Kamen Rider Hibiki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kamen Rider Hibiki
仮面ライダー響鬼
Kamen Raidā Hibiki
Informação geral
Formato Série
Género Tokusatsu
Duração 24 minutos aproximadamente
Criador(es) Shotaro Ishinomori
País de origem Japão
Idioma original Japonês
Produção
Produtor(es) Toei Company
Ishimori Pro
TV Asahi
ADK
Elenco Shigeki Hosokawa, Tochihara Rakuto, Joji Shibue, Kawaguchi Shingo
Tema de abertura "Kagayaki" (instrumental) - eps. 01-33
"Hajimari no Kimi e" por Akira Fuse - eps. 34-48
Tema de
encerramento
"Shounen Yo!" por Akira Fuse - eps. 01-33,48
Transmissão original 20 de janeiro de 200522 de janeiro de 2006
Nº de episódios 48

Kamen Rider Hibiki (仮面ライダー響鬼(ヒビキ), Kamen Raidā Hibiki?, Masked Rider Hibiki) Ela foi exibida pela TV Asahi no bloco Super Hero Time junto com Tokusou Sentai Dekaranger,e posteriormente com Mahou Sentai Magiranger.é uma série de televisão japonesa, sendo a décima-quinta série da franquia Kamen Rider de séries de tokusatsu. Produzida pela Ishimori Productions e pela Toei Company, Kamen Rider Hibiki foi exibida pela TV Asahi entre 20 de janeiro de 2005 e 22 de janeiro de 2006.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Durante uma viagem para participar de uma cerimônia budista familiar, o adolescente Adachi Asumu encontra um homem estranho, que se identifica apenas como Hibiki. Diante da aparição de demônios na ilha, conhecidos como Makamou, Asumu vê Hibiki se transformar num guerreiro com aparência similar a um Oni, espécie de ogro da mitologia japonesa. A partir daí, Asumu começa uma relação gradual de mestre-pupilo com Hibiki, aprendendo a lidar com suas inseguranças e turbulências típicas da sua vida de adolescente. Ao longo da série, surgem outros Onis que, assim como Hibiki, pertencem a uma organização chamada Takeshi, cujo objetivo é eliminar os Makamou. Estes somente podem ser destruídos com o uso do "som puro", o que leva as armas dos Onis serem semelhantes a instrumentos musicais.

Mudança dos roteiristas e controvérsia[editar | editar código-fonte]

Kamen Rider Hibiki começou sob a produção do renomado produtor e roteirista Shigenori Takadera (produtor de Kamen Rider Kuuga e outras séries tokusatsu). Porém, Shinichiro Shirakura, produtor das demais séries da era Heisei, mesmo não tendo qualquer envolvimento na produção da série, foi apontado à Toei para produzir o filme da série, Kamen Rider Hibiki e os Sete Demônios da Guerra, e eventualmente acabou substituindo Takadera como produtor da série televisiva do episódio 30 em diante. Da mesma forma, quase toda a equipe de roteiristas e escritores foi demitida e substituída por uma nova: Tsuyoshi Kida e Shinji Ooishi, os principais escritores da série, foram substituídos por Toshiki Inoue e Shouji Yomemura, roteiristas das outras séries da franquia como Kamen Rider Agito, Kamen Rider 555 e Kamen Rider Blade.

Em face disso, diversas personalidades da mídia japonesa - em especial produtores, diretores e críticos de televisão e cinema - publicaram duras críticas à Toei em seus blogs pessoais. Até mesmo o protagonista da série, Shigeki Hosokawa (Hibiki), publicou em seu site na internet que os roteiros de Inoue "necesitavam de ajustes" e que toda a mudança de equipe era "fraudulenta". Com a primeira equipe, Hosokawa comparecia às reuniões dos roteiristas e sugeria idéias e rumos para o desenvolvimento da série; com a nova equipe, o ator não podia dar suas opiniões devido a conflitos de horário.

