Jurunas (Belém)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização do bairro Jurunas em Belém do Pará

Jurunas é um bairro da cidade brasileira de Belém do Pará.[1]

É atualmente um dos bairros mais populosos da capital paraense: a maioria de suas ruas recebeu nomes de tribos indígenas, como: Tupinambás, Tamoios, Mundurucus, assim como o próprio nome do bairro homenageia uma tribo indígena. O Jurunas recebe inúmeras visitas de pessoas vindas do interior do estado, sendo que sua formação populacional se deve muito a esse fato. Junto ao bairro do Guamá forma o binômio mais populoso da cidade de Belém. O bairro está situado na zona sul de Belém, fazendo limites com o bairro da Cidade Velha a oeste, o bairro Batista Campos ao norte, o bairro do Condor a leste e a Baía do Guajará ao sul.

História e cultura[editar | editar código-fonte]

A ocupação do bairro se deu por conta da construção do Presídio São José, para abrigar a ordem religiosa de Nossa Senhora da Piedade em 1749. O antigo convento é hoje um dos mais visitados pontos turísticos de Belém. O Jurunas abriga várias das mais tradicionais escolas de samba de Belém, como: Academia de Samba Jurunense, o ´´Rancho Não Posso Me Amofiná" e o Coração Jurunense.

Famosos[editar | editar código-fonte]

O bairro de Jurunas é conhecido em Belém, também, por ser o local de nascimento da rainha do tecnomelody, Gaby Amarantos[2] , já que a cantora faz muitas referências ao bairro e tem orgulho de divulgar suas origens.

Além disso, o Jurunas também é o local de origem das estrelas da internet Leona Assassina Vingativa e Aleijada Hipócrita. Os episódios da "novela" que tem mais de 1 milhão de visualizações no Youtube foram gravados no Jurunas, assim como a música tema da Copa do Mundo de 2014 que também virou um hit na internet, "Eu Quero Um Boy".

Referências

  1. Bairros de Belém (PDF) Belem.pa.gov.br.
  2. Biografia de Gaby Amarantos. Gabyamarantos.com.