Kaesong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kaesong
개성특급시
Localização de Kaesong na Coreia do Norte
Localização de Kaesong na Coreia do Norte
Localização de Kaesong na Coreia do Norte
Coordenadas 37° 58' N 126° 33' E
País Coreia do Norte
Província Província de Hwanghae do Norte
Cidade governada diretamente Kim Jong-Un
Área  
  Total 1309 km²
Altitude 489 m
População  
  Cidade 338.440
    Densidade   101/km²

Kaesong (hangul: 개성특급시; hanja: 開城特級市; rr: Gaeseong-Teukgeupsi) é uma cidade histórica da Coreia do Norte, situada no extremo sul do país, perto da fronteira com a Coreia do Sul. Junto a Kaesong encontra-se o único complexo industrial do país em conjunto com empresas estrangeiras.

É uma das duas principais cidades da província de Hwanghae, em conjunto com a capital Sariwon. Ambas possuem mais de 300.000 habitantes.

História[editar | editar código-fonte]

Templo Anhwa.

As origens da cidade são incertas, emboras as primeiras notícias de sua existência foram encontradas durante a Dinastia Goryeo, que tinha a sua origem aqui.

Quando Yi Songgye destronou a dinastia Goryeo em 1392 e estabeleceu o reino da Coreia, transladou a capital de Kaesong para Hanyang (hoje em dia Seul). Kaesong seguiu sendo parte da província de Kyonggi até a Guerra da Coreia. Em 1951 a cidade (que pertencia à Coreia do Sul) foi conquistada pela Coreia do Norte. Os arredores da cidade também passaram a ser nortecoreanos e a zona foi renomeada como Região de Kaesong (Kaesŏng Chigu; 개성 지구;开城地区).

Em 2002 a Região Industrial de Kaesong foi adicionada a Kaesong. E em 2003 o resto de Kaesong passou a formar a província de Hwanghae do Norte.

A cidade é próxima da Zona Desmilitarizada da Coreia que divide as duas Coreias. Quando a Coreia era dividida pelo paralelo 38, depois da Segunda Guerra Mundial, Kaesong ficava do lado sul da fronteira (dentro da Coreia do Sul). Kaesong, dependendo da perspectiva, é a única cidade ocupada pela Coreia do Norte, ou a única cidade liberada pelo Exército Norte-coreano

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localizada numa altitude de 489 metros, no centro da Península da Coreia, faz fronteira com a província de Kyonggi a leste, a província de Hwanghae do Norte ao norte, a província de Hwanghae do Sul ao Sul e a província de Kangwon a oeste. Kaesong encontra-se ao sul da Coreia do Norte, perto de um rio estreito. Cobre uma superfície de 1309 km², e a zona urbana é cercada pelas montanhas Songak (489 m) e Pongmyong (476 m).

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima de Kaesong é do tipo continental com quatro estações. A temperatura média anual é de 10,9 graus centígrados. A precipitação anual média encontra-se entre os 700 e 800ml. Os meses de inverno são frios e sem chuvas. No outono a cidade se vê ameaçada, muitas vezes, por tufões. Na primavera e outono as temperaturas são suaves e o clima agradável.

Divisões administrativas[editar | editar código-fonte]

Localização de Kaesong em Hwanghae do Norte.

Em 2002 o governo dividiu a região de Kaesong na cidade de Kaesong e mais três condados:

  • Kaesong-si(개성 시 开城市) Cidade de Kaesong
  • Changpung-gun (장풍 군 长豊郡) Condado de Changpung
  • Kaepung-gun (개풍군 开豊郡) Condado de Kaepung
  • Panmun-gun (판문 군 板门郡) Condado de Panmun

Em 2003, Panmun-gun e parte de Kaesong-si foram separados da região de Kaesong e se fusionaram para formar a região industrial de Kaesong. A parte restante de Kaesong formou parte de Hwanghae do Norte em 2002.

Zona residencial de Kaesong.

