Kelly Johnson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Kelly Johnson (cantora))
Ir para: navegação, pesquisa
Kelly Johnson (1981).

Bernadette Johnson, mais conhecida como Kelly Johnson, (Londres, 20 de junho de 1958 - 15 de julho de 2007) foi uma guitarrista, cantora e compositora inglesa, mais conhecida por ter sido a guitarrista, vocalista e co-fundadora da banda de rock e heavy metal feminina Girlschool.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Origens[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Edmonton, ao norte de Londres e frequentou a escola Edmonton County School onde fez seus estudos.

Início da carreira[editar | editar código-fonte]

Com apenas 19 anos, juntou-se à banda Painted Ladies, que seria o embrião da banda que a tornaria conhecida, Girlschool. Em 1978, a banda grava seu primeiro single chamado Take it away e chama a atenção de Lemmy Kilmister da banda Motorhead que as recomenda para a gravadora Bronze Records com a qual assinam contrato em 1979.

Girlschool[editar | editar código-fonte]

Em 1980, vem o primeiro LP das Girlschool, Demolition. Desse álbum destacam-se as faixas Emergency e Race with the devil. Em 1981, a banda grava seu álbum de maior sucesso, Hit and Run do qual saem os sucessos C´mon Let's go, Yeah Right, a faixa título e um cover da canção Tush da banda estadunidense ZZ Top. As composições são assinadas em sua maioria por Johnson junto com Kim McAuliffe. Johnson ainda gravaria os áluns Screaming Blue Murder em 1982 e Play Dirty em 1983 quando decide sair do grupo para se fixar nos EUA.

EUA[editar | editar código-fonte]

Nos EUA tenta uma carreira solo, mas não é bem sucedida. Aprende a linguagem de Libras e passa a trabalhar com surdos-mudos. Em 1993, retorna à Inglaterra e à Girlschool.

Retorno, doença e morte[editar | editar código-fonte]

Johnson grava com o Girlschool o álbum ao vivo Girlschool Live em 1996 e permanece com a banda até 2000 quando descobre que está com câncer na espinha e se retira do grupo para fazer o tratamento. Falece em 2007.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]