Keeshond

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Keeshond
Outros nomes Dutch Barge Dog
Smiling Dutchman
Chien Loup
German Spitz
Deutscher Wolfsspitz
País de origem Holanda
Características

Keeshond é uma raça canina muito antiga e uma das poucas que, através da história, sempre foi criada para companhia e guarda.

O fato deles não terem sido criados para caçar, matar animais, atacar ou perseguir criminosos, explica-se por sua docilidade e devoção a seus donos como um cão caseiro, com especial afeição por crianças, característica pela qual ele é reconhecido.

O filhote é irresistível, parece um pequeno urso de pelúcia, entretanto, eles crescem e é preciso entender algumas características da raça para manter um ótimo relacionamento com o seu Keeshond.

“O Keeshond é um cão dócil e brincalhão, gosta de crianças e de outros animais”. É também, muito sociável e é necessário que faça parte da família e que receba carinho como qualquer outro membro da família, nunca deve ser preso fora de casa.

É muito enérgico e precisa de um grande quintal ou caminhadas diárias, principalmente enquanto filhote. O Keeshond sempre procura avisar sobre a aproximação de pessoas estranhas à família.

Alguns cuidados com a pelagem são necessários para mantê-lo limpo e bonito. Recomenda-se escovação semanal e banhos, pelo menos, bimestrais.

Origem[editar | editar código-fonte]

O Keeshond é descendente dos mesmos ancestrais dos quais evoluíram raças como os Samoiedas, Huskys, Elkhounds, e os Lulus da Pomerânia. Aparentemente, vieram para a Europa com antigos viajantes do Norte, há muitos séculos.

Nos séculos XVII e XVIII, eles foram muito usados como cães de guarda em fazendas, barcaças e grandes barcos nos rios. Eram conhecidos na Alemanha, França, Itália e Holanda com nomes diversos. Porém, na Holanda do século XVIII, surgiu dentre a classe média um grupo de resistência que se opunha ao poder reinante. O líder desse movimento tinha um cão chamado "Kees" que passou a ser o símbolo da coragem do novo partido. O cão alcançou uma grande popularidade naquele país, e a raça passou a ser conhecida como "Keeshond" por toda a Europa, e tornou-se o cão nacional da Holanda.

Temperamento[editar | editar código-fonte]

É um cão forte, cordial e inteligente. Conhecido por sua docilidade e atenção para com o dono e a família. Demonstra muita afeição por crianças. É obediente, ativo e sociável.

Características[editar | editar código-fonte]

É um cão de porte médio-grande. Na Europa são admitidos cinco tamanhos e várias colorações. Nos Estados Unidos, apenas um tamanho e a cor cinza. Sua coloração mescla cinza, preto e creme. Pelagem longa e muito espessa. Focinho escuro, pelagem das patas, pescoço e cauda são mais claras. Olhos castanho-escuros.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Keeshond
Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.