Karkú

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Setembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Karkú
Karkú (BR)
Informação geral
Formato Série
Duração 26 minutos aproximadamente
Criador(es) José Francisco García
Onell López Campos
País de origem  Chile
(Nickelodeon)
Idioma original Espanhol
Produção
Produtor(es) José Francisco García
Soledad Pérez
Jorge Parodi
Juan Pablo Tapia F.
Narrador(es) Nickelodeon
Elenco Constanza Piccoli
Ignacio Sepúlveda
Luciana Echeverría
Vicente Muñoz
César Morales
Raquel Calderón
Constanza Herrero
Nicolas Guerra
Gustavo Becerra
Javiera Hernández
Paula Sharim
Renato Múnster
Daniel Herrera
Marcos Bucchi
Tema de abertura "Cada Vez- SIX PACK"
Tema de
encerramento
"Cada Vez - Six Pack "
"Angel - Six Pack "
"Bendiceme - Six Pack "
"Chico Malo - Six Pack "
"Los Chicos No Lloran - Six Pack "
"Otra Vez - Six Pack "
"24 Horas - Six Pack"
Exibição
Emissora de
televisão original
TVN
Formato de exibição SDTV
N.º de temporadas 3
N.º de episódios 76 (Lista de Episódios)
Cronologia
Último
Último
My Friends
Isa TKM
Próximo
Próximo

Karkú foi uma telessérie[1] juvenil de origem chilena, sendo a primeira novela que estreou na Nickelodeon desde o dia 25 de agosto de 2008. A série fez grande sucesso em seu país de origem, e o grupo Six Pack, formado pelos protagonistas da série, já fez várias apresentações por todas as partes de lá.

Karkú, Uma Galera Atrevida, produzida pela TVN, do Chile, foi o primeiro seriado adquirido pela Nickelodeon América Latina e seu lançamento marca a estreia do canal na teledramaturgia latino-americana. No Brasil, a primeira temporada teve grande repercussão[carece de fontes?], a segunda, que estreou em 29 de setembro de 2008 e já foi encerrada no Chile, também chamou a atenção dos brasileiros. A terceira temporada estreou em fevereiro no Chile e em setembro no Brasil.

No Brasil, Karkú foi exibida várias vezes entre 2011 e 2014 pela TV Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

Emília é uma doce menina de 13 anos que mora em Vallenar, uma pequena cidade no norte do Chile. Seus pais a enviaram para viver em Santiago com seus tios e seu primo Lucas. Na escola, Emília junto a Fernanda, Valentina, Zico, Alex e Martin, seus colegas do nono ano, se tornam grandes amigos e, juntos, eles fazem trabalhos diferentes para levantar o dinheiro com o qual eles realizam no final do ano, uma bela viagem de formatura. Uma aventura que os tornam jovens empreendedores e com isso descobrem, com humor e simpatia, uma fase da vida que é cheia de mudanças. Eles vivem grandes experiências, que coloca a amizade em prova, conhecem o amor e a rejeição, e descobrem que o que realmente ganharam, são amigos de verdade.

Karkú - Uma Galera Atrevida:1º Temporada[editar | editar código-fonte]

Karkú, Atreverte narra a história de Emília, uma simpática e bonita menina de 13 anos, chegou à capital para viver com os seus tios. Em seu novo colégio conhecerá grandes colegas, com quem constituirá uma profunda amizade.

Eles desempenham trabalhos diferentes, se tornam jovens empresários, com o objetivo de arrecadar fundos para realizar, no final do ano, um lindo passeio de formatura.

Com esse objetivo, os garotos levarão animais de estimação para passear, venderão flores, cuidarão de crianças, farão uma festa, entre muitas outras coisas. Junto com Emilia, Fernanda, Valentina, Zico, Alex e Martin, encontraremos com humor e simpatia, a aventura de crescer e viver em um tempo de vida que é cheia de mudanças.

Os jovens serão amigos e inimigos, vão se separar e se apaixonar. Descobrirão seus pontos fortes e fracos, esperanças e medos neste caminho rumo à maturidade. Esperando fazer o que para eles significou tanto esforço, o passeio do ano.

