Kappa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde março de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ilustração de kappa que dizem ter sido capturado em uma rede de peixes em Mito no ano de 1801.

Kappa (河童?), Gataro (川太郎?) ou ainda Kawako (川子?) é o nome de um youkai aquático do folclore japonês. Ele pode ser tanto benéfico quanto maléfico e os japoneses acreditam que há algumas maneiras de se proteger contra um kappa maldoso. Os kappa deram também seu nome a uma forma de sushi e a uma série de animação (Kappa Mikey).

Forma física[editar | editar código-fonte]

Kappa desenhado por Katsushika Hokusai.

É um espírito anfíbio do folclore japonês. Quando plenamente desenvolvido, um kappa tem o tamanho de uma criança de dez anos e ele é hermafrodita. Sua pele é escamosa e verde-amarelada; tem cara de macaco, costas de tartaruga; as mãos e os pés têm membranas, para nadar mais facilmente. Talvez seu traço físico mais característico seja uma depressão em forma de pires no topo da cabeça, que deve sempre conter água, para que o kappa possa conservar seus poderes sobrenaturais e sua força extraordinária quando está em terra.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Os kappas vivem em rios, lagos e lagoas, mas nunca hesitam em subir a terra firme em busca de sua presa. Tradicionalmente os contos retratam-nos como mal-intencionados, ávidos por sugar as entranhas de sua vítima e beber seu sangue. Diz-se que adoram especialmente o fígado humano. Mas também são representados como inteligentes e honrados. Diz-se que a humanidade aprendeu a arte de curar fraturas de ossos com um kappa, que ofereceu esse conhecimento em troca do seu braço amputado em uma de suas aventuras de pilhagem. Os braços e as pernas de um kappa, quando presos de novo ao corpo, ficam como novos em questão de dias.

Proteção[editar | editar código-fonte]

O melhor método para subjugar um kappa é cumprimentá-lo muitas vezes, curvando a cabeça, como fazem os japoneses. Como é uma cortesia fora do comum, o kappa vai sentir-se obrigado a curvar a cabeça, em resposta. Após vários cumprimentos com a cabeça, todo o líquido (que lhe dá poderes e força, fora da água) terá se derramado do topo de seu crânio e ele será forçado a voltar ao seu lar aquático. Outra estratégia para aplacar um kappa mal-intencionado é dar-lhe pepinos para comer, pois trata-se de seu alimento predileto. Diz-se que riscar o nome dos familiares na casca de pepinos e depois jogá-los dentro da água protege essas pessoa contra os kappas, que, ao aceitarem os pepinos para comer, ficam moralmente obrigados a não fazer mal a essas pessoas.

Kappa maki[editar | editar código-fonte]

Essa ligação lendária entre kappas e pepinos tornou-se um elemento tão arraigado na cultura japonesa que o sushi recheado com pepino é hoje é chamado de kappa maki.

Aparições na cultura moderna[editar | editar código-fonte]

no anime youkai watch e doraemon aparece em doraemon no episodo caixa dos youkai um dos youkais e o kappa em youkai watch no episodio o famosao aparece um kappa.

Pakka é o mascote do ETU, do anime Giant Killing, inspirado em um Kappa, e o número de seu uniforme é 12.

No anime Naruto, o bijuu de três caudas - Isobu - é uma criatura semelhante a um kappa, porém apresenta três caudas e uma concha de ostra na cabeça (porém com espinhos nas bordas), foi selado em um jinchuuriki da vila da névoa, o Yondaime Mizukage, cujo nome é Yagura.

Harvest Moon - nos jogos Harvest Moon: Friends of Mineral Town e More Friends of Mineral Town, um Kapa é encontrado em um lago, mas só pode ser visto se for jogado um pepino nesse lago. ele sobe à superfície e pede para ser deixado em paz. Depois de dar dez pepinos à criatura, ele te dá uma Power Berry especial, que te ajuda em dias de chuva. Um quadro com o Kappa pintado também pode ser encontrado dentro da casa de Jeff, ele próprio pintou o quadro.

Sagomon e Shawjamon são Digimon inspirados nos kappas.

Psyduck e Golduck são Pokémon inspirados nos kappas.

Lombre é um Pokémon inspirado nos kappas.

Harry Potter - No terceiro ano, o professor Lupin ensina para seus alunos sobre os kappas.

Nitori Kawashiro é uma kappa na série de jogos Touhou Project. Enquanto que em forma de garota, ela ainda conserva características dos kappa do folclore: vive num rio, adora pepinos, e usa uma grande mochila que assemelha-se a um casco de tartaruga.

sgt. keroro - No anime sgt. keroro, costumam chamar um alienígena de kappa.

No anime Super Onze Episódio 100 - Um pseudokappa jogador de futebol.

Em Arakawa Under The Bridge, a personagem Kappa é o chefe dos que moram debaixo da ponte do rio Arakawa.

Nos famosos jogos Super Mario da Nintendo os principais inimigos a serem combatidos são chamados Koppas (com o) e possuem características em comum com os Kappas.

O Kappa também aparece no filme Hellboy: Sword of Storms onde um velho joga pepinos com os nomes dos seus familiares restantes no lago. E ele diz que os monstros os deixam em paz por um ano.

O Kappa também é um dos personagens no anime Nurarihyon no Mago.

A saga do tigre - no primeiro livro da série, A Maldição do Tigre, Dihren e Kelsey enfrentam vários kappas e Kelsey chega até a levar uma mordida no pescoço.

No anime Yu-Gi-Oh! o Kappa é representado em 3 cartas: Psychic Kappa, Kappa Avenger e Hyosube.

O Kappa pode ser encontrado também na literatura de Colleen Houck em A Maldição do Tigre, quando perto de encontrar o reino de Kishkindha Kelsey e Ren avistam alguns protegendo pedras preciosas no rio.

Ícone de esboço Este artigo sobre Mitologia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Kappa