Kaya Scodelario

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde fevereiro de 2012).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Kaya Scodelario na Comic Con do filme The Maze Runner em 2014.
Kaya Scodelario
Nome completo Kaya Rose Humphrey
Nascimento 13 de março de 1992 (22 anos)
Holloway, Londres, Inglaterra
Reino Unido Reino Unido
Nacionalidade Reino Unido Britânica Brasil Brasileira
Ocupação Atriz
Atividade 2007-presente

Kaya Rose Scodelario, nascida Kaya Rose Humphrey (Holloway, Islington, 13 de março de 1992) é uma atriz britânica, mais conhecida pelo papel de Effy Stonem na série inglesa Skins e como Teresa no filme The Maze Runner.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Kaya Rose Humphrey nasceu em Holloway em Londres na Inglaterra, no dia 13 de março de 1992. Ela foi criada pela mãe depois que seus pais se separaram quando ainda era criança, adotando assim seu sobrenome e tornando-se fluente em português. Kaya sofreu bullying em sua adolescência, atuar foi um meio de fuga para ela, onde conquistou sua auto confiança e logo se apaixonou pela arte. Ela decidiu que esta seria a sua profissão após ter atuado em uma peça em sua escola chamada Oliver.

Skins[editar | editar código-fonte]

Sem nenhuma experiência em atuação, com 14 anos, Scodelario foi escalada em 2006 para a primeira temporada de Skins (Juventude à Flor da Pele no Brasil) como Effy Stonem. Chegando ao local onde aconteceriam os testes, ela achou que era muito nova e ficou desencorajada, mas um produtor a parou antes que ela pudesse ir embora e pediu para fazer um teste.[1] Durante a 1ª temporada da série seu papel tinha pouquíssimas falas, mas a personagem foi sendo desenvolvida consideravelmente na 2ª temporada, em 2008, antes dela eventualmente se tornasse a personagem central em 2009, depois de que o elenco foi substituído para dar espaço a nova geração de personagens.Isso fez com que Scodelario, junto com Lisa Backwell, a única personagem a retornar para a série, sendo a única que apareceu nas 4 temporadas de Skins.

Em março de 2009 foi anunciado no site oficial de Skins que uma 4ª temporada havia sido planejada, na qual Scodelario e o resto do elenco reprisariam os seus papéis.[2] As filmagens começaram em Julho e Scodelario revelou que 18 de novembro de 2009 havia sido o último dia de filmagem dela e que ela iria sentir falta de estar na série.[3] Scodelario saiu após 4 temporadas, dando espaço para a 3ª generação de personagens.

Em 2012, foi anunciado oficialmente que três dos personagens antigos de Skins voltariam para uma nova e última temporada. Serão três episódios de duas horas cada, onde Kaya Scodelario, Jack O'Connell e Hannah Murray voltarão à TV para dar vida à Effy, Cook e Cassie, respectivamente. Os episódios chamarão "Pure" (Cassie), "Fire" (Effy) e "Rise" (Cook) e darão fim definitivo a saga Skins.

Por sua performance em Skins Scodelario foi nomeada na categoria de Melhor Atriz no TV Quick Awards em 2009,[4] e foi cotada como "A garota mais malvada do verão" na Entertainment Weekly 2009 "Summer Must List".

Outros trabalhos[editar | editar código-fonte]

Com 14 anos, Kaya decidiu fazer uma audição para uma nova série de tv do canal E4 chamada Skins, que colocaria em seu elenco adolescentes como ela, sem nenhuma experiencia profissional. Na audição, Kaya disse que tinha 16 anos para ter uma chance. Em 2006, Kaya ganhou seu primeiro papel na série, interpretando Effy Stonem, a irmã  do protagonista, Tony. Seu papel dentro da série foi crescendo com os anos, até se tornar uma das personagens principais, quando a série decidiu focar na história de Effy e seus amigos. Kaya participou da série por três anos (2007-2010), sendo a única personagem a aparecer nas quatro primeiras temporadas. Kaya recebeu quatro indicações em premiações por Skins, duas delas no TV Quick Award em 2009 e  2010 como Melhor Atriz, e as outras duas no Golden Nymph em 2008 e 2010 como Melhor Atriz em uma série de drama.