Karkú - Ir Mais Longe: 2º Temporada[editar | editar código-fonte]

Emilia, Fernanda, Zico, Valentina, Alex e Martín, aproveitam os seus últimos dias de férias juntos no passeio. Aqui, ao mesmo tempo divertido, todos fazem a limpeza da praia. Voltam a Santiago para combater o calor antes de voltar ao colégio.

É hora de ir às aulas, entre encontros e desencontros, romances e decepções, a galera irá voltar unida agora no 1º ano. Desta vez, buscando novos e engenhosos esforços para recolher dinheiro para a sua viagem deste ano, com a ideia de ir mais longe.

Mas eles terão de enfrentar um grande obstáculo, a nova professora da escola, Senhora Helena Jaramillo, rigorosa e autoritária, para quem os alunos têm apenas de se dedicar aos estudos.

Emi e Zico terão problemas causados por Martín e Fernanda.Emília começa a gostar de Martin que sente o mesmo por Emi.

Essa temporada ainda marca a saída de Fernanda e Alex.

Na 2° temporada, Emília, vai embora da escola e vai morar em outra cidade. Seu lugar na escola, fica vago e entra uma nova aluna: Fátima de Souza. Uma garota que estudou num colégio somente para homens. Ela demonstra uma menina muito estudiosa, mas no fundo, é uma menina que gosta de "passar a perna" em algumas pessoas. Logo, Valentina começa a desconfiar de Fátima e pede para Palácios algumas informações sobre a menina. Descobrem que ela estudou num colégio para garotos e começa a desconfiar que Fátima, é homem... Fátima vai ganhar muitos amigos e muitos inimigos. Na escola anterior de Fátima, ela era conhecida como Tsunami. Marcos Valdivia começa a gostar de fátima e começa também a ignorar fernanda,fernanda fica com ciumes mais depois que emilia volta e fátima vai embora Marcos Valdivia continua gostando de fernanda. Fernanda começa a namorar com Zico e Emi fica com muito ciúmes.

Karkú - Novos Desafios: 3ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Emi, Zico, Vale e Martin aproveitam seus últimos dias de férias no Lago Rapel, na região de O'Higgins, no Chile, quando Zico decide voltar com Emília. É quando então um grito de socorro estraga tudo: uma garota sofre um acidente após cair de seu jet ski. É onde eles conhecem os irmãos Hamilton: Daniela e Chris, dois jovens dos Estados Unidos.

Chris é atraído por Vale, mas um problema os separa e ela mais seus amigos são forçados a regressar a Santiago. Então, quando eles pensaram que tinham se livrado dos Hamilton, uma nova surpresa: os irmãos seriam os seus novos colegas de sala. Ao chegar à escola, os jovens se deparam com um triângulo amoroso. Isso porque eles terão uma nova professora de música, com a qual o inspetor Palacios se apaixonará perdidamente, o problema é que ele será perseguido pela enfermeira "Kenita". Novas aventuras estão por vir nesta nova temporada, e terão muito mais para descobrir, quando formarão o grupo "SIX". No Desenrolar da história, Dani e Chris entram no colégio porque Margarida, ex-namorada de Martin se torna amiga de Dani. Novos casais se formarão. Valentina descobre que gosta de Martin mas se dá conta que ele está mais maduro e mais difícil de controlar. Chris vai namorar com Margarida para fazer ciúmes em Vale. O grupo enfrentará também a Batalha das Bandas. Muitas aventuras os aguardam.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

