KYPCK

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

KYPCK é uma banda de doom metal da Finlândia. Apesar de o grupo ser finlandês, as letras de suas músicas são todas em russo. Os integrantes da banda vivem nas cidades de Oulu e Tampere, ambas na Finlândia.

História[editar | editar código-fonte]

Em 2007, a banda KYPCK foi formada pelo guitarrista Sami Lopakka, ex-integrante da extinta banda finlandesa Sentenced. Com a proposta de fazer algo completamente diferente do que realizara no Sentenced, tanto lírica quanto musicalmente, Lopakka une-se ao vocalista Erkki Seppänen, ao baixista J. T. Ylä-Rautio e ao baterista Kai Hiilesmaa. Como o vocalista Seppänen havia trabalhado na embaixada finlandesa em Moscou, na Rússia, falando fluentemente o idioma russo, e fazendo questão de deixar claro que tornara-se apaixonado pela história e cultura daquele país, surge a ideia de executar as músicas do KYPCK no idioma russo. Outro diferencial surgiria: apesar de a banda ser formada exclusivamente por finlandeses, optou-se por abordar como tema de suas letras a história da União Soviética, além da temática guerra. O próprio nome da banda presta uma sutil e singela homenagem à história da Rússia. No alfabeto cirílico KYPCK pode ser entendido como sendo a palavra Kursk, nome da cidade russa onde, durante a Segunda Guerra Mundial foi travada, em 1943, a maior batalha de tanques da história. Kursk também era o nome de um submarino nuclear russo que, em 2000, afundou com 118 tripulantes a bordo, no Mar de Barents.

Em 2008 a banda lançou seu primeiro single, chamado 1917, e contendo três músicas. O nome da compilação (e da faixa-título) era uma homenagem ao ano em que ocorreu a famosa Revolução Russa. O grupo começa então a apresentar-se em seus primeiros shows, tanto na Finlândia, sua terra natal, quanto na Rússia e outros países da Escandinávia. Para suas apresentações ao vivo a banda conta ainda com a participação de um guitarrista adicional, Sami Kukkohovi. Este, assim como Lopakka, é um ex-integrante do extinto Sentenced. Durante as apresentações da banda o guitarrista Lopakka normalmente utiliza uma guitarra em forma de fuzil AK-47, de fabricação russa. Os integrantes da banda vestem-se ainda com roupas de tonalidade verde, que lembram uniformes de operários, exibindo símbolos soviéticos (como foice e martelo desenhados nos ombros e medalhas soviéticas no peito). Em seu site oficial na internet, a banda presta mais homenagens à Rússia. Neste endereço eletrônico existem links que levam a sites que mostram aspectos diversos da Rússia/União Soviética.

Ainda em 2008, o KYPCK lançou seu primeiro álbum, de nome Cherno, contendo dez composições. Os nomes de todas as músicas eram em russo e, no encarte do álbum, as letras das mesmas eram apresentadas em cirílico e em alfabeto ocidental. Todas as músicas são, também, cantadas em russo, com letras exaltando a história e cultura do país, em particular do período soviético. No álbum estava contida a música Stalingrad, cuja letra falava a respeito de um pai que despedia-se do filho e partia para a Batalha de Stalingrado. A faixa rapidamente transformou-se no primeiro hit da banda, sendo produzido um videoclipe oficial para a mesma. A música 1917 também ganhou um vídeo oficial.

Em 2011, a banda KYPCK lançou seu segundo álbum, de nome Lower, mantendo a temática de suas músicas e a mesma sonoridade.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Erkki Seppänen – vocal;
  • Sami Lopakka – guitarra;
  • J. T. Ylä-Rautio – baixo;
  • Kai Hiilesmaa – bateria;
  • Sami Kukkohovi - guitarra (apenas em apresentações ao vivo).

Discografia[editar | editar código-fonte]

• 1917 (single) – 2008;

• Cherno (álbum) – 2008;

• Lower (álbum) – 2011.

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Sentenced

Doom Metal

Kursk

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]