Depois de Skins, Kaya participou de alguns filmes. Em 2009 interpretou Eve, filha do astronauta Sam Bell (Sam Rockwell) no filme de ficção cientifica Moon (Lunar). Em 2010 fez seu segundo filme, chamado Shank, no qual interpretou uma adolescente integrante de um gangue chamada Tasha. No mesmo ano, fez uma pequena participação no filme Clash Of Titans (Furia de Titãs) interpretando Peshet. Também participou de videoclipes da banda Plan B e The Ruskins. Kaya também trabalhou como modelo durante esses anos.

Em 2011, teve grande destaque ao interpretar Catherine Earnshaw (Cathy) na versão de Andrea Arnold do clássico de Emily Bronte Wuthering Heights (O Morro dos Ventos Uivantes). Kaya se sentiu atraída pela forma inconvencional que Arnold abordou a história. O filme foi exibido em vários festivais (como por exemplo o 68th Venice Film Festival e Sundance). Ainda em 2011, participou mais uma vez de um clipe da banda Plan B, Writing’s On The Wall.

Em 2012, Kaya atuou ao lado de Billie Piper na minissérie de improvisos True Love que relata o interesse de Holly por Karen, interpretada por Kaya. Nesse mesmo ano participou do filme Twenty8k como Sally Weaver. Como também interpretou Zoey, a melhor amiga de Tessa Scott (Dakota Fanning) no filme Now Is Good. Kaya também participou de Skipe Island como figurante. Ainda em 2012, Kaya foi modelo da famosa marca coreana de jóias a J. Estina.

O ano de 2013 foi um grande ano na carreira de Kaya. Ela foi protagonista de seu primeiro filme americano, chamado The Truth About Emanuel no interpretou Emanuel ao lado de atores como Jessica Biel e Alfred Molina. No filme, Emanuel desenvolve uma certa obsessão por sua vizinha Linda, que é bem semelhante á sua falecida mãe. O filme participou de grandes festivais como o Sundance Ashland Independent Film Award no qual Kaya ganhou seu primeiro prêmio junto do elenco. Nesse mesmo ano, voltou á interpretar Effy Stonem na temporada final de Skins, chamada Skins Fire. Fez também uma participação na série britânica  do canal BBC, Southcliffe interpretando Anna Salter. Kaya também participou de uma minissérie para a marca Salvatore Ferragamo chamada Walking Stories interpretando Sara Campbell. Neste mesmo ano, ganhou o papel de Teresa Agnes na adaptação cinematográfica do livro The Maze Runner. O filme estreou nos cinemas em 2014.

Kaya atualmente está filmando em Cape Town, na Africa do Sul, o thriller Tiger House. E ainda tem três papeis sem pré-produção e sem previsão de lançamento ou de filmagem. Um deles é Invisible no qual interpretará Lola e Stay With Me, que segundo rumores, irá intepretar Lamb.Kaya fez sua estreia no cinema com uma pequena participação filme de ficção científica e terror Moon, que foi exibido no Sundance Film Festival em 2009, ganhando críticas positivas. Em seu segundo filme, intitulado Shank, interpreta uma adolescente chamada Tasha. O filme foi lançado em 26 de março de 2010.[5] Ela também apereceu em 2010 no remake de Fúria de Titãs como Peshet.

Scodelario assinou com a Models 1 e posou para várias revistas, incluindo Teen Vogue, Nylon, Instyle UK, Elle UK, Dazed & Confused, Vogue e i-D. Ela também apareceu nos clipes "Stay Too Long", "She Said" e "Love Goes Down" do rapper britânico Plan B, além do clipe "Candy" do cantor Robbie Williams.

