Justin Theroux

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde maio de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Justin Theroux
Theroux no Festival de Cinema de Tribeca de 2008
Nome completo Justin Paul Theroux
Nascimento 10 de Agosto de 1971 (43 anos)
Washington, D.C.
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Ocupação Ator, diretor de cinema e roteirista
Atividade 1995–presente
IMDb: (inglês)

Justin Paul Theroux (Washington, 10 de Agosto de 1971) é um ator, roteirista e cineasta americano.[1] Fez parte de filmes como Homem de Ferro 2 (roteiro).

Justin Paul Theroux (pronuncia-se /THəˈro͞o/) nasceu em Washington, Distrito de Columbia, capital dos Estados Unidos, no dia 10 de agosto de 1971. Sua mãe, Phyllis (nome de solteira, Grissim), é uma jornalista e escritora que trabalhou para o The Washington Post, e seu pai, Eugene Theroux, é um advogado corporativo. Theroux é o sobrinho do escritor de viagens e romancista Paul Theroux, do romancista e poeta Alexander Theroux, do autor Peter Theroux, e do romancista e educador Joseph Theroux; ele é o primo dos jornalistas britânicos e documentaristas Louis e Marcel Theroux. Seu pai tem ascendência metade canadense-francesa, metade italiana. Do lado de sua mãe, Theroux é o tataraneto do financista, banqueiro e magnata ferroviário H.B. Hollins, e do crítico de música e autor Gustav Kobbé.

Theroux frequentou a The Field School, em Washington D.C., antes de ser transferido para a Buxton School, onde começou seu treinamento como ator. Ele se formou na Bennington College em 1993 com bacharelado em artes visuais e teatro. Ele então se mudou para Nova York para seguir uma carreira nas artes visuais, mas logo se viu imerso nas atuações no palco. Ele estrelou em vários peças Off-Broadway antes de começar sua atual carreira cinematográfica, estando reconhecidamente ativo desde 1995.

Theroux fez sua estreia no cinema em 1996, com “I Shot Andy Warhol”, de autoria de Mary Harron. Desde então, ele tem atuado tanto em peças da Broadway, estrelando em peças como “Observe the Sons of Ulster Marching Towards the Somme”, em inúmeras produções Off-Broadway; e em filmes de comédia como “As Panteras: Detonando”, “The Baxter”, “Romy e Michele”, “O Clube dos Corações Partidos” e “Zoolander”.

Ele também atuou em filmes mais sérios, como “Psicopata Americano”. Ele apareceu nas versões cinematográficas de programas de televisão “Strangers with Candy” e “Miami Vice” de Michael Mann. Ele estrelou nos aclamados filmes de David Lynch, “Cidade dos Sonhos” e “Império dos Sonhos”.

Em 2003, ele foi destaque no videoclipe da música “Hysteria” da banda britânica Muse. Theroux também fez papéis na televisão, tendo estreado em “The District” e aparecido como participação especial de episódios de séries como “Alias”, “Ally McBeal”, “Sexo e a Cidade” (no qual ele estrelou em dois episódios como personagens diferentes) e “A Sete Palmos” (interpretando um personagem recorrente na terceira e quarta temporadas).

Em 2006, dirigiu seu primeiro filme, “Uma História de Amor”, que estreou no Sundance Film Festival de 2007. Fã da banda Deerhoof, Theroux os escolheu como música tema do filme. Theroux também teve papéis em dois outros filmes no festival, com “Broken English” e “Dez Mandamentos Muito Loucos!”, no qual ele interpretava Jesus Cristo ao lado de Gretchen Mol. Theroux co-escreveu o roteiro do filme indicado ao Oscar, dirigido por Ben Stiller, “Trovão Tropical”, e também apareceu no vídeo zombaria por trás das câmeras “Tropic Thunder: Rain of Madness”.

Em 2008, Theroux interpretou John Hancock na minissérie da HBO “John Adams”. Em 2009, Theroux fez parte do elenco de voz para o vídeo game “Call of Duty: Modern Warfare 2″. Justin também fez uma participação especial na série “Parks and Recreation”. Ele escreveu o roteiro do filme “Homem de Ferro 2″, de 2010. Depois de seus trabalhos como roteirista e produtor de “Trovão Tropical”, o ator Robert Downey, Jr. recomendou Theroux como roteirista para o diretor do filme, Jon Favreau.

Theroux voltou a atuar no filme “Sua Alteza?” (2011), como Leezar, um feiticeiro malvado que rapta uma princesa. Ele estrelou na comédia “Viajar é Preciso”, interpretando o líder de uma comunidade hippie. Em 2010, Theroux foi anunciado como roteirista e diretor da proposta de continuação do filme Zoolander, de 2001. Ele vai dirigir e reescrever o roteiro para o próximo filme de 2013 “Swear to God”, com Steve Carell e Will Ferrel como protagonistas. Em junho de 2013, foi anunciado que ele seria o personagem principal do piloto da série para a TV da HBO “The Leftovers”.

Sobre sua vida pessoal, pouco se sabe a respeito. Theroux teve um relacionamento iô-iô longo com a estilista pessoal Heidi Bivens, que terminou no início de 2011. Justin hoje vive entre seu apartamento em Manhattan e sua casa em Los Angeles onde vive com sua noiva, a atriz Jennifer Aniston, — com quem noivou em seu aniversário de 41 anos e está junto há dois anos -, e seus cães, a pastor alemão albina Dolly, a Pit-Boxer mix, Sophie, e Clyde.

O casal planeja casar-se no Hawai numa cerimónia íntima, com apenas cerca de 20 convidados.[2]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Como ator, ele participou dos seguintes filmes:

Referências

  1. a b c d e f g h i j k Justin Theroux (em português). Visitado em 22 de Maio de 2012.
  2. Jennifer Aniston e Justin Theroux casam-se no Hawai Jornal de Notícias, publicado a 13 abril 2014

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.