Karl William Kapp

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Karl William Kapp
Nascimento 27 de outubro de 1910
Königsberg
Morte 4 de abril de 1976
Dubrovnik
Cidadania Alemanha, Estados Unidos
Alma mater
Ocupação economista, professor universitário
Empregador(a) Universidade Wesleyan, Universidade de Basileia, Universidade de Nova Iorque, Brooklyn College

Karl William Kapp (Königsberg, Alemanha, 27 de outubro de 1910Dubrovnik, 10 de abril de 1976) foi um economista alemão. Estudou nas universidades de Königsberg e Berlim, doutorando-se em economia em Genebra, Suíça.

Em 1933, em virtude da ascensão do nazismo na Alemanha, transferiu-se primeiramente para Genebra e em seguida para os Estados Unidos, onde ensinou em várias universidades.

Ali publicou, entre outras obras, Os custos sociais da empresa privada. Trata-se de um texto básico da economia institucional e uma obra pioneira, que antecipa aquilo que, décadas depois, será a economia ecológica. Escrito originalmente em 1950, o livro aborda as relações entre a economia e o meio ambiente a partir de uma perspectiva inovadora para a época.

Entre 1957 e 1964, Kapp trabalhou nas Filipinas e na Índia como pesquisador e professor universitário. Em 1965 transferiu-se para a Universidade de Basileia, Suíça.

Participou da Primeira Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano, a "cúpula de Estocolmo", em 1972, durante a qual foi criado o PNUMA. Kapp foi um pioneiro na abordagem das relações entre desenvolvimento e meio ambiente, politizando a questão ambiental. Foi um dos inspiradores da ecologia política.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre ambiente é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.