Katharine McPhee

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Katharine McPhee
Informação geral
Nome completo Katharine Hope McPhee
Nascimento 25 de março de 1984 (30 anos)
Los Angeles, Califórnia
 Estados Unidos
Gênero(s) Pop, R&B
Ocupação(ões) Cantora
Período em atividade 2006—presente
Outras ocupações Atriz
Gravadora(s) RCA Records (2006—2008)
Verve Forecast Records (2009—atual)
[1]
Página oficial http://www.katharinemcphee.com

Katharine Hope McPhee (Los Angeles, 25 de março de 1984) é uma atriz e cantora americana. Ganhou fama ao participar da quinta temporada do reality show American Idol. Ela foi a segunda colocada da competição, perdendo para Taylor Hicks.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Katharine Hope McPhee nasceu no dia 25 de março de 1984, nas redondezas de Sherman Oaks em Los Angeles, California, EUA. Sua mãe, Patrícia McPhee, é uma treinadora vocal e cantora e seu pai, Daniel McPhee, é um produtor de televisão. A irmã mais velha de Kat, Adriana McPhee, é uma aspirante à produtora. Desde os dois anos, Patricia reconheceu o talento da filha para a música e começou a ensiná-la.

No colegial, Kat era a vice-presidente do grêmio estudantil do colégio Notre Dame, representante da escola nas competições de natação, e gostava de apresentar peças teatrais com sua irmã Adriana. Ela se formou em 2002 e então cursou a especialização em teatro musical no Boston Conservatory por três semestres.

Kat decidiu largar a faculdade para seguir os conselhos de seu professor — tentar atuar em pilotos de programas de TV em Los Angeles. Ela foi recusada em 195 de 200 audições, mas no final, conseguiu a vaga no elenco de um musical sobre a vida de Hank Garland, em 2006. Ela também foi a atriz principal em pequenas produções locais, como Annie Get Your Gun, The Ghost e Mrs. Muir. Kat também fez parte de um pequeno falido programa da MTV chamado You Are Here, interpretando a irmã mais velha de uma irmã nova e muito mais popular.

Depois das filmagens, Kat foi incentivada a participar do programa American Idol, passando a estudar música com sua mãe e algumas matérias na faculdade. Ela fez sua audição em São Francisco, California, cantando “God Bless the Child”. Paula Abdul julgou sua audição como a melhor da temporada até aquele momento, e Simon Cowell a elogiou por Kat ser tão atual em termos de aparência. Simon também notou que Kat não estava apenas tentando aparecer, como ele achava, após descobrir que sua mãe era cantora.

Na eliminação final do Top 24, Kat foi um das primeiras a garantir sua vaga e, eufórica, deu um selinho em todos os juízes. Kat avançou no American Idol graças à popularidade da “McPheever” — Febre McPhee - termo inventado por uma rádio em Los Angeles. Ela foi a vice-campeã contra Taylor Hicks da quinta temporada do American Idol.

Katharine participou da tour de Andrea Bocelli, cantor italiano de ópera, apresentando-se em três concertos nos EUA de nove a onze de junho de 2006.

Seu primeiro single, Somewhere Over the Rainbow/My Destiny foi lançado em 27 de junho e alcançou a 12ª posição no Top 100 da Billboard.

Ela finalmente se juntou à turnê no dia 28 de julho, bem a tempo dos dez finalistas visitarem a Casa Branca e conhecerem George W. Bush.

Em julho de 2006, Broadway World anunciou que Kat está co-produzindo a peça de Michael Albanese chamada Red Herring “O público me conhece mais pelo American Idol… mas a minha paixão sempre foi o teatro”, Kat diz. A peça vai estar na décima edição do anual New York International Fringe Festival.

No dia 2 de dezembro de 2006, Kat compareceu à cerimônia de entrega de prêmios “Big in ‘06” juntamente com Melissa McGuee, outra participante do Idol, e ganhou o premio de “Big ‘It’ Girl”.

