Katie Melua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde dezembro de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Katie Melua
Katie Melua no Tractor Tavern, Seattle, Washington, a 9 de maio de 2009.
Informação geral
Nome completo Ketevan Elizabeth Melua
Também conhecido(a) como Baby K
Nascimento 16 de setembro de 1984 (30 anos)
Local de nascimento Kutaisi,  Geórgia
 Reino Unido
Gênero(s) Blues, jazz, folk-pop
Ocupação(ões) Cantora e compositora
Instrumento(s) Vocais, guitarra, piano
Extensão vocal Meio-soprano
Período em atividade 2009 – presente
Gravadora(s) Dramatico
Afiliação(ões) Eva Cassidy
Página oficial www.katiemelua.com

Ketevan "Katie" Melua (em georgiano: ქეთევან "ქეთი" მელუა, Loudspeaker.svg? ouvir AFI[ˈmeluˌɑː]) (16 de setembro de 1984)[1] É uma cantora e compositora de nacionalidade britânico-georgiana. Nascida em Kutaisi (Geórgia), mas com oito anos partiu para a Irlanda do Norte e desde os catorze vive na Inglaterra. Em novembro de 2003 (com dezenove anos) gravou o seu primeiro álbum intitulado Call Off the Search que atingiu um milhão de cópias vendidas em cinco semanas.

O seu segundo álbum foi lançado em 2008 com o nome de "Piece By Piece". Nele ouvimos uma das suas músicas mais famosas “Nine Million Bycicles”, seu videoclipe é um dos melhores trabalhos feitos por Katie, onde ela é arrastada pelo chão e passeia por diversos lugares do Mundo, chegando até o céu. “I Cried For You”, uma de suas canções mais tristes e “Thank You, Star”, música que injustamente não se tornou single, estão presentes no repertório ao lado da “On The Road Again” e da faixa título “Piece By Piece”. “Spider’s Web” completa a sequência de canções escolhidas do segundo álbum para integrar o disco. Recordamos ainda que este álbum, vendeu até à data 7,5 milhões de exemplares.

Em 2008 e 2009 Katie Melua foi a artista que mais vendeu no Reino Unido e em 2009 tornou-se a cantora britânica com mais vendas no mundo.

Tornou-se cidadã britânica em 10 de agosto de 2008.

"Pictures", seu terceiro álbum sai em 2013, mostrou pequenas mudanças na sua sonoridade. O blues ainda estava lá, firme e forte, com “Pictures” Katie Melua aos 21 anos, já conquistou um estatuto ímpar na cena internacional. Neste disco assume-se com uma vocalista única, cuja presença e interpretação não têm igual. "If The Lights Go Out", "Mary Pickford", "If You Were A Sailboat", são 3 dos 12 temas de grande sucesso deste álbum.

"The House" o quarto álbum sai em maio de 2013 e depois de vários anos na companhia de Mike Batt como produtor, Katie entra numa nova fase da sua carreira. Gravado na Air Studios em Londres, o novo álbum conta com a produção de William Orbit e vê Katie escrever por conta própria, na companhia de Guy Chambers, Rick Nowels, Mike Batt e cantor-compositor e amigo de longa data Polly Scattergood. O álbum resultante, intitulado "The House" foi descrito com uma sonoridade épica, dramática e aventureiro e, ao mesmo tempo atraente para os fãs de Katie, prometendo também alcançar uma nova audiência.

Atualmente é casada com James Toseland, e está de volta a antiga banda em que fez parte, HouseLife', agora formada por Katie, Josh Devine, Ashton Lake, Bridget Mendlr e Leon Thomas II.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio

Referências

  1. Katie Melua » Overview (em inglês) Allmusic. Visitado em 27 de junho de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons


Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.