Kashmir (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Kashmir"
Canção de Led Zeppelin
do álbum Physical Graffiti
Lançamento 24 de Fevereiro de 1975
Gravação 1974
Gênero(s) Hard rock
Duração 8:29
Gravadora(s) Swan Song
Composição Page, Plant, Bonham
Produção Jimmy Page
Faixas de Physical Graffiti
Último
Último
"Trampled Under Foot"
(5)
"In the Light"
(7)
Próximo
Próximo

"Kashmir" é considerada uma das canções mais bem sucedidas do Led Zeppelin, do álbum Physical Graffiti, e todos os quatro membros do grupo concordaram que esta foi uma de suas melhores realizações musicais. John Paul Jones sugeriu apresentar todos os elementos que compuseram o som de Led Zeppelin, e Robert Plant a menciona como sua canção favorita. Segundo as informações recebidas, isso foi em parte devido ao antigo aborrecimento de Plant em ter que explicar letras de músicas, como a de "Stairway to Heaven". Em entrevista à revista Rolling Stone em 1988, Plant diz que "Kashmir" é "a canção definitiva do Led Zeppelin". Igualmente disse, em um documentário em áudio, que amou a canção não somente por sua intensidade, mas também por não ser considerada heavy metal, rótulo que ninguém da banda gostava.

Plant escreveu a letra em 1973 quando se encontrava no deserto do Saara no Marrocos, embora Kashmir seja o nome de uma região conflituosa na parte mais ao norte do sub-continente indiano, cujo território foi muito disputado entre China, Índia e Paquistão durante cerca de um milênio e hoje possui áreas ainda problemáticas governadas pelos três países. O primeiro título esboçado por Plant foi "Driving to Kashmir".

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Dave Lewis. Guia Completo para a Música do Led Zeppelin (em ). [S.l.]: Omnibus Press, 1994. Capítulo "O Quarto Passo", pg 204. 0-7119-3528-9.
Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.