  • Emília (Emi): Emília é uma adolescente romântica e fã das histórias de amor. Esperta, simpática e alegre, com seu carisma ilumina todos à volta. Vivia em Vallenar com seus pais, até que foi morar em Santiago, com o seus tios e seu priminho Lucas. Se adaptou muito bem à nova vida e está fazendo grandes amizades. Namorava Zico e já teve uma quedinha por Martín durante alguns episódios.
  • Francisco (Zico): O garoto sempre se envolve em muitas confusões juntamente com seu melhor amigo Alex, e acaba sempre indo parar na diretoria. Gosta de Emília, mas se envolve com Fernanda. Ele é meio rebelde. Seu forte está em se divertir e não estudar. Possui um grande fôlego para assuntos como organizar uma viagem, sair com garotas ou promover uma partida de futebol.
  • Valentina (Vale): A melhor amiga de Emilia. Está na mesma turma que a irmã mais velha, Fernanda. Ela é muito estudiosa e vive brigando com sua irmã. Irmã mais jovem de Fernanda ela é o oposto da mais velha:é madura e tem preocupações sociais. Organizada e muito bonita, ela coloca um piercing no nariz no final da 1ª temporada. Durante os primeiros episódios da 2ª termporada, ela muda seu jeito de ser, vira rebelde e começa a andar com "garotos maus", mas percebe o que está fazendo e volta a ser como era antes. Gosta da natureza, dos produtos alternativos e de questões sociais. Seu grande sonho é entrar para o Greenpeace e salvar as baleias.
  • Alex: O melhor amigo de Zico, que, apesar de se preocupar em ser pego quando apronta, sempre apoia Zico. Na maioria das vezes é sempre culpado pelas "peraltisses" de Zico. Ele é engraçado e meio bobo, mas apaixonado pela Valentina. Mora com os pais e seus irmãos universitários. Ele e Vale se beijam no episódio 11 da 1ª temporada e no episódio 20 da 2ª temporada.
  • Fernanda ( no Brasil e Feña no Chile): Garota muito bonita e popular na escola. Repetiu a 8°série. No começo não se importava muito com os amigos, mas depois acaba se tornando uma grande amiga para todos. Mora com seus pais e sua irmã Valentina, com quem passa a maior parte do tempo brigando.Na segunda temporada, por ficar zoando o ano inteiro, ela repete o 1° ano, mas muda de colégio.
  • Martin: Garoto tímido, mas que com o tempo passa a perder a timidez e faz novos amigos. Também se envolverá em confusões. Toca violão e é muito habilidoso. Mesmo que não seja o grande gênio da sala, vai bem nos estudos. Vive com sua mãe e a irmã mais velha. Ele tem uma quedinha pela Fernanda na primeira temporada e pela Emília na segunda. E na segunda temporada ele trabalha numa sorveteria devido a problemas financeiros em sua casa.

OBS: A partir da terceira temporada, dois novos personagens entrarão em karkú, os irmãos Hamilton Daniela e Chris, respectivamente. A entrada destes personagens, só para ressaltar, deve-se ao fato da saída de Kel Calderón e Vicho Muñez de Karkú (tiveram problemas com a MyFriend). Os atores que farão Daniela e Chris são: Constanza Herrero (Kota) e Nícolas Guerra (Nico).

  • Daniela (Dana): É uma menina de aparência doce, mas que esconde uma personalidade muito dominante.Gosta de ter tudo sob controle e muitos admiradores.É arrogante, egoísta e parece ser segura de si mesma, mas a verdade não é essa.Quando seus pais se divorciam, ela e o irmão Cristian vão viver com a avó no Chile.Ela não gosta da Emi por causa do Zico. Ela se envolve com Zico mais no final ele deixa ela para ficar com a Emi (personagem na série a Partir da 3ª temporada, para substituir Fernanda).
  • Christian (Chris): É o irmão de Dana, muito simpático e agradável.Gosta dos amigos, de música e de se sentir americano.É o único que reconhece o egoísmo de sua irmã e tenta controlá la.É amigo de Zico e apaixonado por Valentina, mas não é correspondido (personagem na série a Partir da 3ª temporada, para substituir Alex).

Personagens secundários[editar | editar código-fonte]

