Karl August Varnhagen von Ense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Karl August Varnhagen von Ense
Karl August Varnhagen von Ense
Karl August Varnhagen von Ense
Nascimento 21 de fevereiro de 1785
Düsseldorf
Morte 10 de outubro de 1858 (73 anos)
Berlim
Cidadania Reino da Prússia
Cônjuge Rahel Varnhagen
Irmão(ã)(s) Rosa Maria Assing
Alma mater
Ocupação diplomata, cronista, historiador, poeta, militar, diarista, escritor
Prêmios

Karl August Varnhagen von Ense (Düsseldorf, 21 de fevereiro de 1785Berlim, 10 de outubro de 1858) foi um cronista do romantismo, narrador, biógrafo e diplomata alemão.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Varnhagen estudou medicina em Berlim, mas dedicou-se principalmente à filosofia e à literatura, disciplinas que estudou nas universidades de Halle e de Tübingen. Começou sua carreira literária em 1804 como editor com Adelbert von Chamisso no Musenalmanach.

Alistou-se no exército austríaco em 1809, sendo ferido na batalha de Wagram. Subsequentemente acompanhou seu oficial superior, Príncipe Bentheim, a Paris, onde deu sequência aos seus estudos. Trabalhou no serviço público prussiano em Berlim (1812), mas logo retomou a sua carreira militar, dessa vez como capitão no exército russo. Acompanhou Tettenborn, como ajudante, em Hamburgo e Paris, tendo registrado as suas experiências nas obras "Geschichte der Hamburger Ereignisse" (1813) e "Geschichte der Kriegzüge des Generals von Tettenborn" (1815).

Ense trabalhou no serviço diplomático prussiano e esteve presente no Congresso de Viena sob as ordens de Hardenberg, a quem ele também acompanhou em Paris em 1815.

Casou-se com a escritora judia Rahel Levin em 1814, depois que ela se converteu ao cristianismo. Rahel não foi uma escritora de destaque, entretanto exercia uma grande influência entre o círculo de escritores, eruditos e artistas na capital prussiana, servindo de grande inspiração para Varnhagen von Ense.

Depois da morte de sua esposa ele publicou uma seleção de seus escritos e várias de suas correspondências foram impressas. Varnhagen von Ense nunca se recuperou do choque causado pela morte de Rahel e ele próprio veio a falecer repentinamente em Berlim em 10 de outubro de 1858. Sepultado no Friedhöfe vor dem Halleschen Tor em Berlim.

Obras selecionadas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo incorpora texto (em inglês) da Encyclopædia Britannica (11.ª edição), publicação em domínio público.
  • "Varnhagen von Ense, Karl August." Encyclopædia Britannica. Ultimate Reference Suite. Chicago: Encyclopædia Britannica, 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.