Jurisconsulto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rudolf von Ihering, notável jurista.

Um jurisconsulto, jurista, jurisperito e, em algumas acepções, jurisprudente[1] , é toda pessoa que dependa de bacharelado em Direito para atuar profissionalmente. A esfera pública possui diversas espécies desta profissão como o promotor, procurador, juiz (em que estão inclusos desembargador e ministro do Judiciário), oficial de justiça, defensor público e delegado. Por outro lado, a esfera privada possui os advogados (nas mais diversas áreas de especialização) e os juízes arbitrais.

Origem[editar | editar código-fonte]

Atribui-se a origem destes termos ao sistema jurídico romano, que por volta do século IV a.C., ao tornar públicas as normas, surgiu a necessidade interpretá-las. Estes intérpretes foram nomeados jurisprudentes ou jurisconsultos. Sua função era estudar a lei e responder às consultas públicas, solucionando os casos que lhes eram apresentados. Suas interpretações originaram a jurisprudência.[2] Dr. Rudolf von Ihering é um dos mais importantes jurisconsultos do direito alemão.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jurisconsulto

Referências

  1. Dicionário Aurélio, verbetes jurisconsulto, jurista, jurisperito e jurisprudente - nota-se que este último termo raramente é utilizado como sinônimo de jurisconsulto, e sim como relativo ao conjunto da jurisprudência
  2. SANTOS, Severino Augusto. Jus Romanum - uma Introdução ao Direito Civil. 2005