Kakuni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kakuni.

Kakuni (em japonês: 角煮, "quadrado assado"[1] ) é um prato típico da culinária japonesa, feito de carne de barriga do porco estufada.

O kakuni é um meibutsu (produto regional célebre) de Nagasáqui;[2] sua origem provavelmente é chinesa; é semelhante ao porco de Dongpo,[2] embora não leve um molho tão pesado. Durante as dinastias Ming e Song, a principal rota comercial sino-japonesa passava por Hangzhou e Kyushu, e diversos chineses habitavam as cidades portuárias de Kyushu, como Nagasáqui (bem como diversos japoneses viviam em Hangzhou), o que popularizou o consumo de porco na região.

Preparo[editar | editar código-fonte]

O kakuni é feito de cubos grossos de barriga de porco marinados em dashi, molho de soja, mirin, açúcar e saquê. É então cozido por um tempo longo em baixa temperatura, o que faz com que o colágeno se transforme em gelatina, mantendo a carne úmida e ao mesmo tenra, o que torna fácil o seu consumo com os hashi. Frequentemente é servida com cebolinha, daikon e karashi.

Referências

  1. Sone, Hiro e Doumani, Lissa. Terra: cooking from the heart of Napa Valley. Ten Speed Press, 2000. ISBN 1580081495, 9781580081498.
  2. a b Tsuji, Shizuo e Hata, Kōichirō. Practical Japanese cooking: easy and elegant. Kodansha International, 1986. ISBN 0870117629, 9780870117626.
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.