KLM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de KLM Royal Dutch Airlines)
Koninklijke Luchtvaart Maatschappij (KLM)
KLM
IATA KL
ICAO KLM
Indicativo de chamada KLM
Fundada em 7 de outubro de 1919 (104 anos)
Principais centros
de operações
Aeroporto Internacional de Amsterdão Schiphol
Outros centros
de operações
Aeroporto de Roterdã
Programa de milhagem Flying Blue
Serviço VIP KLM Crown Lounge
Aliança comercial SkyTeam
Frota 172
Destinos 99
Sede Amstelveen, Holanda do Norte, Países Baixos

Londres, Inglaterra, Reino Unido

Pessoas importantes Presidente e CEO: L. M. van Wijk
Sítio oficial www.klm.nl
A sede da KLM
KLM Fokker 70, Aeroporto Internacional de Leeds Bradford.

KLM (acrônimo de Koninklijke Luchtvaart Maatschappij, em inglês Royal Dutch Airlines), é uma empresa aérea dos Países Baixos com sede na cidade de Amstelveen. Fundada no ano de 1919, é a mais antiga companhia aérea comercial ainda em atividade nos dias de hoje.[1] É membro da aliança aérea SkyTeam Alliance.

História[editar | editar código-fonte]

A companhia de aviação KLM foi fundada a 7 de Outubro de 1919 com a designação de 'Koninklijke Luchtvaart Maatschappij, pelo aviador Albert Plesman, tendo mantido sempre a mesma designação até à atualidade, o que faz com que seja a empresa mais antiga do ramo.[2] A companhia tem o epíteto de Koninklijke ("real") concedido pela rainha Guilhermina dos Países Baixos no ano da fundação.

Em 1920 foi realizado o primeiro voo de carreira da KLM, ao ser feita, a 17 de Maio desse ano, a ligação entre Amesterdã, nos Países Baixos, e Londres, na Inglaterra, com um avião De Havilland DH-16. No primeiro ano de operações a companhia holandesa transportou 345 passageiros e 25 toneladas de carga.

O primeiro voo intercontinental da companhia teve por destino as Índias Orientais Holandesas, que a aconteceu a 1 de Outubro de 1924. Cinco anos mais tarde, a KLM passou a ter voos regulares para o Extremo Oriente, naquela que era a mais extensa rota regular do mundo. Contudo, foi interrompida devido ao início da Segunda Guerra Mundial, em 1939.

Mas antes, em 1934, a KLM tinha feito o seu primeiro voo transatlântico entre Amesterdã e Curaçao, nas Reino dos Países Baixos, no Caribe.

Depois do conflito mundial, o Aeroporto de Schiphol, em Amesterdã, onde estava sediada a KLM teve de ser totalmente reconstruído após o final da guerra, em 1945. O responsável pela reconstrução das instalações foi o fundador da KLM, Albert Plesman.

As ligações ao Extremo Oriente recomeçaram no Outono de 1945 e em Maio de 1946 a KLM foi a primeira companhia aérea europeia a retomar as rotas para os Estados Unidos.

Em Outubro de 1961 a KLM entrou na era dos aviões a jato, passando a contar com aparelhos Douglas DC-8. A companhia entretanto foi crescendo com a aquisição de companhias regionais neerlandesas.

Em 1991 passou a oferecer aos seus clientes o programa passageiro-frequente, o primeiro do género na Europa. Dois anos depois e pela primeira vez no seu historial a KLM transportou mais de um milhão de passageiros num único ano.

Em Dezembro de 1999 foi a primeira companhia do mundo a receber uma certificação de qualidade ISO 14001 pelo seu sistema de protecção ambiental. No final do século XX, tinha uma frota de quase cento e vinte aviões e com os seus parceiros comerciais fazia ligações a mais de quinhentas cidades.

Em 2014, a KLM retirou de serviço o último MD-11 em atividade de passageiros.

