Justino II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outras pessoas de mesmo nome, veja Justino (desambiguação).
Justino II
Imperador bizantino

Soldo de Justino II
Reinado 565 - 578
Consorte Sofia
Antecessor(a) Justiniano I
Sucessor(a) Tibério II
Nascimento 520
Morte 5 de outubro de 578 (58 anos)
Nome completo  
Flavius Iustinus Iunior Augustus
Dinastia Justiniana
Pai Dulcíssimo
Mãe Vigilância
Filho(s) Justo
Arábia

Flávio Justino Júnior Augusto ou Justino II (em latim: Flavius Iustinus Iunior Augustus; ca. 5205 de Outubro de 578) foi imperador bizantino no período de 14 de Novembro de 565 a 5 de Outubro de 578. Era sobrinho e sucessor de Justiniano I.

História

Justino lançou mão de sua influência como curopalata e marido de Sofia, sobrinha da imperatriz Teodora, para assegurar uma eleição segura. Os primeiros dias de seu reinado - quando pagou as dívidas deixadas por seu tio, administrou justiça pessoalmente e proclamou uma tolerância religiosa universal - foram de grande promessa, mas logrou efetuar poucas reformas contra uma aristocracia e governadores provinciais rebeldes.

O evento mais importante de seu reinado foi a invasão da Itália pelos lombardos em 568, chefiados por Alboíno. Justino também teve que combater os ávaros ao norte, sem muito sucesso, após recusar-lhes tributo. Em 572, seus contatos com os turcos causou uma guerra com o Império Sassânida, com duas desastrosas campanhas nas quais os persas invadiram a Síria. A paz, precária, foi comprada por meio de um tributo anual.

Preocupado com seus ataques temporários de insanidade, Justino elevou o general Tibério à dignidade de César em dezembro de 574, por sugestão de Sofia, e retirou-se da vida pública. Sofia e Tibério reinaram conjuntamente por quatro anos, enquanto Justino perdia progressivamente a lucidez. Morreu em 578.

Ver também

Precedido por
Justiniano I
Imperador bizantino
565 — 578
Sucedido por
Tibério II

Ver também

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Justino II
Ícone de esboço Este artigo sobre Roma Antiga e o Império Romano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.