KL Jay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
KL Jay
Informação geral
Nome completo Kleber Geraldo Lelis Simões
Também conhecido(a) como KL Jay
Nascimento 10 de agosto de 1969 (45 anos)[1]
Local de nascimento São Paulo,  São Paulo
País  Brasil
Gênero(s) Rap, Hip hop alternativo
Ocupação(ões) DJ, Produtor musical, VJ
Período em atividade 1986 – atualmente
Gravadora(s) 4P Discos, Trama Records
Afiliação(ões) Racionais MC's, DJ Kalfani
Página oficial http://www.djkljay.com

KL Jay, nome artístico de Kleber Geraldo Lelis Simões (nascido em 10 de Agosto de 1969), é o DJ do grupo de rap Racionais MC's. Cabe a ele a criação das bases, que são aquelas batidas que acompanham o lírico, dando o ritmo certo para esses serem cantados.

História[editar | editar código-fonte]

Kleber Geraldo Lelis Simões começou sua carreira em 1984, quando fazia bailes em residências ao lado de seu atual companheiro no grupo Racionais MC's, Edi Rock. Tape deck, aparelhos três em um, fitas cassetes e alguns vinis eram os meios que faziam com que as festas seguissem as madrugadas nas vizinhanças da zona norte de São Paulo.

Anos depois, após ter visto um vídeo com a performance de um dos mais importantes nomes do cenário hip-hop, o DJ Cash Money, Kl Jay se identificou com a arte dos toca-discos. Mas foi somente após ter presenciado os scratches do DJ Easy Lee, do rapper Kool Moe Dee, em um show no Club House em Santo André, que ele teve a certeza: "Eu sou isso".

Juntamente com Edi Rock, Mano Brown e Ice Blue, fundou o Racionais MC's no fim dos anos 80. Com o rapper Xis criou a gravadora que depois se tornou produtora de eventos e confecção, a 4P. Foi nessa gravadora que também lançou seu álbum solo Na Batida Volume 3 – Equilíbrio, a Busca, em 2002, que conta com a participação de vários artistas do hip-hop. Ao lado de Xis, Kl Jay produziu por 10 anos o mais importante campeonato de DJs do país – O HIP HOP DJ –, que revelou renomados nomes como Cia, King, Marco, Nuts, Tano, Hadji, Will, Ajamu, Erick Jay, RM, entre outros.

Kl Jay é sócio da gravadora Cosa Nostra, juntamente com o Racionais MC's, e possui um selo individual, o Equilíbrio, que já lançou os álbuns dos grupos Sistema Negro, Cagebê e Relatos da Invasão.

Foi apresentador do Yo! MTV Raps, discotecou de 1994 a 1996 na badalada Soweto, casa noturna que marcou a cultura hip-hop em São Paulo e tocou no Clube da Cidade de Diadema/SP entre 1999 e 2002. Atualmente, se apresenta todas as quinta-feiras junto com os DJs Ajamu, Marco e Will na festa conhecida por Sintonia, projeto que acontece há seis anos e viaja por todo o país, dividindo o tempo em shows com o Racionais, discotecagem em casas noturnas, oficinas de DJ e o seu atual projeto solo, a mixtape Rotação 33, lançada em junho de 2008.

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Álbuns solo[editar | editar código-fonte]

Álbuns com Racionais MC's[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Ref
2000 Prêmio Hutúz Personalidade do Ano [2]
2001 Prêmio Hutúz Produtor musical [3]
2002 Prêmio Hutúz DJ de Grupo [4]
2002 Prêmio Hutúz Produtor Musical [4]
2009 Prêmio Hutúz Melhores Produtores Musicais da década [5]

Referências


Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.