Keri Hilson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Keri Hilson
Keri-Hilson-2013-at-Live-Pure-Nightclub-Event.jpg
Keri Hilson 2013 no Live Pure Nightclub Event
Informação geral
Nome completo Keri Lynn Hilson
Também conhecido(a) como Keri
Nascimento 5 de Dezembro de 1982 (32 anos)
Origem Atlanta, Georgia
País  Estados Unidos
Gênero(s) Pop R&B e Hip Hop
Ocupação(ões) cantora, compositora
Instrumento(s) vocal
Período em atividade 2001-atualmente
Gravadora(s) Zone 4
Mosley Music
Interscope
Afiliação(ões) Lloyd Banks,The Clutch,Polow Da Don,Timbaland,Ludacris,Danja,Akon,Kanye West,Chris Brown,Britney Spears.
Influência(s) Lauryn Hill ,Michael Jackson.
Página oficial KeriHilson.com

Keri Lynn Hilson (Atlanta, 5 de Dezembro de 1982) é uma cantora e compositora de R&B norte-americana, atualmente contratada pela Zone 4/Mosley Music Group/Interscope. Ela é parte do time de produtores e compositores conhecidos como The Clutch, onde escreveu trilhas para outros artistas como Britney Spears, Ciara, Ludacris e Usher.

O primeiro álbum de estudo, In a Perfect World... , foi lançado em março de 2009 e estreou na posição quatro da Billboard 200 e número um no Top R & B / Hip-Hop da Billboard nos Estados Unidos, onde foi certificado de venda de ouro mais de 500.000 cópias pela RIAA. O álbum produziu cinco singles: O carro-chefe "Energy", "Return the Favor" com a participação de Timbaland, "Turnin' Me On", "Knock You Down" com Kanye West e Ne-Yo que foi top 3 na Billboard Hot 100 e "Slow Dance".

A reedição do álbum incluiu, além das músicas do álbum, algumas msuicas inéditas, como "I Like" gravada para o filme Zweiohrküken (2009), que foi um suceso em certas partes da Europa Central durante o primeiro trimestre de 2010.

Vida e Carreira[editar | editar código-fonte]

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Hilson nasceu em 5 de dezembro de 1982, em Decatur, Geórgia. Ela estudou na Tucker High School em Tucker, na cidade natal. Durante sua adolescência, Hilson estudou piano e canto. Ela se juntou ao grupo feminino D'Signe quando tinha 17 anos. Tornou-se uma compositora e backing-vocal no ensino médio, e frequentou Oxford College of Emory Universidade, onde se formou em teatro.

2001–07: Compositora e Backing Vocal[editar | editar código-fonte]

Hilson começou a compor em 2001 e passou a escrever músicas para Britney Spears, Ciara, Usher e Ludacris. Em 2004, ela se apresentou em Xzibit com a música "Hey Now (Mean Muggin)", na qual ela recebeu seu primeiro crédito oficial como vocalista.Em 2006, assinou Hilson contrato com a gravadora de Timbaland, Mosley Music Group e apareceu em uma faixa do "Diddy's Press Play". Hilson também foi destaque em "Help", o segundo single de Lloyd Banks' Rotten Apple, onde teve o pico de número 77 na Billboard Hot R&B/Hip-Hop Songs.

Enquanto Hilson estava trabalhando com Polow da Don em um estúdio, ele lhe perguntou: "O produtor acha que poderia levá-la aonde você quer ir como um artista?" Ela respondeu que Timbaland estava em busca de uma artista solo feminina negra de R&B. Depois de cantar para Timbaland por telefone eles começaram a gravar no The Hit Factory na semana seguinte. Em 2007, Hilson gravou músicas com Timbaland que entrariam no Timbaland Presents Shock Value, incluindo os singles "The Way I Are" e "Scream". "The Way I Are" alcançou número três no Billboard Hot 100 nos EUA. Ela fez outra participação em outra canção junto com Timbaland e OneRepublic na novela One Life To Live, em Outubro de 2007 e além disso, foi escalada como escritora e backing vocal de Britney Spears no álbum Blackout.