Em uma entrevista publicava na página da TV Asahi, Hosokawa declarou que o roteiro da série foi reescrito no último dia de filmagem, revelando que o script final chegou ao set no momento em a batalha final estava sendo filmada. O final já gravado foi descartado e um novo final que, de acordo com o ator, era completamente diferente do final original, foi filmado. Hosokawa também revelou que a roupa utilizada por Kiriya era uma junção de duas roupas criadas especialmente para os personagens de Asumu e Kiriya. O ator declarou que está foi a mudança que mais lhe desapontou, já que o roteiro havia sido reescrito mais de seis vezes até então e todos os finais menos o que iria ao ar continham Asumu e Kiriya transformando-se em Onis.

Em janeiro de 2006, após o final da série, no Kamen Rider Super Live, Hosokawa declarou que a série foi "essencialmente um processo incompleto" e que "não deveria ter acabado daquela maneira". O ator Mitsu Murata, intérprete dos personagens Douji, publicou em seu blog: "Eu não os perdoo. Eu quero continuar a idéia dele!", referindo-se à remoção de Takadera como produtor. Isso resultou em uma turbulência em precedentes no mercado tokusatsu, na medida em que muitos executivos da Toei foram severamente criticados pela mídia por terem permitido que uma série fosse tratada dessa maneira.

Nunca houve qualquer manifestação oficial da Toei, mas críticos apontam muitas razões para a mudança, sendo a principal a baixa venda de brinquedos e baixa audiência da série até então. Não é comum que haja dois produtores diferentes para uma série tokusatsu e para o longa-metragem derivado da mesma, mas acredita-se que a Toei sofria de problemas de agenda com Takadera.

Mudanças na série

  • A narração de Asumu no começo dos episódios foi removida.
  • Uma nova abertura foi introduzida no episódio 34 em diante.
  • As sequências de kanjis que apareciam subitamente na tela durante as lutas e os treinos foram removidas.
  • O encerramento foi removido.
  • Novos personagens (Kyousuke Kiriya e Shuki) foram introduzidos à série.
  • Originalmente, Eiki e Shouki, que seriam personagens principais juntamente com Hibiki, Ibuki, Todoroki e Zanki, tiveram seus papéis removidos.
  • As habilidades dos Onis de cuspirem fogo (Onibi) e cravar suas unhas (Onizume) nos inimigos foram completamente removidas, assim como Ibuki abrindo sua boca para seu ataque final. Ainda, Makamous que abriam demais a boca e secretavam liquidos foram cortados devido à reclamações de conselhos de pais, que afirmavam que tais criaturas assustavam as crianças.
  • Makamous de grande tamanho e as filmagens em áreas rurais foram quase inteiramente reduzidas, provavelmente devido aos altos custos, o que levou críticos a cogitar que a demissão de Takadera se deu devido à sua indisposição de modificar o roteiro para adaptar-se às mudanças.

Oni Kamen Riders[editar | editar código-fonte]

Na série, os Kamen Riders são mencionados apenas como "Onis". Entretanto, em materiais oficiais, como em sites e produtos relacionados à série, são chamados de "Kamen Riders", como geralmente ocorre no decorrer da franquia. No universo de Kamen Rider Hibiki existem cerca de 113 Onis em atividade no Japão; somente alguns aparecem ou são mencionados durante a série.

  • Kamen Rider Hibiki (仮面ライダー響鬼, Kamen Raidā Hibiki?)
  • Hibiki Kurenai (響鬼紅, Hibiki Kurenai?)
  • Hibiki Soukou (響鬼装甲, Hibiki Sōkō?) ou Armed Hibiki (アームド響鬼, Āmudo Hibiki?)
  • Kamen Rider Ibuki (仮面ライダー威吹鬼, Kamen Raidā Ibuki?)
  • Kamen Rider Todoroki (仮面ライダー轟鬼, Kamen Raidā Todoroki?)
  • Kamen Rider Zanki (仮面ライダー斬鬼, Kamen Raidā Zanki?)

