Konami

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de KONAMI)
Konami
Konami
Konami
Sede da Konami em Tóquio
Razão social Konami Holdings Corporation
Nome nativo 株式会社コナミホールディングス
Nome romanizado Kabushiki-gaisha Konami Hōrudingusu
Nome(s) anterior(es) Konami Industry Co., Ltd.
Konami Co., Ltd
Konami Corporation
Pública (KK)
Cotação TYO: 9766
Atividade Jogos eletrônicos
Entretenimento
Fundação 21 de março de 1969
Fundador(es) Kagemasa Kozuki
Sede Chuo, Tóquio,  Japão
Proprietário(s) Família Kozuki (29%)
Presidente Takuya Kozuki
Vice-presidente Kimihiko Higashio
Empregados 10 454 (2019)
Receita Aumento ¥ 262,5 bilhões (2019)
LAJIR Aumento ¥ 50,5 bilhões (2019)
Website oficial konami.com

Konami Holdings Corporation (株式会社コナミホールディングス Kabushiki-gaisha Konami Hōrudingusu?) é uma empresa pública japonesa desenvolvedora e distribuidora de jogos eletrônicos, brinquedos, animes, cromos, tokusatsus e máquinas de caça-níqueis. A empresa foi fundada em 1969 como uma empresa de aluguel e reparação de jukeboxes em Osaka, Japão por Kagemasa Kozuki, o ainda atual presidente do conselho de administração e CEO. O nome "Konami" é uma conjunção dos nomes Kagemasa Kozuki, Yoshinobu Nakama, Tatsuo Miyasako, que foram parceiros adquiridos por Kozuki e os fundadores originais da Konami Industry Co., Ltd em 1973.[1] Konami significa igualmente "ondas pequenas" em japonês.

História[editar | editar código-fonte]

A 19 de Março de 1973, Kozuki transformou o negócio na Konami Industry Co., Ltd. e começou a fabricar "máquinas de divertimento" para os arcades. No entanto, a sua primeira verdadeira máquina de jogos não foi criada antes de 1978. Começaram a atingir o sucesso com os títulos de sucesso de 1981 Scramble e Super Cobra.

Entre 1982 e 1985, a Konami produziu e e vendeu software de jogos para PCs, produzindo jogos para as consolas MSX, Atari 2600, e Nintendo Entertainment System ("Famicom" no Japão, "NES" no resto do Mundo). Esta nova área de negócio foi desenvolvida em conjunto, e não em contraste, com as arcadas, e muitos dos jogos de sucesso destas foram convertidos para as consolas. A Konami of America Inc. foi estabelecida nos Estados Unidos em 1982 e, em 1984, a Konami expandiu-se para o Reino Unido, estabelecendo-se como Konami Limited.

A Konami começou a atingir um estrondoso sucesso aquando do lançamento do NES. Muitos dos títulos de maior sucesso desta consola da Nintendo foram produzidos pela Konami, onde se incluem Gradius, a série dos Castlevania, as séries do Contra, e o Metal Gear. A Konami foi uma das empresas mais activas e prolíficas no que concerne ao desenvolvimento de títulos para a NES, o que levou a um conflito com a Nintendo da América no que concerne às restrições de licenciamento. Durante o apogeu da NES, a Nintendo of America controlava a produção de todo o software licenciado para a NES, e limitava os produtores externos a lançarem um máximo de 5 títulos anuais. Inúmeras companhias contornaram esta restrição, criando empresas subsidiárias, multiplicando efectivamente o número de licenças a que tinham direito. No caso da Konami, a subsidiária chamou-se Ultra Games, e um manancial de títulos foi lançado através desta, tais como o Metal Gear original, Gyruss, Skate or Die, os primeiros três jogos da série Teenage Mutant Ninja Turtles. Na Europa, face a uma restrição similar imposta pela divisão européia da Nintendo, a Konami estabeleceu a Palcom Software Ltd. com os mesmos propósitos. No início da década de 1990, a Nintendo Americana retirou muitas destas medidas draconianas de licenciamento e, não sendo mais necessária, a Ultra foi encerrada em 1992, com os empregados a serem absorvidos na Konami of America.