Já no dia 11 de dezembro, a rede Wal-Mart lançou um single exclusivo para as faixas “I Lost You” e “Dangerous” do CD de Kat. Apesar de muitos fãs terem pensado que esse era o primeiro single, Kat o desmentiu em seu perfil no Myspace. O verdadeiro single “Over It” foi lançado oficialmente pelas rádios apenas no dia 16 de janeiro de 2007. Mas já era tocado por muitas desde a primeira semana de janeiro.

Kat se envolveu com seu auto-intitulado CD de estréia, que foi lançado no dia 30 de janeiro de 2007. Ela trabalhou com escritores como Kara dioGuardi, Chad Hugo, Neptunes, e o parceiro de produção de Timbaland, Nate Hills além de Danja.

Kat atualmente faz parte do elenco da série Smash, do canal NBC, transmitida no Brasil pelo Universal Channel. A história gira em volta de um grupo eclético de pessoas que se juntam para participar de um musical na Broadway baseado na vida de Marilyn Monroe. O investimento nessa série é grande, pois um de seus produtores é nada menos que Steven Spielberg. Além do aclamado diretor, os escritores das músicas de Hairspray, Marc Shaiman e Scott Wittman, fazem parte da equipe e escreverão músicas originais para o seriado.

American Idol[editar | editar código-fonte]

Audição (San Franscisco)[editar | editar código-fonte]

Semi-finais[editar | editar código-fonte]

Finais[editar | editar código-fonte]

Grande Final[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

A discografia consiste de dois álbuns de estúdio, sete singles e dois vídeos musicais.

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Ano Informação US WW[desambiguação necessária] Vendas e certificações
2007 Katharine McPhee 2 5 EUA vendas: 500,000[2]

RIAA: Ouro

2010 Unbroken 27 25 EUA vendas: 100,000

RIAA: n.d.

2010 Christmas Is the Time to Say I Love You 11 - EUA vendas: 50,000

RIAA: n.d.

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Single Álbum Posições de chart Vendas
US US Pop CAN RIAA
2006 "Somewhere Over the Rainbow" Somewhere Over the Rainbow/My Destiny 12 12 150,000[4]
"My Destiny" 60 42 100,000[3]
"Think" American Idol Season 5: Encores 121 90 50,000[5]
2007 "Over It" Katharine McPhee 29 21 25 Gold 650,000[6]
"Love Story" 38 100,000[7]
2009 "Had It All" Unbroken 53,000
"Say Goodbye" 30,000[8]

Participações em outros CDs[editar | editar código-fonte]

Concerto em Washington, D.C. (maio de 2009).

JCPenney Jam [Live CD/DVD]: Lançado em Agosto de 2006, este DVD foi gravado no show JCPenney em Junho de 2006 e teve a participação de vários artistas, inclusive a Kat que apareceu dia 22 de Junho na CBS cantando com o Andrea Bocelli Somos Novios e depois Somewhere Over The Rainbow. Foi concerto beneficente para as crianças com cancêr.

Os singles Somewhere Over The Rainbow é a 15° faixa e Somos Novios é a 16° faixa do CD/DVD.

Smackers' Girl Next: Volume 2[CD]: Over It, o primeiro single da Kat, é a 4° faixa deste CD que foi lançado em Junho de 2007.

ThriveMix04[CD]: Lançado dia 4 de Setembro de 2007, possui um remix de Love Story(Soul Banger Club Mix) sendo a 7° faixa do CD.

DVD Barbie - Diamont Castle: Lançado dia 9 de Setembro de 2008, Kat regravou a música Connected ao lado da dupla Roon For Two, para o DVD, além disso ela gravou o video-clipe da música para o extra do DVD.

Tinkerbell [SOUNDTRACK]: Kat gravou uma música chamada Let Your Hear Sing para a trilha sonora do filme Sininho da Disney, sendo a 4° faixa do CD. O lançamento foi no dia 14 de Outubro de 2008.

