Kensington e Chelsea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: Se procura por outros significados de Chelsea, consulte Chelsea (desambiguação).

Kensington e Chelsea

Royal Borough of Kensington and Chelsea

  Borough  
Avenida Cromwell, em South Kensington
Avenida Cromwell, em South Kensington
Avenida Cromwell, em South Kensington
Localização
Localização do borough de Kensington e Chelsea na Região de Londres
Localização do borough de Kensington e Chelsea na Região de Londres
Localização do borough de Kensington e Chelsea na Região de Londres
Kensington e Chelsea está localizado em: Inglaterra
Kensington e Chelsea
Localização do borough de Kensington e Chelsea na Região de Londres
Coordenadas 51° 30' N 0° 10' O
País  Inglaterra
Região Região de Londres
Condado cerimonial Grande Londres
Características geográficas
Área total 12,13 km²
População total (2012) 155,930 hab.
Densidade 12,9 hab./km²
Fuso horário GMT (UTC+0)
Sítio www.rbkc.gov.uk

Kensington e Chelsea, também conhecido como Royal Borough of Kensington and Chelsea é um borough da Região de Londres, na Inglaterra. Localiza-se ao oeste da Cidade de Westminster, ao sul de Hyde Park e Mayfair, e ao norte do rio Tâmisa. É um dos três boroughs londrinos que têm o título de Royal ("Real"); os outros são Greenwich e Kingston upon Thames.

Cidade irmã[editar | editar código-fonte]

Kensington e Chelsea é geminada com Cannes, em França.

História[editar | editar código-fonte]

Este distrito é resultado da fusão em 1965 dos antigos distritos de Kensington e Chelsea. Somente Kensington tinha a categoria de distrito real (em inglés, royal borough), e portanto Chelsea herdou a condição de seu distrito irmão. No momento de sua união, Kensington era uma das zonas mais caras de Londres para se viver. Chelsea, pelo contrário, era uma zona boêmia e artística (local do movimento Swinging London dos anos 1960). Hoje em dia, esta diferença se desfez e, em ambas as zonas, moram muitos dos habitantes mais ricos da capital britânica.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Edifícios em Kensington

O distrito de Kensington e Chelsea se configura como uma área eminentemente urbana. Segundo o censo de 2001, este distrito era o local mais densamente povoado de todo o Reino Unidoː 13 244 habitantes por quilómetro quadrado, com uma população de 158 919 habitantes em uma área aproximada de 12 quilómetros quadrados. Apesar desta densidade, a zona tem vários parques e áreas arborizadas, e a altura das casas não costuma ser elevada.

Bairros[editar | editar código-fonte]

O borough inclui os bairros de Brompton, Chelsea, Earls Court, Holland Park, Kensington, North Kensington, Notting Hill, South Kensington e West Brompton.

Pontos de interesse[editar | editar código-fonte]

O borough é a sede de várias instituições, entre elas museus e universidades, e acolhe a maior parte das embaixadas estrangeiras que existem na cidade.

Se caracteriza por ser uma das regiões mais verdes da capital britânica. A maior parte de suas ruas são arborizadas. O distrito tem uma configuração eminentemente residencial, com um ar de tranquilidade e várias zonas verdes. O maior parque de Londres, o Hyde Park, limita pelo norte com o distrito.

Sem ser una zona comercial, em Kensington e Chelsea se encontra grande quantidade de lojas (de preços variados, mas geralmente elevados), destacando-se as ruas Sloane Street, King's Road ou Kensington High Street. Entre os lugares mais luxuosos, se destaca a Harrods, um das mais famosas lojas de departamentos do mundo.

Kensington High Street em 2006

O Royal Albert Hall está situado no bairro de South Kensington e, próximo a este teatro, se situa o Albert Memorial.

Existem alguns museus de grande importância no distrito, destacando-se o Victoria and Albert Museum e o Museu de História Natural de Londres, junto com a Turner House, no bairro de Chelsea.

Uma curiosidade do bairro de South Kensington é o Kensington Roof Gardens (ou simplesmente Roof Gardens, literalmente "jardins no telhado"), que se situa sobre o edifício e ex-grande armazém Derry and Toms em Kensington High Street. Seu jardim de estilo árabe, seu jardim estilo Tudor e seu jardim estilo clássico inglês fazem, deste local, um destino singular e belíssimo.

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Kensington e Chelsea
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.