No começo a nova região foi chamada de Songdo, por ser a antiga capital de Goryeo.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Em 1921 a cidade tinha 37.000 habitantes e desde então, aumenta rapidamente, já que em 1935 chegou a mais de 54.000. Em 2005 a cidade chegou aos 338.000 habitantes. A expectativa de vida para os homens é de 68 anos e para as mulheres de 74 anos. A fome e descaso com a saúde reduziram consideravelmente a expectativa de vida. Hoje em dia a densidade populacional é de 101 habitantes por km².

Kaesong é etnicamente homogênea (mais de 99% é norte-coreana) e tem uma baixa percentagem de estrangeiros.

A tabela ilustra o crescimento populacional da cidade desde a época em que era uma província japonesa.

        Ano         População
1921 37.000
1929 45.000
1932 49.700
1935 54.400
        Ano         População
1967 140.000
1976 240.000
1981 259.000
2005 338.155

Turismo[editar | editar código-fonte]

Monumentos e sítios históricos de Kaesong 

Escola de Arte de Kaesong

Tipo Cultural
Critérios ii, iii
Referência 1278
Região Ásia e Oceania
Países Coreia do Norte
Coordenadas 37° 58' 54" N 126° 30' 29" E
Histórico de inscrição
Inscrição 2013

Nome usado na lista do Património Mundial

  Região segundo a classificação pela UNESCO

Os acontecimentos históricos ocorridos durante a Dinastia Goryeo (918-1392) converteram Kaesong em uma das cidades mais históricas da Coreia do Norte. As casas da parte baixa da cidade, de estilo coreano, são o lado oposto a arquitetura monumental da capital Pyongyang.

Tem dois hotéis na cidade onde os turistas podem se hospedar, o Hotel Kaesong e o Hotel Janamsan, de estilo tradicional.

A 14 quilômetros a sudoeste encontra-se a tumba do Rei Kongmin, trigésimo primeiro rei da dinastia Goryeo. Na estrada que leva à Pakyon, o viajante encontra a tumba do Rei Wan Kon (877-943), fundador da Dinastía Goryeo. Possui parques naturais, como por exemplo o Monte Songak.

Em 2005 500 turistas sul-coreanos entraram pela primeira vez em Kaesong, o que confirma as intenções do governo da Coreia do Norte de desenvolver o turismo desta região, bem como nas montanhas Kumgang.[1]

UNESCO[editar | editar código-fonte]

A UNESCO inscreveu os Monumentos e sítios históricos de Kaesong como Patrimônio Mundial por "testemunharem a história e cultural da Dinastia Goryeo durante os Séculos X a XIV... de valor crucial para a história da região"[2]

Economia[editar | editar código-fonte]

Zona industrial de Kaesong.

Além de ser conhecida como cidade do ginseng, pela grande produção local, Kaesong é o principal centro de indústria rápida da Coreia do Norte. Em 2004 foi construída a primeira fase de um parque industrial destinado a empresas estrangeiras, uma iniciativa única na política do regime comunista. Graças a isso, é a única cidade da Coreia do Norte onde existe cooperação econômica entre as duas Coreias, mesmo com algumas tensões entre os dois países, o que atrapalhou mas não pôs fim ao acordo.[3]

Cultura[editar | editar código-fonte]

A Universidade Goryeo, a Universidade Comunista e a Escola de Arte encontram-se em Kaesong. O museu de História de Kaesong tem muitas obras de arte Goryeo, relíquias culturais e as tumbas dos Reis Wanggon e Kongmin. Nas cercanias da cidade encontram-se os palácios das dinastias reais. Vinte e quatro quilômetros ao norte de Kaesong está a Quesa Pagyon e o Castelo Taehung.

Cidades irmãs[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. O boom das Excursões à Coreia do Norte Arquivado em 28 de junho de 2006, no Wayback Machine. Reprodução de uma reportagem do Korea Times 30 de dezembro de 2005. (em inglês)
  2. Historic Monuments and Sites in Kaesong. UNESCO World Heritage Centre - World Heritage List (whc.unesco.org). Em inglês ; em francês ; em espanhol. Páginas visitadas em 14/12/2013.
  3. O Acordo de Livre Comércio entre Coreia do Sul e EUA supera os maiores obstáculos (em inglês), The New York Times, 3 de abril de 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Capital da Coreia
919–1394
Sucedido por
Hanseong