Em 2003, a 'Konami of America' encerrou a produção de máquinas de arcada (fliperama) devido às enormes perdas financeiras.

Em Fevereiro de 2003, a Konami adoptou um novo logótipo para comemorar o seu 30º aniversário.

A Konami é hoje o 4º maior produtor de vídeo-jogos no Japão depois da "Nintendo" (1º), "Sega Sammy Holdings" (2º) e "Namco Bandai Holdings" (3º).

Jogos[editar | editar código-fonte]

Ao decorrer dos anos, alguns dos maiores e mais memoráveis jogos foram lançados pela Konami. Entre os títulos da Konami que ajudaram a definir gêneros estão a série Tokimeki Memorial[2] (simulador de encontros), a série Castlevania[2] (aventura, onde o herói luta contra vampiros),[3] a série Contra (ação/tiro), a série Ganbare Goemon (Aventura),[2] a série Metal Gear[2] (stealth), a série de terror Silent Hill,[2] as séries do RPG (Role Playing Game) Suikoden, a série musical Bemani (que inclui Dance Dance Revolution, beatmania, Guitar Freaks and drummania, entre outros). A Konami também fez muito sucesso com talvez aquele que foi seu principal mascote, Sparkster, um gambá que luta contra seus inimigos usando uma espada flamejante e um foguete nas costas. O mais conhecido jogo do Sparkster foi Rocket Knight Adventures para o Mega Drive. Teve também a sequência Sparkster: Rocket Knight Adventures 2 lançado não só para o Mega Drive, mas também para o SNES. A Konami também brilha por seus jogos com scroll lateral para tiros, como em Gradius, Parodius, e Twinbee. Jogos de caráter "animado" e outros produtos igualmente categorizados são baseados em licenças de desenhos animados, especialmente de Batman: The Animated Series, Teenage Mutant Ninja Turtles,[4] Xiaolin Showdown, Tiny Toon Adventures, Super Bomberman R e coletâneas de cartas da série Yu-Gi-Oh!.Na área de esportes, destacam-se o International Superstar Soccer e Pro Evolution Soccer/Winning Eleven, aclamados no mundo todo.

Estrutura da Konami[editar | editar código-fonte]

Em 2005, a Konami Corporation fundiu-se com seis das suas empresas subsidiárias.

  • Konami Corporation
    • Konami Computer Entertainment Tokyo, Inc.
    • Konami Computer Entertainment Japan, Inc.
    • Konami Computer Entertainment Studios, Inc.
    • Konami Online, Inc.
    • Konami Media Entertainment, Inc.
    • Konami Traumer, Inc.
  • Konami Sports Life Corporation
  • Konami Sports Corporation
  • Konami Corporation of America — Holding company U.S.
    • Konami Digital Entertainment, Inc. formerly Konami of America Inc.
  • Konami Corporation of Europe B.V. — Holding company Europe, formerly Konami Limited
    • Konami of Europe GmbH
  • Konami Software Shanghai, Inc.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «The Stories Behind The Names of 15 Gaming Brands You Know». Hongkiat (em inglês). 11 de março de 2013. Consultado em 25 de fevereiro de 2020 
  2. a b c d e «Konami - coin-operated machines». The International Arcade Museum. Consultado em 25 de fevereiro de 2020 
  3. Galvão, Bruno (18 de fevereiro de 2020). «Nova arte de Castlevania Season 3 relembra os videojogos». Eurogamer.pt. Consultado em 25 de fevereiro de 2020 
  4. «Konami» (PDF). Computer & Video Games. Agosto de 1993. p. 19. Consultado em 25 de fevereiro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]