Kensington e Chelsea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nota: Se procura por outros significados de Chelsea, consulte Chelsea (desambiguação).

Kensington e Chelsea
Royal Borough of Kensington and Chelsea
—  Borough de Londres, Borough Real  —
Avenida Cromwell, em South Kensington
Avenida Cromwell, em South Kensington
Localização do distrito de Kensington e Chelsea em Londres
Localização do distrito de Kensington e Chelsea em Londres
Kensington e Chelsea está localizado em: Inglaterra
Kensington e Chelsea
Localização do distrito de Kensington e Chelsea em Londres
51° 30' N 0° 10' O
País  Inglaterra
Região Londres
Condado cerimonial Grande Londres
Área
 - Total 12,13 km²
População (2012)
 - Total 155,930
    • Densidade 13.000/km2 
Fuso horário GMT (UTC+0)
Sítio www.rbkc.gov.uk

Kensington e Chelsea é um borough, conhecido também como Royal Borough of Kensington and Chelsea, situado na Grande Londres, na Inglaterra. Localiza-se ao oeste da Cidade de Westminster, ao sul de Hyde Park e Mayfair, e ao norte do rio Tâmisa. Kensington e Chelsea é um de três boroughs londrinos de ter o título "Royal" (Real); outros são Greenwich e Kingston upon Thames.

Kensington e Chelsea é geminada com Cannes em França.

História[editar | editar código-fonte]

Este distrito é resultado da fusão, em 1965 dos antigos distritos de Kensington e Chelsea. Somente Kensington tinha a categoria de distrito real (em inglés, royal borough), e portanto Chelsea herdou a condição de seu distrito irmão. No momento de sua união, Kensington era uma das zonas mais caras de Londres para se viver. Chelsea, pelo contrário, era uma zona bohemia e artística (local do movimento Swing London dos anos 60). Hoje em dia, esta diferênça se desfez, e ambas zonas são a zona residencial de muitos dos habitantes mais ricos da capital britânica.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Edifícios em Kensington

O distrito de Kensington e Chelsea se configura como uma área eminentemente urbana. Segundo o censo de 2001, este distrito era o local mais densamente povoado de todo o Reino Unido, 13.244 habitantes por kilómetro quadrado, com uma população de 158.919 habitantes em una área aproximada de 12 kilómetros quadrados. Apesar desta densidade, a zona tem vários parques e áreas arborizadas, e a altura das casas não costumam ser elevadas.

Bairros[editar | editar código-fonte]

O borough inclui os bairros de Brompton, Chelsea, Earls Court, Holland Park, Kensington, North Kensington, Notting Hill, South Kensington e West Brompton.

Pontos de interesse[editar | editar código-fonte]

O borough é a sede de várias instituções, entre elas museus e universidades, e acolhe a maior parte das embaixadas estrangeiras que existem na cidade.

Se caracteriza por ser um dos mais verdes da capital. A maior parte de ruas são arborizadas. O distrito tem uma configuração eminentemente residencial, com um ar de tranquilidade e várias zonas verdes. O maior parque de Londres, o Hyde Park, limita pelo norte com o distrito.

Sem ser una zona comercial, em Kensington e Chelsea se encontra grande quantidade de lojas (de preços variados, mas geralmente elevados), destacando as ruas Sloane Street, King's Road ou Kensington High Street. Entre os lugares mais luxuosos se destaca a Harrods, um das grandes lojas de fama mundial cuja propriedade é do milionário egípcio Mohamed Al-Fayed.

Kensington High Street em 2006

O Royal Albert Hall está situado no bairro de South Kensington e e próximo a este teatro se situa o Albert Memorial.

Existem alguns museus de grande importância no distrito, destacando-se o Victoria and Albert Museum e o Museu de História Natural de Londres, junto com a Turner House, no bairro de Chelsea.

Uma curiosidade do bairro de South Kensington é o Kensington Roof Gardens (ou simplemente Roof Gardens, literalmente "jardins no telhado") que se situa sobre o edifício Derry and Toms em Kensington High Street. Seu jardim de estilo árabe, seu jardim estilo Tudor e seu jardim estilo clássico inglês fazem deste local um destino singular e belíssimo.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.