Kalari payattu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Kalaripayatu)
Ir para: navegação, pesquisa
Kalari payattu
Outras informações
Esporte olímpico Não
Cronologia das artes marciais  · Lista de artes marciais  · Projeto Artes Marciais

Kalari payattu (Malaiala: കളരിപ്പയറ്റ്, pronunciado: kaɭəɾipːajətːɨ̆|) é uma arte marcial indiana do estado de Kerala, localizado no sul da Índia. É um dos sistemas de combate mais antigos que existe,[1] considerado como precursor de todas as artes marciais desenvolvidas na região.

É praticada em Kerala e em partes contíguas de Tamil Nadu e Karnataka,[2] bem como nordeste do Sri Lanka e entre a comunidade Malaialese da Malásia. Era praticado principalmente pelas castas marciais de Kerala, como os Nairs,[3] [4] e algumas outras castas como os Ezhavas,[5] além dos muçulmanos.

O kalari payattu inclui pancadas, pontapés, agarramentos, formas predefinidas, técnicas com armamentos e métodos de cura.[2] Variantes regionais são classificadas de acordo com a posição geográfica em Kerala. Estes são:

  • O estilo do norte de Malaialese;
  • O estilo do sul do Tamil;
  • O estilo central do interior de Kerala.

O estilo do norte é baseado no princípio de técnicas duras, enquanto o estilo do sul segue basicamente as técnicas suaves, embora ambos os sistemas utilizam conceitos internos e externos.

Algumas das lutas coreografadas de kalari payattu podem ser aplicada à dança[2] e bailarinos kathakali que conheciam as artes marciais foram creditados como muito melhores do que os outros artistas. Algumas escolas de dança indiana tradicional ainda incorporam o kalari payattu como parte de seu regime de exercícios.[6]

Origem[editar | editar código-fonte]

Estado de Kerala no sul da Índia, local de origem do kalari payattu

O kalari payattu originou-se no século XII d.C., como sugerem as evidências históricas.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O termo kalari payattu significa treinamento de combate (payattu) dentro de um ginásio ou centro (kalari). É tratado como o templo do aprender, possuindo seus próprios rituais.

A pessoa que dá o treinamento de combate é chamado de gurukkal, significando o mestre, que é visto como a incorporação viva do guru.

Medicina[editar | editar código-fonte]

O kalari chikitsa é um sistema inteiro de medicina que evoluiu em volta do kalari payattu e é uma parte integrante de sua tradição.

Os mestres de kalari payattu são especialistas na arte de tratar deslocamentos, fraturas, feridas e outros danos físicos através do ayurveda[carece de fontes?], utilizando-se do conhecimento dos pontos marma associado às massagens e ervas.

Referências

  1. Kalaripayattu no Discovery Channel.
  2. a b c Zarrilli, Phillip B.. When the Body Becomes All Eyes: Paradigms, Discourses and Practices of Power in Kalarippayattu, a South Indian Martial Art (em <Língua não-reconhecida>). Oxford: Oxford University Press, 1998.
  3. Mircea Eliade, Charles J. Adams. The Encyclopedia of Religion, Volume 9 (em <Língua não-reconhecida>). [S.l.: s.n.]. p. 225.
  4. S. Ramanath Aiyar. A Brief Sketch of Travancore, The Model State of India: The Country, Its People and Its Progress Under the Maharajah (em <Língua não-reconhecida>). [S.l.]: Modern Star Press, 1903.
  5. Heniger, J.. Hortus Malabaricus: A Contribution to the History of Dutch Colonial Botany (em <Língua não-reconhecida>). [S.l.]: CRC Press, 1986. p. 50. ISBN 9789061916819. Visitado em 25 de Novembro de 2008.
  6. Luijendijk 2008
Ícone de esboço Este artigo sobre artes marciais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.