Kenji Tomiki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Kenji Tomiki (富木 謙治, Tomiki Kenji?) foi um mestre de aiquidô. Nascido em 15 de março de 1900, na cidade de Akita, Japão, falecendo em 25 de dezembro de 1979. Além do aikido, do qual desenvolveu a modalidade desportiva, era mestre de judô.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele começou seu estudo de Artes Marciais quando tinha apenas 6 anos de idade, treinando bokken, e posteriormente Judô.

Em 1926, Tomiki Shihan conheceu Mestre Ueshiba na Universidade de WasedaTóquio, onde estudava, e com incentivo de Mestre Jigoro Kano, tornou-se um de seus melhores alunos.

Em 1936, ele foi enviado à ManchúriaChina, território invadido pelo Japão, para lecionar caligrafia, e se ofereceu para ensinar também artes marciais. Seus alunos de Judô e Kendô tiveram então a oportunidade de aprender também o Aikidô.

Tomiki Shihan foi o primeiro aluno de Mestre Ueshiba a obter a graduação de 8º Dan, em 1940, e desde então, já pensava em modernizar o Aikidô.

Depois da segunda guerra mundial ele foi aprisionado em solitária por três anos em um campo de detenção da antiga URSS, mas mesmo preso ele continuou com seu pensamento voltado para as artes marciais, manteve sua forma física, idealizou o unsoku, exercício que pode ser realizado em um espaço reduzido, e começou a esboçar a união entre Judô e Aikidô.

Em 1958 Tomiki Shihan fundou o Clube de Aikidô na Universidade de Waseda, onde era o diretor do departamento de Educação Física, na condição de viabilizar o Aikidô como esporte competitivo.

Tomiki Shihan, com sua grande experiência em Artes Marciais, pois já era oitavo dan tanto em Judô quanto em Aikidô, uniu as técnicas aprendidas com Mestre Ueshiba com o método de treinamento e doutrinas aprendidas com o Judô. Ele introduziu o randori – treinamento livre – em 1964, com o intuito de tornar as técnicas mais eficientes e também em transformar o Aikidô em esporte competitivo, para atrair novos jovens praticantes. Tomiki Shihan achava que, atraídos pelo Aikidô esportivo, os alunos, com o tempo, iriam apreciar o lado espiritual da arte.

Em 1967 foi inaugurado o primeiro dojo exclusivo para a prática e estudo do aikidô competitivo. Tomiki Shihan lhe deu o nome de Shodokan, que significa a casa do caminho iluminado.

As competições tiveram início entre algumas faculdades na região de Tóquio e em 1970 aconteceu o primeiro campeonato japonês universitário, onde o tanto foi introduzido pela primeira vez.

Tomiki Shihan viajou pelos Estados Unidos e Austrália demonstrando e ensinando sua Arte Marcial. Escreveu vários trabalhos e livros e foi o fundador da Associação Japonesa de Aikidô – JAA em 1974.

Em 1976, foi aberto o Shodokan Hombu Dojo, em Osaka.

Ele faleceu em 25 de dezembro de 1979, sendo substituído pelo seu grande amigo e companheiro Hideo Obba, que ficou à frente da JAA até 1986.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • JAA - Site oficial da Japan Aikido Association no Japão, responsável pelo Shodokan Aikido.
  • GOSHIN AIKIDO RENMEI - site oficial Associação Goshin de Tomiki/Shodokan Aikido no Brasil.
  • ARSA RIO - Site oficial da Associação Ronin de Shodokan Aikido do Rio de Janeiro.
  • ATAB - Sítio oficial da Associação de Tomiki Aikido do Brasil, ligada diretamente à Japan Aikido Association e Tomiki Aikido International Network
  • FACERJ AIKIDO - Site oficial da Federação de Aikido de Competição do Estado do Rio de Janeiro
Judo pictogram.svg Este artigo sobre um(a) judoca, integrado ao Projeto Artes Marciais, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.