Ka-Zar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ka-Zar é nome de dois personagens da Marvel Comics.

David Rand[editar | editar código-fonte]

Ka-Zar
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Manvis Publishing / Timely Comics
Primeira aparição Ka-Zar #1 (Outubro de 1936) / Marvel Comics #1 (Outubro 1939)
Criado por Robert Byrd (pulp) / Ben Thompson (quadrinhos)
Características do personagem
Alter ego David Rand
Habilidades Força sobre-humana, velocidade, agilidade e reflexos,

Capacidade para se comunicar com alguns animais

Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

O primeiro Ka-Zar, David Rand, apareceu em revistas "pulp" da Timely Publications, criado em outubro de 1936, por Bob Byrd, como mais um tarzanide ("clone" do personagem Tarzan, que estava em auge na época)[1] . O personagem apareceu em 27 edições da revista Marvel Mystery Comics, sendo que nos primeiros cinco números o artista Ben Thompson adaptou a aventura de Byrd "King of Fang and Claw". Nessa história, Daniel Rand ainda criança sofre um acidente aéreo com seus pais e a família fica perdida na densa selva do Congo Belga. A mãe, Constance, morre de febre e o pai, John, um antigo comerciante de diamantes no Transvaal, fica perturbado e se isola na selva com o filho. Quando o pai é morto por bandidos, Daniel é salvo por um leão chamado Zar, que passa a ser seu companheiro e protetor. Daniel fica conhecido como Ka-Zar, o "irmão de Zar". Todas estas aventuras são desconsideradas no cânon atual de continuidade da Marvel. No Brasil foi publicado na década de 1940 em O Gibi Mensal[2] .

Kevin Pundler[editar | editar código-fonte]

Ka-zar
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição The X-Men vol. 1, #10 (Março de 1965)
Criado por Stan Lee e Jack Kirby
Características do personagem
Alter ego Lorde Kevin Reginald Plunder
Codinomes conhecidos Senhor da Terra Selvagem
Habilidades Força sobre-humana, velocidade, agilidade e reflexos,

Capacidade para se comunicar com alguns animais

Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Décadas depois, em Março de 1965, a dupla criativa da Marvel, Stan Lee e Jack Kirby revitalizou o personagem com uma nova origem, porém mantendo o clima Tarzan e Turok do personagem. O novo Ka-Zar estreou na revista X-Men #10[3] .

Ka-Zar é o Lorde Kevin Reginald Plunder, filho de um nobre inglês, Lorde Robert Plunder, o descobridor da Terra Selvagem, um paraíso ecológico de clima tropical em plena Antártida, que contém espécies de animais extintos no resto do planeta, em sua maioria dinossauros. Kevin Plunder foi encontrado por um tigre-dentes-de-sabre inteligente de nome Zabu, que cuidou e "criou" o agora Ka-Zar, soberano da Terra Selvagem, que reina sobre todos os povos primitivos da ilha, e consegue entender várias espécies de animais.

Ka-Zar tem uma esposa, Shanna, uma heroína com os mesmos atributos selvagens do marido. Os dois tiveram um filho, de nome Matthew (nome escolhido pelo fato de Shanna, no passado, ter vivido um caso amoroso com o herói cego Matthew Murdock, o Demolidor). O irmão de Ka-Zar, Parnival Plunder, é um vilão (O Saqueador) que enfrentou o herói em diversas ocasiões.

Ka-Zar possui relativamente poucas histórias solo, sendo que principalmente nos anos 60 e 70 aparecia mais como personagem coadjuvante dos heróis Marvel com revista própria, como o Homem-Aranha, o Demolidor e X-Men. Nessas histórias houve raros momentos em que o herói abandona seu reino e se aventura na cidade grande, mas na maior parte das vezes os citados heróis aparecem em alguma aventura na inóspita região.

Referências

  1. Don Hutchison. The great pulp heroes. [S.l.]: Mosaic Press, 1998. 258 e 258 p. ISBN 0889625859, ISBN 9780889625853
  2. José Pinto de Queiroz. Quadrinhos Portal Encantamento. 1993 Independente
  3. Jeet Heer,Kent Worcester. A comics studies reader. [S.l.]: Univ. Press of Mississippi, 2009. 89 p. ISBN 1604731095, ISBN 9781604731095