Ken Block (piloto)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ken Block
Ken Block

Ken Block em 2008
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americano
Origem Long Beach, Califórnia
País  Estados Unidos
Data de nascimento 21 de Novembro de 1967 (46 anos)
Rali de
Ano de estréia 2005
Equipe atual Monster World Rally Team
Melhor posição 2º Geral Rally America (2006 e 2008)


Ken Block (Long Beach, 21 de novembro de 1967), é um piloto de rally americano e um dos co-fundadores e recentemente nomeado chefe da marca oficial da DC Shoes. Block competiu em muitos eventos de esportes de ação, incluindo skate, snowboard, motocross, e principalmente corridas de rally.

Ken Block fundou a DC Shoes com Danny way, em 1994. Começaram a DC Shoes como uma pequena empresa de criação de tênis para skatistas. Ken Block acredita que, como outros atletas, os skatistas necessitavam de calçados especiais para competir ao mais alto nível. Way e Block começarem a comercializar estes sapatos e o negócio começou a crescer no mundo dos esportes de ação. Em maio de 2004, a DC Shoes foi adquirida pela Quiksilver Inc. Esta operação fez parte da empresa de 2 bilhões de dólares da família esportes de ação. Hoje, a DC Shoes é conhecida por sua grande variedade de esportes de ação artes, incluindo sapatos e outros vestuários. Para comercializar esses produtos Ken Block e outros associados DC Shoes assinaram uma lista de atletas de classe mundial dos esportes de ação no mercado, desenvolver linhas de assinatura, e melhorar cada vez maior de negócios DC Shoes'.

Feitos[editar | editar código-fonte]

2005[editar | editar código-fonte]

Em 2005, Ken Block começou sua carreira nacional de rally com a equipe SportsCar Vermont, que preparou um Subaru WRX STi 2005 para competir. Seu primeiro evento da temporada de rally foi Sno * Drift, onde acabou por ficar em sétimo lugar geral e quinto na classe Grupo N. Durante a temporada de 2005, Block esteve entre os cinco primeiros colocados geral e terceiro na classe de Grupo N e em quarto lugar na Campeonato Americano de Rally. No final de seu primeiro ano de rali, Ken Block foi eleito o Rookie do Ano.

2006[editar | editar código-fonte]

Em 2006, Ken Block, juntamente com seu com panheiro de equipe Travis Pastrana assinou um novo contrato de patrocínio com a Subaru. Através deste acordo com a Subaru, a equipe ficou conhecida como "Subaru Rally Team E.U.A.." Com a nova temporada de rally, também tem uma nova marca Vermont SportsCar prepped 2006 Subaru WRX STi. Ele competiu nos X Games 12. Na competição, terminou em terceiro lugar. Ele passou a competir em 2006 no Rally America National Championship, onde terminou em segundo lugar no geral.

2007[editar | editar código-fonte]

Em 2007, Ken Block competiu no rali X Games 13, onde ele ficou em segundo lugar geral e conquistou a medalha de prata. No Rally America National Championship, terminou em terceiro. Durante este período, Block também correu em algumas etapas do Campeonato Mundial de Rali WRC, o Rali do México e Rali da Nova Zelândia. No Rali da Nova Zelândia, Block ficou duas vezes no top-five das etapas na classe Grupo N. No final de 2007, tinha conseguido 19 pódios e oito vitórias.

2008[editar | editar código-fonte]

Block decidiu competir no Rallye Baie des Chaleurs - o campeonato canadense de Rally para ganhar alguma experiência com o carro e se preparar para o Campeonato Mundial de Rally deste ano. Ganhou seu primeiro rali na competição. Este foi apenas o segundo evento para o carro novo. Block e seu co-piloto foram incapazes de obter quaisquer pontos no campeonato por não ter uma licença de competição canadense. Competiu no Rally Nova York e terminou em primeiro lugar. Nos X Games 14, terminou empatado em terceiro lugar, com Dave Mirra.

Block competiu no Rally America National Championship 2008, que concluiu em 17 de outubro de 2008. No evento, ele terminou em segundo lugar geral, com uma vitória no último evento, Block terminou mais de um minuto à frente de seu concorrente mais próximo e garantiu a segunda posição geral.

2010[editar | editar código-fonte]

Block testando um Ford Fiesta para a temporada de 2010 do Rally America.

Em, 2010, a Monster World Rally Team 06 de janeiro anunciou Ken como seu piloto para o Campeonato Mundial de Rali - WRC, em que ele vai correr pela a Monster / Ford Racing RS Focus. Seu carro será preparado pela M-Sport com base norte da Inglaterra, que também prepara os carros da Ford WRC. Ele será preparado simultaneamente com o Ford Fiesta em sua sexta temporada do American Rally, bem como a sua quinta participação nos X-games. Ken também será o primeiro piloto americano no Campeonato Mundial de Rali. Em 27 de fevereiro, Block venceu o Rally dos 100 Acre Wood pela 5 ª vez consecutiva. Isso quebrou o recorde de John Buffum. Ken está sendo treinado pelo ex-piloto de fábrica da Ford, Markko Martin.

Resultados no Rally America[editar | editar código-fonte]

Ano Carro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 DC Pts
2005 Subaru Impreza WRX STI SNO
5
ORE
7
SUS
3
PIK
4
MAI
3
OJI
Ret
COL
4
LSP
3
4th 65
2006 Subaru Impreza WRX STI SNO
3
ACR
1
ORE
3
SUS
Ret
MAI
11
OJI
Ret
COL
Ret
LSP
1
WIL
3
2nd 90
2007 Subaru Impreza WRX STI SNO
6
ACR
1
ORE
2
OLY
4
SUS
Ret
NEW
3
OJI
2
COL
1
LSP
Ret
3rd 109
2008 Subaru Impreza WRX STI SNO
5
ACR
1
OLY
1
ORE
Ret
SUS
Ret
NEW
Ret
OJI
Ret
COL
5
LSP
1
2nd 86
2009 Subaru Impreza WRX STI SNO
Ret
ACR
1
OLY
Ret
ORE
Ret
SUS
1
NEW
2
OJI
Ret
COL
Ret
LSP
3
4th 80
2010 Ford Fiesta SNO
Ret
ACR
1
OLY
Ret
ORE
Ret
SUS
Ret
NEW
Ret
12th 27

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ken Block (piloto)