Outros Kamen Riders também aparecem, porém em pequenas participações ou somente em sua forma humana ou Oni, geralmente em batalha:

  • Kamen Rider Sabaki (仮面ライダー裁鬼, Kamen Raidā Sabaki?)
  • Kamen Rider Danki (仮面ライダー弾鬼, Kamen Raidā Danki?)
  • Kamen Rider Eiki (仮面ライダー鋭鬼, Kamen Raidā Eiki?)
  • Kamen Rider Shuki (仮面ライダー朱鬼, Kamen Raidā Shuki?)
  • Kamen Rider Touki (仮面ライダー闘鬼, Kamen Raidā Tōki?)
  • Kamen Rider Shoki (仮面ライダー勝鬼, Kamen Raidā Shōki?)
  • Kamen Rider Banki (仮面ライダー蛮鬼, Kamen Raidā Banki?)

Onis[editar | editar código-fonte]

  • Hibiki (ヒビキ (響鬼), Hibiki?): o protagonista da série. Tem 31 anos e seu nome verdadeiro é Hitoshi Hidaka (日高 仁志, Hidaka Hitoshi?), abandonado por ele quando se tornou um Oni. Um dos Onis mais experientes do Japão, possui grande força e poder em batalha. Muito compenetrado, Hibiki segue uma filosofia de evolução contínua, pela qual a partir de intenso treinamento e concentração, é sempre possível tornar-se cada vez mais forte. Nas horas vagas, Hibiki é alegre e bem-humorado, brincando e fazendo piadas com as pessoas a sua volta. Asumu tem enorme admiração por ele. Hibiki utiliza o Garfo de Transformação Onkaku (変身音叉・音角, Henshin Onsa Onkaku?), um diapasão sonoro, para se transformar em Oni, e sua arma são os taikos Ongekibou Rekka (音撃棒・烈火, Ongekibō Rekka?). Ao contrário da grande maioria dos Kamen Riders, Hibiki não veste nenhuma armadura, na medida em que sua forma Oni é sua verdadeira forma.
  • Ibuki (イブキ (威吹鬼), Ibuki?): segundo Rider a aparecer na série. Tem 20 anos e seu verdadeiro nome é Iori Izumi (和泉 伊織, Izumi Iori?), renegado por ele ao tornar-se Oni. É um Rider confiante e seguro de si, embora essa personalidade mude muito no decorrer da trama. Tem uma queda por Kasumi, que inicialmente não corresponde ao sentimento, mas acaba cedendo às tentativas tímidas de Ibuki. Exímio lutador e hábil com armas de fogo, seu dispositivo de transformação é o Apito de Transformação Onteki (変身鬼笛・音笛, Henshin Onibue Onteki?), um apito cujo som libera sua forma de Rider, e sua arma é o Ongekikan Reppuu (音撃管・烈風, Ongekikan Reppū?), um trompete que emite altíssimas ondas sonoras para destruir os Makamous. Possui uma discípula, Akira Amami (天美 あきら, Amami Akira?), cujo maior desejo é tornar-se uma Oni. Ao contrário da grande maioria dos Kamen Riders, Ibuki não veste nenhuma armadura, eis que sua forma Oni é sua verdadeira forma.
