Karl August Varnhagen von Ense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Karl Varnhagen von Ense

Karl August Varnhagen von Ense (Düsseldorf, 21 de fevereiro de 1785Berlim, 10 de outubro de 1858) foi um cronista do romantismo, narrador, biógrafo e diplomata alemão.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Varnhagen estudou medicina em Berlim, mas dedicou-se principalmente à filosofia e à literatura, disciplinas que ele estudou nas Universidades de Halle e de Tübingen. Começou sua carreira literária em 1804 como editor com Adelbert von Chamisso no Musenalmanach.

Alistou-se no exército austríaco em 1809, sendo ferido na batalha de Wagram. Subseqüentemente ele acompanhou seu oficial superior, Príncipe Bentheim, à Paris, onde deu seqüencia aos seus estudos. Trabalhou no serviço público prussiano em Berlim (1812), mas logo retomou a sua carreira militar, dessa vez, como capitão no exército russo. Acompanhou Tettenborn, como ajudante, em Hamburgo e Paris, tendo registrado as suas experiências nas obras "Geschichte der Hamburger Ereignisse" (1813) e "Geschichte der Kriegzüge des Generals von Tettenborn" (1815).

Ense trabalhou no serviço diplomático prussiano e esteve presente no Congresso de Viena sob as ordens de Hardenberg, a quem ele também acompanhou em Paris no ano de 1815.

Casou-se com a escritora judia Rahel Levin em 1814 depois que ela se converteu ao cristianismo. Rahel não foi um escritora de destaque, entretanto, exercia uma grande influência entre o círculo de escritores, eruditos e artistas na capital prussiana, servindo de grande inspiração para Varnhagen von Ense.

Depois da morte de sua esposa ele publicou uma seleção de seus escritos e várias de suas correspondências foram impressas. Varnhagen von Ense nunca se recuperou do choque causado pela morte de Rahel e ele próprio veio a falecer repentinamente em Berlim em 10 de outubro de 1858.

Seleção de obras[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo incorpora texto da Encyclopædia Britannica (11ª edição), publicação em domínio público.
  • "Varnhagen von Ense, Karl August." Encyclopædia Britannica. Ultimate Reference Suite. Chicago: Encyclopædia Britannica, 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a), poeta ou poetisa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.