David Foster & Friends Concert CD/DVD: O CD gravado ao vivo em Vegas com a participação de muitos artistas, foi lançado dia 11 de Novembro (uma semana antes da primeira data) e será duplo, o selo será a Warner Bros. Esse show irá ao ar no final deste ano pela rede de tv PBS e a Kat fez participação no show que ocorreu dia 23 de Maio de 2008, cantando Unforgettable, Somewhere e The Prayer(ao lado do cantor italiano Andrea Bocceli), só que só duas músicas que ela cantou é farão parte do CD/DVD, sendo Somewhere a 5° faixa e The Prayer(com Andrea Bocceli) a 18° faixa.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Katharine McPhee é formada em teatro. Depois do American Idol, Kat fez participações especiais, entre outros, em lonelygirl15 e em Ugly Betty em 2007.

Ela é co-adjuvante no filme A Casa das Coelhinhas (The House Bunny), no papel de uma hippie grávida chamada Harmony, que foi lançado nos EUA dia 22 de agosto de 2008.

Ano Filme Papel Notas
2007 lonelygirl15 Random Girl papel de convidado; episódio: "Truth or Dare"
Ugly Betty Herself papel de convidado; episódio: I'm Coming Out
Crazy Paramount Girl Cameo
2008 A Casa das Coelhinhas Harmony co-adjuvante
2009 CSI: NY Odessa Shaw / Dana Melton papel de convidado; episódio: Prey
2009 Tit for Tat Kat episódio: The Booby Scare
2010 Community Amber episódio: Basic Genealogy
2010 The Pink House Emily filme; papel principal
2010 You May Not Kiss the Bride Masha co-adjuvante
2011 Shark Night 3D Beth co-adjuvante
2011 Paz, Amor e Muito Mais Sara co-adjuvante
2012 Family Guy Mãe de Maggie Série de televisão; Voz de personagem
2012

-2013

SMASH Karen Cartwright Série de televisão; papel principal
2014 In My Dreams Natalie Russo filme; papel principal
2014 It Could Be Worse Lucy Mini-série de televisão; episódio: Uncharted Terrytory
2014 Scorpion Paige Dineen Série de televisão; papel principal

Premiações e indicações[editar | editar código-fonte]

Musicais[editar | editar código-fonte]

  • VH1 Big It Girl 2006
  • Annual Young Hollywood Awards 2007
  • Well Done Awards 2007

Foi indicada 2 vezes ao Teen Choice Awards como cantora revelação em 2006 e 2007.

Beleza[editar | editar código-fonte]

  • Kat ficou em 9° na categoria das mais belas pernas dos EUA em 2007 pelo o site UnderWoodFan.com
  • Kat ficou em 2° na categoria "Sem maquiagem' da edição especial da revista People - 'Most Beautiful People 2007'
  • Kat ficou em 7° na categoria das 10 mais belas e amáveis pernas de 2007 na lista OK!'s Loveliest Legs da revista OK! da ediição 28 de Maio
  • Kat ficou em 9° na categoria das 50 cantoras mais gostosas de 2007 pelo o site Soutmouth.com
  • Kat ficou em 1° na categoria dos artistas mais bonitos de óculos pela a revista OK Magazine.
  • Kat ficou em 43° no Top 99 das mais desejáveis mulheres de 2008 pelo o site AskedMen.com
  • Kat ficou em 5° na categoria dos 100 rostos mais bonitos do mundo de 2008 pelo o site Indie Critics.com
  • Kat ficou em 64° na categoria das 99 mulheres mais desejáveis de 2009 pelo o site da AskedMen.com

Categorias[editar | editar código-fonte]

  • Kat em #11 na lista dos Idols mais "poderosos" de 2007 pelo a AOL Music.
  • Kat ficou em 26° na lista das 50 cantoras que mais atraem os jovens brasileiros pela revista TODA TEEN em 2008.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Katharine McPhee

References[editar | editar código-fonte]

Katharine McPhee (em inglês) no Internet Movie Database