KV34

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
KV34
Tumba de Tutmés III
Entrada da KV34.
Localização Vale dos Reis, no fim de uma ramificação, atrás da KV42
Extensão total 76.11 m [1]
Área total 310.92 [1]
Descoberta em 1898
Escavada por Victor Loret (1898), Georges Daressy (1898-99) [1]

A tumba KV34 (acrônimo de "King's Valley #34"), no Vale dos Reis, é a tumba do faraó Tutmés III da décima oitava dinastia.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Uma das primeiras tumbas a ser cavada no vale, ela foi cavada no penhasco mais afastado do vale, wadi. A tumba (em formado de L) é composta por um correor íngrime descendente com um lance de escadas que leva a poço profundo, depois à uma ante-câmara, mais um lance de escadas descendentes e enfim à câmara do sarcófago, com dois pilares e quatro câmaras menores nas laterais (veja o planta desta tumba no site abaixo).

Muitas das decorações são de um estilo incomum e não é encontrada em nenhuma outra câmara do Vale. Em um fundo amarelo-alaranjado (tensionando reproduzir a cor de papiro velho), a mais moderna versão de Amduat é traçada, representando os deuses egípcios em formas simples (quase infantis) em estilo escrito em pariro. A Litania de Rá também aparece na câmara do sarcófao, com um execução similar. Além disso, nas escadaria para ô sarcófago, pode-se ver a marca deixada pelos construtores da tumba.

A tumba foi saqueada na antigüidade e tinha desaparcido até ser redescoberta e escavada pela primeira vez por Victor Loret.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c Theban Mapping Project (em inglês). Página visitada em 2008-09-3.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Imagens[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Egiptologia é um esboço relacionado ao Antigo Egito. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.