  • Inspetor Palácios "Brócolis": É o inspetor do colégio. Muito responsável, é sempre vítima das brincadeiras de mal gosto de Zico e turma. Foi apelidado de Brócolis por seu mau humor. Tem uma aranha carangueijeira (Aranha Meganha) de estimação até uma parte da segunda temporada e depois passa a ter uma rã (Rã Marrã).
  • Marcos Valdivia "Chanchivia": Garoto com problemas na balança, alvo das brincadeiras de Zico e Alex, por isso é o porta-voz do Inspetor Palácios de tudo que os dois aprontam; é extremamente apaixonado por Fernanda, que o ignora. Na 2ª temporada, Fernanda passa a chamar ele para festas da escola.
  • Margarita: É a melhor amiga de Dana, e a Dana a chama de Margaret, a Margarita é muito apaixonada pelo Chris, irmão de Dana e consegue ficar com ele.
  • Professora Daniela:Professora de inglês da turma de Emília na primeira temporada, que sempre ajuda a galera para juntar dinheiro para a viagem de fim de ano.
  • Lucas: Primo de Emilia que sempre quer ajudar ela e seus amigos em tudo, mas sempre acaba estragando. Tem uma imensa vontade de fazer xixi.
  • Patrícia: Mãe de Emilia, que vem para buscá-la para voltar ao interior, mas percebe que Emilia quer ficar em Santiago, fica junto com ela por algumas semanas enquanto trabalha na cantina da escola de Emilia. Volta para Santiago porque é demitida do trabalho. Na 2ª temporada, a atriz que interpreta Patricia muda.
  • Tio Arturo: Tio de Emilia, ajuda a garota; é muito bem humorado e ajudou as meninas a empatarem o jogo de futebol contra os meninos.
  • Heitor: Homem sério, que o Inspetor Palácios respeita muito, apesar de sempre fazer algo sem querer a ele, o que deixa o Heitor em situações muito engraçadas.
  • Senhora Helena Jaramillo: A nova professora-chefe da segunda temporada é rigorosa e autoritária, para ela, os alunos têm apenas que se dedicar aos estudos. Os alunos a chamam de "Darth Vader". Antigamente, quando era jovem, todos os alunos chamavam-a de gorda e por isso ela não confia em nenhum adolescente. Apesar de ser muito rigorosa, é ela quem organiza a viagem de fim de ano para a turma de Emilia. Permanece por um tempo como professora chefe na turma de Emilia na terceira temporada.
  • Enfermeira Maria Eugênia:Enfermeira do Colégio onde Emília e seus amigos estudam na 3ª Temporada, apaixonada pelo Diretor Palácios e seu primo Rômulo, mas não é correspondida por nenhum dos dois.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Presença Brasil Dublagem
Constanza Piccoli Emilía Valdez todas as temporadas. Samira Fernandes
Luciana Echeverria Valentina "Vale" Urquieta todas as temporadas. Jussara Marques
Ignacio Sepúlveda Francisco "Zico" Sotomayor todas as temporadas. Fábio Lucindo
Vicente Muñoz Alex Schilling 1ª e 2ª temporadas. Raphael Ferreira
Raquel Calderón Fernanda Urquieta 1ª e 2ª temporadas. Fernanda Bullara
César Morales Martín todas as temporadas. Thiago Keplmair
Constanza Herrero Daniela "Dana" Hamilton Entrou na 3ª temporada. Priscila Franco
Nicolas Guerra Christian "Chris" Hamilton Entrou na 3ª temporada. Diego Lima
Gustavo Becerra inspetor Palacios "Brócolis" todas as temporadas. Marcelo Pissardini
Javiera Hernández professora Daniela " 1ª temporada. Leticia Quinto
Paula Sharim tia Mariana " 1ª temporada. Lúcia Helena
Renato Múnster tio Arthur " 1ª e 3ª temporada. Fábio de Castro
Daniel Herrera Lucas " 1ª temporada. Pedro Alcantara
Marcos Bucchi Marcos Valdívia" todas as temporadas. Júlia de Castro
Vania Alejandra López Margarita" 2ª e 3ª temporadas. Tatiane Keplmair
Francisca Reiss Patricia(mãe de Emilia)" 2ª temporada.
professora Helena 2ª e 3ª temporada Cecília Lemes
Araceli Vitta professora Fabiana Castillo 3ª temporada. Isabel de Sá
Carlos Embri pai de Emilia 3ª temporada.
Paulina Hunt enfermeira Maria Eugenia 3ª temporada. Patrícia Scalvi
Peggi Cordero Edna, avó de Daniela e Christian 3ª temporada. Arlete Montenegro
Participações especiais
  • Renata Oryazún - Fátima Souza
  • Miguel Martínez - Guía turística no México
  • Jesús Zavala - Guía turística no México

Exibição[editar | editar código-fonte]

