Quia (ave)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Kea)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaQuia

Estado de conservação
Espécie vulnerável
Vulnerável
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Strigopidae
Género: Nestor
Espécie: N. notabilis
Nome binomial
Nestor notabilis
(Gould, 1856)
Distribuição geográfica

O quia [do maori "kea"][1] ou papagaio-da-nova-zelândia (Nestor notabilis) é uma ave psitaciformes da família dos estrigopídeos, uma das duas espécies vivas do gênero Nestor. Mede, em média, 48 cm de comprimento e atinge cerca de 900 gramas. É endémico da Nova Zelândia.[2]

Apresenta uma plumagem verde-oliva e tem um bico muito resistente: diz-se que ele é capaz de despedaçar uma chapa de ferro fundido. Como todos os seus parentes, sente-se melhor nas árvores do que no chão e voa bem.

Alimenta-se principalmente de brotos e folhas tenras e, na primavera, lambe o néctar das flores. Come também os insetos e larvas que encontram no chão e é necrófago, isto é, alimenta-se de carcaça de animais (carneiros). Vive em pequenos bandos e passa o verão nas montanhas. Se o inverno não for muito rigoroso, ele ficará aí o ano todo: é o único papagaio do mundo que pode viver na neve. É um animal brincalhão e cheio de curiosidade.

Um quia sobrevoando seu hábitat natural.

Foram observados quias procriando durante todo o ano, menos no outono. O período reprodutivo principal deles dura de julho a janeiro. Aninham em covas debaixo de pedras ou entre raízes de árvore. Os quias botam de dois a quatro ovos, e incuba os ovos durante três a quatro semanas. Estes papagaios são altamente sociais, vivem em grupos de família até que eles alcançam a maturidade sexual. Os machos são sexualmente maduros depois de quatro ou cinco anos, enquanto fêmeas podem se tornar sexualmente maduras já com três anos de idade. O sistema de acasalamento é polígamo. Machos lutam para dominar e a hierarquia é rígida.

É uma ave mal vista pelos criadores de carneiros da Nova Zelândia. Já foi noticiado que estas aves atacam rebanhos de carneiros, pousando em suas costas e bicando a região lombar e das costelas, alimentando-se da gordura e resultando em ferimentos que poderão afetar a saúde dos carneiros. Por este motivo, muitos criadores de carneiros tem uma relação hostil com estas aves.

Referências

  1. Paixão, Paulo (Verão de 2021). «Os Nomes Portugueses das Aves de Todo o Mundo» (PDF) 2.ª ed. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. p. 180. ISSN 1830-7809. Consultado em 4 de julho de 2022. Cópia arquivada (PDF) em 23 de abril de 2022 
  2. Encyclopedia of Life. «Kea». Consultado em 5 de maio de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.