Kaoru Tada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kaoru Tada
多田かおる
Comic image missing-pt.png

Nascimento 25 de setembro de 1960
Local Neyagawa, Osaka, Japão
Morte 11 de março de 1999 (38 anos)
Área(s) de atuação Mangaká e Character Designer
Trabalhos de destaque Itazura na Kiss, Ai Shite Knight

Kaoru Tada (多田かおる, Tada Kaoru?) foi uma mangaká japonesa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Tada fez sua estréia em 1977, quando ainda era uma estudante do colegial, na revista Deluxe Margaret, da Shueisha. As suas histórias pertencem ao gênero de mangá shōjo e apresentam um romance centrado em personagens jovens. Além disso, seus trabalhos incluem momentos cômicos e são caracterizados por seus claros e precisos desenhos.

Um dos trabalhos mais conhecidos de Tada foi Ai Shite Knight, o qual retratava o cenário musical de rock japonês da década de 1980. A adaptação em anime apresentou canções originais nos episódios. Outro trabalho de Tada, Miihaa Paradise, também era baseado no tema rock 'n' roll pelo mundo.

Em 1991, Tada começou a série em mangá Itazura na Kiss, a qual nunca chegou a ser concluída. O trabalho se tornou tão conhecido que inspirou um livro de arte ilustrado, além de duas novelas escritas por Nori Harata, as quais foram publicadas na série Cobalt, da Shueisha. Em 1996, foi lançado um drama de televisão japonesa baseado no mangá, também intitulado de Itazura na Kiss. Depois dele, foram produzidas diversas séries, entre elas It Started With a Kiss e They Kiss Again de Taiwan e Playful Kiss, da Coreia do Sul. Mais tarde, o mangá ganhou uma adaptação em anime de 25 episódios.

Kaoru Tada faleceu em 1999, por hemorragia cerebral. Durante as preparações para se mudar de casa com seu marido e filho, Tada acidentalmente bateu a cabeça em uma mesa de mármore. Ela ficou em coma por três semanas, porém não resistiu.

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]