Keiji Inafune

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Keiji Inafune
Nascimento 08 de Maio de 1965 (48 anos)
Kishiwada, Japão
Nacionalidade Japão Japonesa
Ocupação Artista, Produtor, Video game designer

Keiji Inafune (稲船敬二, Inafune Keiji?, nascido em 8 de maio 1965) é chefe de Pesquisa & Desenvolvimento de Negócios Online e na CAPCOM, mais conhecido por ser o criador do personagem Mega Man (Rockman no Japão) e produtor de Onimusha e Dead Rising séries de telejogo. Na maior parte dos jogos, ele usa o nome "INAFKING" nos créditos. Personagens das séries Street Fighter e Mega Man tornaram-se alguns dos mais conhecidos e reconhecíveis personagens de videogame, tornando Keiji Inafune uma grande parte do sucesso da CAPCOM.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1987, aos 22 anos de idade, ingressou na sua corporação, CAPCOM pouco tempo depois de graduado em busca de um emprego como um ilustrador. A sua primeira missão como designer gráfico foi em Street Fighter (1987), que se tornou muito popular após o lançamento da série Street Fighter II, em 1991. Na altura, a CAPCOM incidiu sobre a expansão do mercado doméstico de videojogos, especialmente o Famicom da Nintendo. Antes, a maior parte dos jogos lançados para o sistema eram "Ports" (lançamento de um jogo para um sistema diferente) então os Superiores de Keiji fez ele assumir o comando para a criação de um novo personagem de videogame chamado "Rockman". Equipes de artistas e programadores da CAPCOM era muito pequena, e assim Keiji foi direcionado para ser um dos principais artistas para o novo projeto.

Quando ele veio para desenhar para o jogo Rockman (que mais tarde foi alterado para "Mega Man" na América do Norte), Keiji desenvolveu todos os personagens. Devido ao pequeno grupo de voluntários, ele também construiu os personagens em pixel formulário, bem como o respectivo logótipo do jogo, design da embalagem, e de instrução. Como o Famicom era um console muito limitado, apenas 56 cores estavam disponíveis para exibição, a maioria dos quais eram de cor azul. Keiji nota que seria mais vantagem a decisão do personagem ser na cor azul (como resultado, os fãs apelidaram o personagem de "o bombardeiro azul"). Os desenhos de Keiji foram fortemente influenciada pela animação japonêsa, e ele observa que ele tomou as observações de outros personagens de videogames da época, tais como Mario

No desenvolvimento do jogo, Keiji incorporou muitas referências a diversos gêneros musicais, como Rock, que é a fonte do nome japonês de "Rockman", e sua ''irmã chamada Roll, em referência ao genero musical e assim ficaria Rock and Roll. Junto com isso, a equipe fez um jogo relacionado com o sistema no conceito pedra-papel-tesoura, que em várias séries Mega Man ainda gira em torno disso.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. MegaMan Network (2004). Interview with Keiji Inafune. Capcom.
  2. MegaMan Neoseeker (2005). Interview with Keiji Inafune 2. Capcom.
  3. Gamespy (2005). Interview with Keiji Inafune 3. Capcom.
  4. Xbox 360 official magazine site (2005). Interview with Keiji Inafune 4. Capcom.