Justino I

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Justino I
Imperador bizantino
JustinI.jpg
Tremisse de Justino I
Governo
Reinado 518 - 1 de agosto de 527
Consorte Eufêmia
Antecessor Anastácio I Dicoro
Sucessor Justiniano I
Dinastia Justiniana
Vida
Nome completo Flavius Justinus Augustus
Nascimento 450
Bederiana, perto de Naísso (moderna Niš, Sérvia)
Morte 1 de agosto de 527 (77 anos)
Filhos Justiniano (adotivo)

Flávio Justino (em latim: Flavius Justinus Augustus; ca. 450 (1564 anos) — 1 de agosto de 527) foi um imperador romano do Oriente (r. 518–527). Originalmente um soldado do exército bizantino e, posteriormente, general e comandante da guarda palaciana em Constantinopla durante o reinado de Anastácio I Dicoro, foi elevado à dignidade imperial apesar de ser analfabeto e contar quase 70 anos.

História[editar | editar código-fonte]

Militar de carreira com pouco conhecimento da arte de governar, Justino cercou-se de conselheiros confiáveis, inclusive seu sobrinho Flávio Pedro Sabácio, que adotou como filho, acrescentando-lhe o sobrenome Justiniano; mais tarde, este seria nomeado sucessor de Justino e reinaria com o nome de Justiniano I.

Sob os auspícios de Justino, o patriarca de Constantinopla João da Capadócia e o bispo de Roma Hormisdas selaram a paz entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa, que já durava trinta e quatro anos, desde o cisma acaciano.

Seu reinado é significativo por haver fundado uma dinastia e leis que reduziram a influência da antiga nobreza bizantina.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Anastácio I Dicoro
Imperador bizantino
518 — 527
Sucedido por
Justiniano I
Ícone de esboço Este artigo sobre Roma Antiga e o Império Romano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.