Em abril de 2010, Scodelario confirmou seu papel como Cathy na nova adaptação cinematográfica de Wuthering Heights (Morros dos Ventos Uivantes no Brasil), dirigido por Andrea Arnold. [6]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Scodelario é filha de pai britânico e mãe brasileira. Seus pais se divorciaram quando ela era criança e ela foi criada por sua mãe, subsequentemente adotou seu sobrenome e se tornou fluente em Português.[7] . Ela frequentou a Islington Arts and Media School.

Seus avós maternos moram na cidade de Itu-SP.

Kaya revelou numa entrevista que ela namorou Jack O'Connell, do elenco de Skins por um ano antes de terminarem, e ainda continuam bons amigos. Em 2009, ela começou a namorar o ator Elliott Tittensor, conhecido pela série britânica Shameless e atualmente está solteira. [8]

De 2008 a 2010, Scodelario morou independentemente num apartamento no norte de Londres, dizendo que é importante para uma mulher ser "independente e forte".[9] Em 2010, ela se mudou para Manchester, onde mora com Elliott Tittensor, o irmão dele, Luke, e dois de seus amigos homens.

Ela foi votada na versão britânica do FHM, na 100 World's Sexiest Women 2010, como a 13ª mais sexy do mundo.[10] E no ano seguinte, ficou com a 30° posição.[11]

Kaya recentemente contou a revista brasileira Contigo! que pretende melhorar seu português para que possa trabalhar na televisão brasileira no futuro.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes e Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Observações
2007-2010; 2013 Skins Elizabeth "Effy" Stonem 1ª a 4ª temporada / 7ª temporada
2009 Moon Eve
2010 Shank Tasha
Clash of the Titans Peshet
2011 Wuthering Heights Catherine Earnshaw
2012 True Love Karen
Twenty8k Sally Weaver
Now Is Good Zoey
2013 Emanuel and the Truth About Fishes Emanuel
Spike Island Figurante
Southcliffe Anna Salter
2014 The Maze Runner Teresa Agnes
Tiger House N/A
Invisible Lola
Stay With Me Lamb
2015 The Scorch Trials Teresa Agnes

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Ano Música Álbum Artísta
2009 Stay Too Long The Defamation of Strickland Banks Plan B
2010 She Said The Defamation of Strickland Banks Plan B
Old Isleworth Old Isleworth The Ruskins
Love Goes Down The Defamation of Strickland Banks Plan B
2011 Writing's on the Wall The Defamation of Strickland Banks Plan B
2012 Candy Take the Crown Robbie Williams

Referências

  1. Instyle UK, Junho de 2009, Entrevista de Danielle Hine
  2. 4ª temporada anunciada! E4.com Channel 4 (12 de março de 2009). Visitado em 18 de janeiro de 2010.
  3. Kaya Scodelario Official Twitter Twitter (18 de novembro de 2009). Visitado em 18 de janeiro de 2010.
  4. Votação E4 Skins News Channel 4 (19 de maio de 2009). Visitado em 18 de janeiro de 2010.
  5. Shank sadasdasdasdsa. Visitado em 18 de janeiro de 2010.
  6. Reynolds, Simon (4 de abril de2010). Scodelario é a Cathy de Wuthering Heights Digital Spy. Visitado em 4 de abril de 2010.
  7. "Britain's Got Talent", The Sunday Times Magazine, 25 de janeiro de 2009, página 5. http://www.imagebam.com/image/50aa3045509301/
  8. Company. Interview (Scanned image) Quote: "Eu tive uma queda por Nicholas Hoult quando ele estava em Skins. Eu tinha apenas 14 anos na época e eu interpretava a sua irmã! Só para saber, eu nunca tive nada com Nick Hoult. Eu realmente sai com Jack [que interpreta Cook] por um ano e nós somos abertos sobre o nosso relacionamento para a imprensa."
  9. InStyle UK, Urban Jungle página 112, Julho de 2009
  10. [1].
  11. [2].

Ligações externas[editar | editar código-fonte]