Kawasaki Ninja ZX-12R

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ninja ZX-12R
Kawasaki ZX-12R 071118 side.jpg
Visão Geral
Produção 2000-2006
Fabricante Kawasaki
Modelo
Classe Hyper Sport
Modelos relacionados
Suzuki Hayabusa, Honda CBR 1100XX SuperBlackbird
Cronologia
Último
Último
Kawasaki Ninja ZX-14
Próximo
Próximo


A ZX-12R é uma motocicleta Super-Esportiva fabricada pela Kawasaki.

Antes da introdução do ZX-14 (ZZR1400), a Kawasaki ZX-12R foi emblemática do desporto bicicleta e um concorrente para a Suzuki Hayabusa. A ZX-12R é um combustível injectado (4 x 46 mm throttle órgãos) 1200 cc hypersport motociclo, gerando cerca de 178 hp e 190 hp a quo a 300 km / h, em virtude da sua ram-air sistema. Manuseio e travagem correspondem à potência do motor, resultando em uma moto que seja dócil em baixas velocidades e muito fácil de manusear no tráfego pesado, mas tem uma forte aceleração e velocidade máxima limitada a 186 mph (300 km / h).

Pré-produção de modelos da ZX-12R revelou uma moto que era realmente mais rápido e mais poderoso do que a Suzuki Hayabusa. Várias publicações notáveis motocicleta testada a pré-produção ZX-12R e achou-se superior ao Hayabusa em termos de desempenho em linha recta. No Japão, a pré-produção testes revelaram uma velocidade máxima perto de 200 mph. No entanto, a versão 2000 da ZX-12R provou ser um pouco de decepção, como a produção versão da ZX-12R foi adiada para a semana sem aviso prévio. Muitos na indústria relatório que os governos europeus tinham ameaçado proibir a ZX-12R completamente devido à sua velocidade máxima e aceleração persa estatísticas. Estas ameaças foram aparentemente levadas a sério, e Kawasaki liberada a moto com um pouco de-afinado motor que não conseguiram derrubar Hayabusa que a partir do seu trono (em termos de velocidade máxima e aceleração testes). O ajustamento não foi suficiente para satisfazer os interessados com o desempenho da ZX-12R capacidades. Começando com os modelos ano 2000, velocidade de limitadores foram incluídas para reduzir o ZX-12R da velocidade máxima de 300 km/h. Isso ocorreu devido ao fato de que os governos (principalmente na Europa) estavam preocupados com o exercício em curso entre os fabricantes japoneses de cada vez maiores velocidades máximas, que foram vistos como uma poderosa ferramenta de marketing, na maioria dos mercados em todo o mundo (apesar da presença no mercado livre lugar de muitos veículos ostentando velocidades perto do topo, ou superior a 200 mph). Os fabricantes foram informados de que poderiam voluntariamente limitar a velocidade de suas motos, ou haveria uma lei limitando velocidades. Fabricantes japoneses concordaram com um acordo de cavalheiros para limitar a velocidade máxima a 299 km/h (186mp/h). A Kawasaki Ninja ZX-12R foi deixada de produzir em 2006.

Embora não seja tão popular em termos de vendas como a Suzuki Hayabusa, a ZX-12R goza de uma forte seguintes entre os seus pilotos e fãs. Muitos desporto moto revistas elogiaram a ZX-12R para o seu desempenho global sportbike. Foi concebido para ser um tudo-em torno sportbike além de ser muito rápido, ao contrário da Hayabusa, que foi concebido para a recta mais velocidade. Muitas revistas comparações revelaram a Kawasaki para ser o mais rápido e mais rápido moto na cabeça para cabeça comparações com a Hayabusa, porém deve-se notar que essas motos são muito próximos em termos de desempenho em linha recta que muitos fatores podem desempenhar na moto que foi mais rápido em um determinado dia. No entanto, a maioria das revistas por unanimidade sentiu a ZX-12R foi uma melhor "moto trilha" do que a Hayabusa, que é lógico tendo em conta a sua concepção. by Pedro {mínimo}}