Desastre aéreo de Tenerife[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Desastre aéreo de Tenerife

No dia 27 de Março de 1977, o voo 4805, operado por um Boeing 747, se chocou com outro avião, do mesmo modelo, da PanAm, no Aeroporto de Tenerife Los Rodeos, devido a uma série de fatores, e resultando em 583 mortes, além de 61 pessoas feridas. O desastre foi considerado o maior da história dos Países Baixos e da Espanha, assim como foi o pior acidente da história mundial.

Presença no Brasil e em Portugal[editar | editar código-fonte]

Para o Brasil, a KLM opera um voo diário a partir de Amsterdã (forma usada no Brasil), ou Amesterdão (forma usada em Portugal), para São Paulo e também um voo diário para o Rio de Janeiro. Outras cidades brasileiras são servidas através de acordos (acordo code-share) com a Gol Transportes Aéreos. A partir de maio/18 a empresa abrirá seu terceiro destino no Brasil: Fortaleza, no Ceará. Serão oferecidos 3 voos semanais entre Amsterdã e a capital cearense. A empresa avisou ainda que está planejando voar para o Recife , em Pernambuco, operando também três voos por semana, principalmente após a saída da Condor do Brasil. Para Portugal, a KLM opera dois voos diários a partir de Amesterdão para Lisboa no inverno e três voos diários no verão; e para o Porto com três frequências semanais. Entre o Brasil e os Países Baixos a KLM opera com o Boeing 777-300ER três vezes por semana e quatro vezes com o Boeing 777-200ER.

Companhia mais bem avaliada no site da ANAC[editar | editar código-fonte]

A companhia aérea KLM é a mais bem avaliada pelos mais de três mil usuários cadastrados no “Espaço do Passageiro”, no site da ANAC.[carece de fontes?]

Este é um local onde o viajante pode dar notas pelo desempenho da empresa aérea que utilizou dentre vários quesitos de avaliação, como atendimentos a necessidades especiais, na sala de embarque, na venda de passagens, no check in, pela internet e durante reclamações.

Frota[editar | editar código-fonte]

Boeing 747-200 em 1985 em Amesterdã/Amesterdão
Frota da KLM[3][4]
Aeronave Quantidade Pedidos Notas
Airbus A330-200 6 - Serão retirados até 2025.

Substituídos pelos 787s[5]

Airbus A330-300 5 -
Boeing 737-700 6 -
Boeing 737-800 31 -
Boeing 737-900 5 -
Boeing 777-200ER 15 -
Boeing 777-300ER[6] 16 -
Boeing 787-9 13 -
Boeing 787-10[5] 10 -
Embraer E175 17 -
Embraer E190 30 -
Embraer E195-E2 18 -
Total 172

Prêmio Avion Award[editar | editar código-fonte]

A KLM venceu o conceituado “Avion Award”, concedido pela World Airline Entertainment Association (WAEA), pelo design das novas telas individuais de vídeo e da navegação dos programas, jogos e filmes contidos nela. Esses monitores foram instalados em todas as poltronas dos B777 e dos A330 da companhia. Um júri internacional formado por representantes das indústrias de impressos, música, TV e cinema levou em conta a originalidade, a praticidade, o conteúdo e o equilíbrio entre os diversos itens da tela individual oferecida pela KLM.

Referências

  1. «Conheça as 10 aéreas mais antigas do mundo em operação». CNN Brasil. 24 de janeiro de 2021. Consultado em 14 de maio de 2021 
  2. «Company profile». Consultado em 29 de maio de 2011 
  3. «Frota KLM» 
  4. «KLM Fleet | Airfleets aviation» 
  5. a b Martins, Carlos (9 de novembro de 2019). «KLM vai aposentar todos os aviões da Airbus e operar somente com Boeing» 
  6. Flores, Anne (2 de setembro de 2019). «KLM encomenda mais aviões Boeing 777-300ER» 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre KLM