Kenneth Grahame

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kenneth Grahame
Kenneth Grahame em 1910
Nacionalidade Reino Unido britânico
Data de nascimento 08 de Março de 1859 (155 anos)
Local de nascimento Edimburgo, Escócia
Data de falecimento 06 de julho de 1932
Local de falecimento Pangbourne, Berkshire
Gênero(s) Ficção
Ocupação Escritor de livros infantis, e banqueiro
Obra(s) de destaque O Vento nos Salgueiros

Kenneth Grahame (Edimburgo, 08 de março de 1859 - Pangbourne, Berkshire, 06 de julho de 1932) foi um escritor britânico, principalmente de ficção e fantasia escritos para crianças. Seu principal trabalho é The Wind in the Willows,[1] um dos maiores clássicos da literatura infantil, influenciando muitos outros, como J.K. Rowling.

Sua vida[editar | editar código-fonte]

Grahame nasceu em Edimburgo, Escócia, mas já na infância, depois de perder a mãe, foi mandado pelo pai junto com seus irmãos (sem condições de criá-los) para viver com sua avó às margens do Rio Tâmisa. Era um excelente aluno no St. Edward's School em Oxford, mas não pôde estudar na universidade devido a falta de dinheiro. Ao invés disso, foi mandado para trabalhar no Bank of England em 1879. Aposentou-se em 1907 por causa da saúde, talvez por ter sido baleado certa vez num assalto ao banco alguns anos antes.

O casamento com Elspeth Thomson foi infeliz. Só tiveram um filho, Alastair, cego de um olho e com diversos problemas de saúde. The Wind in the Willows foi um livro escrito para Alastair. Alastair suicidou-se numa linha de trem, dois dias antes de seu vigésimo aniversário. Kenneth Grahame faleceu em Pangbourne, Berkshire, em 1932. Foi enterrado no Holywell Cemetery, em Oxford. Seu epitáfio contém a seguinte frase, escrita por seu primo:

Cquote1.svg À bela memória de Kenneth Grahame, esposo de Elspeth, pai de Alastair, que atravessou o Rio em 6 de Julho de 1932, deixando a infância e a literatura mais abençoados para todos os momentos. Cquote2.svg

Referências

  1. Green, Peter. Beyond the Wild Wood: The World of Kenneth Grahame Author of The Wind in the Willows (em inglês). Nova Iorque: Facts on File, 1983. Capítulo: Chapter 1: Dragons and Pterodactyles 1859-67. , 224 p. p. 9–24. ISBN 0-87196-740-5
Commons
O Commons possui multimídias sobre Kenneth Grahame