Jurunas (Belém)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização do bairro Jurunas em Belém do Pará

Jurunas é um bairro da cidade brasileira de Belém do Pará.[1]

É atualmente um dos bairros mais populosos da capital paraense: a maioria de suas ruas recebeu nomes de tribos indígenas, como: Tupinambás, Tamoios, Mundurucus, assim como o próprio nome do bairro homenageia uma tribo indígena. O Jurunas recebe inúmeras visitas de pessoas vindas do interior do estado, sendo que sua formação populacional se deve muito a esse fato. Junto ao bairro do Guamá forma o binômio mais populoso da cidade de Belém. O bairro está situado na zona sul de Belém, fazendo limites com o bairro da Cidade Velha a oeste, o bairro Batista Campos ao norte, o bairro do Condor a leste e a Baía do Guajará ao sul.

História e cultura[editar | editar código-fonte]

A ocupação do bairro se deu por conta da construção do Presídio São José, para abrigar a ordem religiosa de Nossa Senhora da Piedade em 1749. O antigo convento é hoje um dos mais visitados pontos turísticos de Belém. O Jurunas abriga várias das mais tradicionais escolas de samba de Belém, como: Academia de Samba Jurunense, o ´´Rancho Não Posso Me Amofiná" e o Coração Jurunense.

Astros da música[editar | editar código-fonte]

O bairro de Jurunas é conhecido em Belém, também, por ter nascido a famosa rainha do brega e do pop, Gaby Amarantos[2] , foi onde ela nasceu e cresceu até virar famosa.

Referências

  1. Bairros de Belém (PDF). Belem.pa.gov.br.
  2. Biografia de Gaby Amarantos.. Gabyamarantos.com.