Também em 2007, Hilson desempenhou o papel principal no vídeo da música "Love in This Club", de Usher e apareceu em um papel de apoio no clipe de Ne-Yo em "Miss Independent".

2008-09: In A Perfet World...[editar | editar código-fonte]

Depois de várias participações em álbuns e singles, Hilson de estréia seu álbum solo. In a Perfect World foi lançado em março de 2009. Em Abril de 2009, o escritor Pete Lewis questinou sobre o título do álbum, Hilson se explicou dizendo:

Eu deliberadamente tenho utilizado as reticências para torná-lo uma declaração incompleta, para mostrar que ninguém é o mais perfeito do mundo. Porque todos nós temos algo sobre as nossas vidas que mudariamos se pudéssemos. Seja a imagem corporal ou situação financeira, ou o amor da vida ... Você sabe, todo mundo tem alguma coisa!
 

O álbum estreou no número quatro no Billboard 200 e E.U.A número um no Top R&B/Hip-Hop da Billboard com a primeira semana de vendas em cerca de 94 mil cópias e ganhou opiniões favoráveis dos críticos de música, que observaram um "CD de estréia sedutor e luxuoso". O álbum foi certificado de ouro pela RIAA.

2010-presente: No Boys Allowed[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2010, Hilson colaborou com Akon no single "Oh África", para arrecadar fundos beneficiando para jovens carentes africanos [17]. Em fevereiro, ela fez parte lista de artistas que aprticiparam da regravação "We Are the World 25", em que o dinheiro arrecadado seria doado para as vítimas do terremoto do Haiti. Keri fez uma participação em "Million Dollar Girl" da Trina e "Got Your Back" do rapper T.I. Em abril do mesmo ano, foi revelado que Hilson seria o novo rosto da Avon, substituindo cantora Jennifer Hudson.

Seu segundo álbum de estúdio, No Boys Allowed foi lançado em 21 de dezembro. O álbum estreou em número onze na Billboard 200 e número sete no Top R & B / Hip-Hop Álbuns , com a primeira semana de vendas de 102.000 cópias vendidas. A canção Breaking Point foi lançada como primeiro single de trabalho nos Estados Unidos em 7 de setembro e chegou ao número 44 no Hot R & B / Hip-Hop Songs Chart.

Rock Pretty Girl foi lançada como segundo single do álbum em 12 de outubro de 2010. A música chegou ao número 24 na Billboard Hot 100 e número quatro no Hot R & B / Hip-Hop Songs Chart. O videoclipe da canção foi aclamado pela crítica e elogiadp por sua homenagem a ícones musicais do passado, que incluiu Josephine Baker, Dorothy Dandridge, The Andrews Sisters, Diana Ross, Donna Summer, Janet Jackson e TLC. Hilson aparece como cada cantor em uma cena bem conhecida da época retratada. One Night Stand com Chris Brown, foi enviada para as rádio urbanas contemporânea em 8 de março de 2011, como terceiro single do álbum. Ela atingiu um pico de número 19 no Hot R & B / Hip-Hop Songs chart [13]. Lose Control (Let Me Down) com Nelly, foi lançado como quarto single do álbum. A partir de Julho de 2011, ela serviu como apoio na " I Am Still Music Tour" de Lil' Wayne, que percorreu a América do Norte. Hilson anteriormente excursionou com Wayne em sua primeira turnê, em 2009.

Em 28 de Agosto de 2012, ela esteve em Moçambique para actuar no Divas Show, um concerto beneficente para a violência doméstica.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Titulo Posições Vendas
US US
R&B
UK IRE CAN
2009 In a Perfect World 4 1 22 35 13
  • US: 500,000
2010 No Boys Allowed 11 7 76 96 20
  • US: 205,000

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Titulo Posições Álbum
US US
R&B
UK IRE CAN ALE SUI SUE
2008 Energy 78 21 43 64 21 In a Perfect World...
Return the Favor 19 19 21 30
Turnin Me On 15 2 80 30
2009 Knock You Down 3 1 43 2 9 30 11
Slow Dance 49
Change Me
I Like 34 5 46
2010 Breaking Point 44 No Boys Allowed
Pretty Girl Rock 24 4 53 81
2011 One Night Stand 19 - -

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas cifrasclub20426