  • Todoroki (トドロキ (轟鬼), Todoroki?): Todoroki é o discípulo de Kamen Rider Zanki. Tem 26 anos e seu verdadeiro nome é Tomizou Todayama (戸田山 登巳蔵, Todayama Tomizō?), o qual abandona ao tornar-se Oni. Tendo se tornado um Oni recentemente sob o aprendizado de Zanki, Todoroki é inseguro e acredita que nunca chegará aos pés de seu mestre; devido ao medo do fracasso, acaba por falhar em batalha. Porém, no decorrer da série, vai adquirindo confiança em si mesmo, com a ajuda de Hibiki e Zanki, até se tornar um poderoso guerreiro capaz de destruir Onis fortes sozinho. É muito desastrado e estabanado, quase sempre se atrapalhando com as situações do dia-a-dia. Tem uma paixão correspondida por Hinaka, mas suas trapalhadas entram no caminho dos dois. Utiliza o Bracelete de Transformação Onjou (変身鬼弦・音錠, Henshin Kigen Onjō?), um bracelete de cordas que emite o som puro transformando-o em Oni, e sua arma é o Ongeki Shin Raigou (音撃震・雷轟, Ongekishin Raigō?), uma guitarra igual a de seu mestre. Ao contrário da grande maioria dos Kamen Riders, Todoroki não veste nenhuma armadura; sua forma Oni é sua verdadeira forma.
  • Zanki (ザンキ (斬鬼), Zanki?): com 32 anos, é o Rider mais velho a aparecer regularmente na série. Seu nome verdadeiro é Zaoumaru Zaitsuhara (財津原 蔵王丸, Zaitsuhara Zaōmaru?), abandonado ao tornar-se um Oni. Zanki é um Oni experiente e vivido (até mesmo Hibiki o vê como superior), o que lhe garante um ar muito sério e até mesmo rude. Porém, o peso da idade cai sobre Zanki, já que ele começa a fraquejar em batalha contra os Makamous, percebendo que não possui o mesmo vigor para lutar do que há anos atrás. Em vista disso, seu discípulo, Todoroki, o auxilia e posteriormente substitui na batalha contra os monstros. Mais tarde, Zanki é avisado pelo seu médico que jamais poderá se tornar Oni novamente, ou sua vida encurtará a cada transformação. Seu dispositivo de transformação é o Bracelete de Transformação Onjou (変身鬼弦・音錠, Henshin Kigen Onjō?), igual ao de seu discípulo, e sua arma é a Ongeki Shingen Retsuzan (音撃真弦・烈斬, Ongekishingen Retsuzan?), uma guitarra que emite altíssimas vibrações de som puro. Ao contrário da grande maioria dos Kamen Riders, Zanki não veste nenhuma armadura; sua forma Oni é sua verdadeira forma.

