Kastamonu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Turquia Kastamonu
Timonião, Castra Comneno, Castamona, Aclanos
 
—  Distrito (ilçe)  —
Kastamonu vista desde sua cidadela
Kastamonu vista desde sua cidadela
Mapa dos distritos da província de Kastamonu
Mapa dos distritos da província de Kastamonu
Kastamonu está localizado em: Turquia
Kastamonu
Localização de Kastamonu na Turquia
41° 23' N 33° 47' E
Região Mar Negro
Província Kastamonu
Administração
 - Governador (kaymakam) Erdoğan Bektaş[1]
 - Prefeito (belediye başkanı) Turhan Topçuoğlu (2009, MHP)[2]
Área [3]
 - Distrito (ilçe) 1 834 km²
Altitude 800 m (2 625 pés)
População (2012)[4]
 - Distrito (ilçe) 128 537
    • Densidade 70,09/km2 
 - Urbana 96 217
Código postal 37000
Prefixo telefónico 366
Sítio Governo distrital: www.kastamonu.gov.tr
Prefeitura: www.kastamonu.bel.tr

Kastamonu é uma cidade e distrito (em turco: ilçe) do norte da Turquia. É a capital da província homónima e faz parte da Região do Mar Negro. O distrito tem 1 834 km² de área e em 2012 a sua população era de 128 537 habitantes (densidade: 70,1 hab./km²), dos quais 96 217 moravam na cidade.[4] Esta encontra-se a uma altitude entre os 800 e 900 metros.

A poucos quilômetros da cidade fica a aldeia de Kasaba, com uma importante mesquita — a Mesquita de Mahmut Bey — construída em 1366 segundo a tradição seljúcida, e considerada uma das mais belas mesquitas de madeira do país; sua porta principal é célebre pela qualidade de suas gravuras.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A cidade é geralmente identificada com a cidade hitita de Gas Tumana, embora esta identificação seja incerta. Também se supõe que terá sido Timonion (em grego: Τιμόνιον) ou Timonião, ou então Germanicópolis ou Sora. No período bizantino foi também chamada ou Castamona (Kastamona). Este último nome tem origem na fortaleza de Castra Comneno (Kastra Komnenon; Κάστρα Κομνηνών), construída por Isaac I Comneno no século XI. Este nome passou para o turco como Kastamoni ou Kastamonu. No século XII há ainda menção nas fontes bizantinas a uma cidade de nome Aclanos (Aklanos).

História[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que a cidade tenha sido fundada no século XVIII a.C. pelos Hititas. Era conhecida como Timonion durante o período romano; os mesmos romanos fundaram uma cidade na Paflagônia, a atual Taşköprü.

A chamada "revolução do código de vestuário" foi iniciada em Kastamonu por Kemal Atatürk em 23 de agosto de 1925. Atatürk fez o seu discurso histórico a respeito da "revolução do chapéu e das roupas" no edifício do Partido Republicano do Povo, utilizado hoje em dia como um museu arqueológico, onde estão expostos também alguns dos materiais utilizados por Atatürk em sua visita a Kastamonu.

Nativos notáveis[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. Kastamonu İlı (em turco) yerelnet.org.tr. YerelNET. Página visitada em 17 de maio de 2013.
  2. Kastamonu Beledıyesı (em turco) www.yerelnet.org.tr. YerelNET. Página visitada em 17 de maio de 2013.
  3. Districts of Turkey (em inglês) www.statoids.com. Administrative Divisions of Countries ("Statoids") (2 de fevereiro de 2008). Página visitada em 17 de maio de 2013. Cópia arquivada em 26 de maio de 2010.
  4. a b Base de dados do sistema de registo de população baseada em moradas (ABPRS) (em turco) www.tuik.gov.tr. Instituto de Estatística da Turquia (TURKSTAT). Página visitada em 17 de maio de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Kastamonu
  • Kastamonu (em turco) kurumsal.kulturturizm.gov.tr. Portal institucional do Ministério da Cultura e Turismo. Página visitada em 17 de maio de 2013.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.