Katagatame

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Katagatame é estrangulamento do jiu-jitsu e do judô, aplicado com a guarda passada. O lutador passa um braço por baixo do pescoço do oponente e o outro por fora do braço esticado.

O principal conceito do estrangulamento Katagatame chama-se “Pressão Continua”. O conceito de Pressão Continua, é manter uma pressão no estrangulamento, que seja desconfortável para o quem está sendo estrangulado, mas que seja confortável para que esta estrangulando. Ou seja, de nada adianta fazer muita força no estrangulamento e conseguir manter por apenas 4 ou 5 segundos, e depois desse período aliviar a pressão, dando espaço para que o o sangue volte a circular e o adversário consiga respirar

Ícone de esboço Este artigo sobre artes marciais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.