Filme[editar | editar código-fonte]

Kamen Rider Hibiki e os Sete Demônios da Guerra (仮面ライダー響鬼と7人の戦鬼, Kamen Raidā Hibiki to Shichinin no Senki?) é a adaptação cinematográfica da série. Com a maior parte da ação passada no período Sengoku da história do Japão (metade do século XV até início do século XVII), o filme mostra a origem da guerra contra os Makamou e apresenta cinco Onis exclusivos: Kabuki, Habataki, Nishiki, Touki e Kirameki.

Episódios[editar | editar código-fonte]

  1. O Oni Ecoante (響く鬼, Hibiku Oni?)
  2. Aranha Uivante (咆える蜘蛛, Hoeru Kumo?)
  3. Voz Cadente (落ちる声, Ochiru Koe?)
  4. Corredor Ichiro (駆ける勢地郎, Kakeru Ichiro?)
  5. O Mar que Derrete (熔ける海, Tokeru Umi?)
  6. Batida da Alma (叩く魂, Tataku Tamashii?)
  7. O Oni Suspirante (息吹く鬼, Ibuku Oni?)
  8. Vento Gritante (叫ぶ風, Sakebu Kaze?)
  9. Coração Maligno Contorcido (蠢く邪心, Ugomeku Jashin?)
  10. Oni Aguardando na Linha (並び立つ鬼, Narabitatsu Oni?)
  11. Muro Engolidor (呑み込む壁, Nomikobu Kabe?)
  12. Segredos Revelados (開く秘密, Hiraku Himitsu?)
  13. Destino Fora de Controle (乱れる運命, Midareru Sadame?)
  14. Douji Devorador (喰らう童子, Kurau Dōji?)
  15. Trovão Enfraquecendo (鈍る雷, Niburu Ikazuchi?)
  16. O Oni do Trovão (轟く鬼, Todoroku Oni?)
  17. Cidade Visada (狙われる街, Nerawareru Machi?)
  18. Furacão Impenetrável (挫けぬ疾風, Kujikenu Shippū?)
  19. Rasgado do Guerreiro (かき鳴らす戦士, Kakinarasu Senshi?)
  20. Som Puro (清める音, Kiyomeru Oto?)
  21. Demônios Reunidos (引き合う魔物, Hikiau Mamono?)
  22. Tornando-se um Casulo (化ける繭, Bakeru Mayu?)
  23. Treinamento do Verão (鍛える夏, Kitaeru Natsu?)
  24. Vermelho Ardente (燃える紅, Moeru Kurenai?)
  25. Competição Azulada (走る紺碧, Hashiru Konpeki?)
  26. Contando os Dias (刻まれる日々, Kizamareru Hibi?)
  27. Laços que se Unem (伝える絆, Tsutaeru Kizuna?)
  28. Mal Eterno (絶えぬ悪意, Taenu Akui?)
  29. Garoto Brilhante (輝く少年, Kagayaku Shōnen?)
  30. Premonição de Treinamento (鍛える予感, Kitaeru Yokan?)
  31. Superando o Pai (超える父, Koeru Chichi?)
  32. Disparando a Voz (弾ける歌, Hajikeru Uta?)
  33. A Lâmina Armada (装甲う刃, Matō Yaiba?)
  34. Beleza Amada (恋する鰹, Koi Suru Katsuo?)
  35. Anjo Caído (惑わす天使, Madowasu Tenshi?)
  36. Shuki Faminta (飢える朱鬼, Ueru Shuki?)
  37. Relàmpago Restaurado (甦る雷, Yomigaeru Ikazuchi?)
  38. OnGeki Quebrado (敗れる音撃, Yabureru Ongeki?)
  39. Seu Começo (始まる君, Hajimaru Kimi?)
  40. Orochi se Aproxima (迫るオロチ, Semaru Orochi?)
  41. Despertar do Professor e Aluno (目醒める師弟, Mezameru Shitei?)
  42. Demônios Ferozes (猛る妖魔, Takeru Yōma?)
  43. Corpo Imutável (変われぬ身, Kawarenu Mi?)
  44. Segredo Proibido (秘める禁断, Himeru Kindan?)
  45. Zanki, uma Morte Gloriosa (散華する斬鬼, Sange Suru Zanki?)
  46. Controlando o Caminho de Oni (極める鬼道, Kiwameru Onidō?)
  47. Falando com o Passado (語る背中, Kataru Senaka?)
  48. Sonhando com o Amanhã (明日なる夢, Asunaru Yume?)

Músicas[editar | editar código-fonte]

Temas de Abertura
  • "Kagayaki" (? "Radiance")
    • Episódios: 1-33, 48
  • "Hajimari no Kimi e" (始まりの君へ? "To the Original You")
Tema de Enceramento
  • "Shōnen yo" (少年よ? "Boy!")
    • Artista: Akira Fuse
    • Episódios: 1-33, 48
Canções de personagem e de inserção
  • "Kiwamareba Ongeki!!" (極めれば音撃!!? "Reach the Extreme Ongeki!!") realizada por Jin Hashimoto
  • "Fūga Yūden" (風雅勇伝? "Refined Brave Confidant") realizada por Tomokazu Seki para Kamen Rider Ibuki
  • "Raibu Gōgō" (雷武轟々? "Thunderous War Rumblings") realizada por Eizo Sakamoto para Kamen Rider Todoroki
  • "Hibiki Kenzan!!" (響鬼見参!!?) realizada por Masatoshi Ono para Kamen Rider Hibiki

Referências[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Blade
Kamen Rider
20052006
Sucedido por
Kabuto