Kamov Ka-27

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Um Ka-27 russo.

O Kamov Ka-27 (designação da NATO 'Helix') é um helicóptero militar desenvolvido pela russa Kamov para a marinha da antiga União Soviética. Actualmente, equipa as forças militares da Rússia, Ucrânia, Vietnam, Coreia do Sul, República Popular da China, República da China e Índia.

Desenho e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O helicóptero foi desenvolvido para transporte e guerra anti-submarina, com o intuito de substituir o antiquado Kamov Ka-25, e é semelhante em aspecto à versão antecessora devido a exigências de armazená-lo no mesmo espaço de hangar. O seu desenvolvimento começou em 1970 e o primeiro protótipo voou em 1973, e tal como outros helicópteros militares desenvolvidos pela Kamov, possui um rotor coaxial, eliminando a necessidade de um rotor de cauda.

Histórico de operação[editar | editar código-fonte]

Como forma de reaver parte da dívida da antiga União Soviética com o Estado português, Portugal obteve da Rússia, em 2008, seis helicópteros Kamov Ka-32 destinados ao combate a incêndios.[1] Contudo, devido aos custos astronómicos associados à sua manutenção, o Estado português pretende retirá-los de serviço, substituindo-os pelos Aérospatiale SA-330 Puma usados pelas forças armadas, que se encontravam desactivados após a aquisição de helicópteros AgustaWestland EH101.[1] [2]

Referências

  1. a b Portugal quer vender helicópteros Kamov Área Militar (9 de agosto de 2011). Página visitada em 3 de janeiro de 2012.
  2. Braço-de-ferro no Governo sobre helicópteros Público (31 de dezembro de 2011).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.