  • Karku foi transmitido na América do Sul, América Central, América do Norte, Europa e Oceania. Na Europa, a transmissão foi feita pelo sinal internacional TVN TVChile, mas no final de 2009, assinado com o espanhol Distribuidor "Imira Entertainment" e Telemundo, uma série de canais como Disney Channel, TVE, Nickelodeon, etc. compraram os direitos para a Europa, que em 2010 foram comercializados para canais diferentes do Velho Continente, como o MIP TV, entre outros. A Telemundo estabeleceu laços mais estreitos de mercado para todos e especialmente para o mercado asiático onde já apareceran na televisão o Fórum Asiático (ATF), no final de 2009 em Singapura e em convenções entre os Estados-Unidos. No Brasil começou a ser exibida em 2011 pela TV Brasil, com o sucesso a emissora reprisou todas as temporadas várias vezes em diversos horário até o ano de 2013.

Six Pack[editar | editar código-fonte]

Six Pack foi um grupo infanto-juvenil criado a partir da série. Este grupo musical fez muito sucesso no Chile. A banda já se apresentou em vários festivais importantes locais. Six Pack não fez shows aqui no Brasil.

Integrantes

  • Raquel Calderón (Kel) (2006-2008)
  • Vicente Muñoz (Vicho) (2006-2008)
  • Luciana Echeverria (Luty) (2006-2009)
  • César Morales (Cozo) (2006-2009)
  • Constanza Piccoli (Conny) (2006-2010)
  • Ignacio Sepúlveda (Chacho) (2006-2010)
  • Constanza Herrero (Kota) (2008-2010)
  • Nicolas Guerra (Nico) (2008-2010)

OBS.: Kel saiu da série, pelo fato de ter problemas com a produtora. Vicho acusou a produtora de maus tratos, reportou muito trabalho e pouco pagamento por um menor de idade. Cozo saiu para se dedicar à sua banda 3:30am, e Luty saiu para gravar S.O.S Corazón Rebelde

  • Ver Artigo Principal:

Six Pack

Festival de Viña del Mar 2008[editar | editar código-fonte]

Em 17 de janeiro de 2008, foi oficializada através de um comunicado de imprensa dos organizadores, a participação do grupo no Festival Internacional da Canção XLIX de Viña del Mar. Six Pack foi presenteado com três músicas Los Chicos No Lloran, Cada Vez e Chico Mallo

Six Pack Shows[editar | editar código-fonte]

Six Pack Tour

  • Show(Santiago do Chile) [2007]
  • Show em SCD Vespucio (Santiago do Chile) [2007]
  • Presentacão "Navidad" no Estádio Nacional (Santiago de Chile)[2007]
  • Festival de Antofagasta (Gira) [2008]
  • Show em Puerto Montt (Gira) [2008]
  • Concierto em Zofri, Iquique (Gira) [2008]
  • Presentação em Festival de Vendimia (Gira) [2008]
  • Presentação em Curico (Gira) [2008]
  • Show em Sodimac (Santiago de Chile) [2008]

Six Pack UP

  • Show Marina Arauco
  • 40 Principais
  • Dia de la Música

Músicas[editar | editar código-fonte]

  • 2007:Six Pack
  • 2008:Rédicioon
  • 2009:Up

Musicas Six Pack(2007)

  • 24 Horas
  • Amiga Del Alma
  • OtraVez
  • Ángel
  • Bendiceme
  • Cada Vez
  • Chico Malo
  • Como Te Puedo Olvidar
  • Los Chicos No Lloran
  • Esclavo De Tu Voz

Rédicioon(2008)

  • 24 Horas
  • Amiga Del Alma
  • OtraVez
  • Ángel
  • Bendiceme
  • Cada Vez
  • Chico Malo
  • Como Te Puedo Olvidar
  • Los Chicos No Lloran
  • Esclavo De Tu Voz

Up (2009)

  • Sin Llaves De Ningún Lugar
  • Conexión
  • Dame Otro Beso
  • Quédate, No Te Vayas
  • Huracanes
  • Despierta, Levántate
  • Up
  • I Try
  • Caminé Tantos Años

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Nova temporada de Karku - Diário do Grande ABC (em português) Dgabc.com.br. Visitado em 19 de junho de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre séries de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.