (pouco?!). É muito cuidadoso em relação a Misaki, tendo tomado conta dele desde que seus pais morreram (teve que abandonar os estudos — na Universidade Mitsuhashi — e começar a trabalhar). Porém, ele se casa no início da série, deixando o irmão sob os cuidados de Akihiko. Aparece menos que o Suzuki-san, o urso de pelúcia preferido do Usami.

Junjou Egoist[editar | editar código-fonte]

Hiroki Kamijou (上條弘樹, Kamijou Hiroki?)
Hiroki Kamijou é professor-assistente na Universidade Mitsuhashi e amigo de infância de Akihiko. Foi apaixonado por ele por um longo tempo, sem ser correspondido, quando conheceu Kusama Nowaki e mudou o rumo de sua vida. Hiro-san (como é chamado por Nowaki) é um grande amante da literatura japonesa clássica e tem uma enorme coleção de livros. É perfeccionista, ambicioso, extremamente mau-humorado e se irrita muito facilmente, sendo conhecido na Universidade como "Kamijou, o demônio". Por trás disso tudo, porém, Hiroki é tímido, se chateia com coisas bobas e é um romântico enrustido.

Nowaki Kusama (草間野分, Kusama Nowaki?)
Nowaki Kusama é um órfão que foi abandonado ainda bebê em uma noite de tempestade. Por isso, recebeu o nome "Nowaki", que significa tufão. Chegou na vida de Hiroki como o furacão que o nomeia, deixando tudo de pernas para o ar. É muito calmo e educado, doce e bastante esforçado. Pretende ser um pediatra e trabalha duro para isso, já que, segundo ele, esta é a única forma de amenizar a diferença de idade entre os dois (4 anos) e que só assim ele será um homem bom o suficiente para estar ao lado de Hiroki. Como Akihiko Usami, é protetor e possessivo (menos que o Usagi,exceto quando o coelho e Hiro-san estão juntos).

Junjou Terrorist[editar | editar código-fonte]

You Miyagi (宮城庸, Miyagi You?)
You Miyagi, de trinta e cinco anos, é um respeitável professor de Literatura da Universidade Mitsuhashi e o superior de Kamijou Hiroki. Foi casado com a filha de seu chefe de departamento, mas esta se divorciou devido à sua aparente indiferença aos sentimentos e emoções. Tem seu estilo de vida absoluta e bruscamente destruído quando encontra o "terrorista" Shinobu, irmão mais novo de sua ex-mulher. Apesar de remoer os sentimentos pela falecida sensei, Miyagi é muito brincalhão e bem humorado: adora provocar o irritado Hiroki, agarrando-o toda hora.

Shinobu Takatsuki (高槻忍, Takatsuki Shinobu?)
Shinobu Takatsuki é um colegial recém-chegado da Austrália, filho do chefe do departamento de Literatura da Universidade Mitsuhashi. Encontrou Miyagi pela primeira vez em um biblioteca e quando este o salvou de um grupo de vândalos, Shinobu decidiu que era o destino dizendo que eles tinham que ficar juntos, logo após descobre que na verdade Miyagi iria se casar com a sua irmã, vai estudar na Austrália deixando seus sentimentos de lado, logo após saber sobre o divórcio, Shinobu volta ao Japão exigindo o amor de Miyagi. Teimoso e mimado, ele age sem pensar, querendo provar a Miyagi que não é mais uma criancinha e tentanto de qualquer forma agradá-lo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]