Justin Parker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emile Haynie
Informação geral
Também conhecido(a) como Produtor musical, compositor
Origem Boultham, Lincoln, Lincolnshire
País  Reino Unido
Período em atividade 2011-presente
Afiliação(ões) Lana Del Rey, Rihanna, Ellie Goulding

Justin Parker é um compositor e produtor inglês mais conhecido por seu trabalho com cantoras Lana Del Rey e Ellie Goulding.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Parker começou a escrever música quando tinha 17 anos, mas sua carreira obteve avanço quando ele começou a trabalhar com Lana Del Rey, em fevereiro de 2011. Juntos, eles escreveram "Video Games", a canção está presente no primeiro álbum da cantora, Born to Die (2012). No entanto, os executivos da gravadora não se impressionaram com a música, mas a música se tornou um hit viral na internet após Del Rey posta-la na internet, isso levou a Fearne Cotton tocar a música na rádio BBC Radio 1.[1] Del Rey, então, pediu a Parker para trabalhar em seu álbum. A dupla escreveu 12 músicas juntos, cinco dos quais acabou em Born to Die.[2] Em 2012, Parker co-escreveu a canção "Ride", que mais tarde se tornou single da reedição do álbum da cantora, também está no EP Paradise.

Também em 2012, Parker co-escreveu o single "Laura" de Bat for Lashes terceiro álbum, The Man Assombrada,[3] e a canção "I Know You Care" para o segundo álbum de Ellie Goulding, Halcyon. Também produziu a canção "[Stay (canção de Rihanna)|Stay]]", a faixa está presente no álbum Unapologetic. Ainda em 2012, ganhou dois prêmios, um do Ivor Novello Awards pela canção "Video Games" na categoria "Melhor Canção Contemporânea" e outro do ASCAP Awards.[4]

Discography[editar | editar código-fonte]

  • Sander van Doorn feat. Mayaeni
    • "Nothing Inside"

Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Instituição Prêmio Resultado
2012 Ivor Novello Awards Melhor Canção Contemporânea ("Video Games")[4] Venceu
2012 ASCAP Awards Foundation Stone Award[5] Venceu

Referências

  1. How Lincoln songwriter worked with Lana Del Rey to pen hit single Video Games This is Lincolnshire (28 de abril de 2012). Página visitada em 18 de outubro de 2012.
  2. Lana Del Rey songwriter Justin Parker: Everyone hated Video Games Metro (18 de abril de 2012). Página visitada em 18 de outubro de 2012.
  3. Planet of sound Galway Advertiser. Página visitada em 18 de outubro de 2012.
  4. a b An introduction to songwriting with Justin Parker The Guardian Weekly (18 de outubro de 2012). Página visitada em 18 de outubro de 2012.
  5. Taio Cruz Receives 2nd Consecutive Songwriter of the Year Award at 32nd Annual Ascap Awards in London ASCAP (11 de outubro de 2012). Página visitada em 18 de outubro de 2012.