Kalinga (Índia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kalinga em 265 a.C.

Kalinga (ou Calinga)[1] foi uma república do centro-leste da Índia que ocupava a maior parte do estado moderno de Orissa, bem como algumas áreas do norte que fazem fronteira com o estado de Andhra Pradesh. Era uma terra rica e fértil que se estendia do rio Subarnarekha ao rio Godavari e da Baía de Bengala à cadeia Amarkantak, no oeste. O reino tinha um império marítimo formidável, com rotas de comércio ligando-o a Sri Lanka, Birmânia, Tailândia, Vietnã, Bornéu, Bali, Sumatra e Java.

Colonizadores de Kalinga estabeleceram-se em Sri Lanka, Birmânia e no arquipélago da Indonésia. Até hoje, refere-se aos indianos como "Keling", na Malásia, por causa disso. Muitos reis de Sri Lanka, tanto singaleses quanto tâmiles, diziam descender das dinastias kalingas.

Kalinga é mencionado no Adiparva, no Bhismaparva, no Sabhaparva e no Banaparva, do Maabárata. O rei kalinga Srutayu disse ter guerreado ao lado dos kauravas na guerra do Maabárata. Kalinga também é mencionada como "Calingae" no livro de Megástenes sobre a Índia - Indica.[2]

A escrita kalinga, derivada do brahmi, era usada para se escrever. Entre as ramificações, a escrita kalinga era a que tinha a maior semelhança com a escrita brahmi, e, mais tarde, se modificou para a escrita oriya, no começo no segundo milênio. Isso faz a escrita oriya a menos distorcida entre as escritas índicas.

Essa região foi o cenário da sangrenta Guerra de Kalinga, com o imperador máuria Ashoka de Magadha por volta de 265 a.C..

Kharavela foi um famoso rei de Kalinga durante o segundo século a.C., que, de acordo com a inscrição Hathigumpha, perto de Bhubaneshwar, em Orissa, atacou Rajagriha, em Magadha, assim induzindo o rei indo-grego Demétrio I a retirar-se para Mathura.

Referências

  1. SCHULBERG, L. Biblioteca de história universal Life: Índia histórica. Rio de Janeiro. Livraria José Olympio Editora. 1979. p. 75.
  2. Megasthenes Indica.

Ver também[editar | editar código-fonte]