Keygen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde abril de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Um keygen (uma palavra-valise para key generator, que significa gerador de chaves em inglês) é um pequeno programa de computador que gera uma chave do CD ou um número da série/registro de um software ou algoritmo de criptografia.

Tais programas são disponibilizados por grupos de pessoas dedicadas ao cracking (aplicativos para quebra de segurança de sistemas), sendo distribuídos gratuitamente em sítios web de Pirataria na Internet.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Normalmente, um software proprietário requisita um número serial durante sua instalação, que pode ser obtido na caixa do produto ou em seu manual de instalação. O aplicativo de instalação aplica uma expressão algébrica para validar o valor digitado. Por exemplo, o algoritmo de validação poderia definir que uma chave deve conter cinco número e que a soma dos dígitos deve ser 25.

Para escrever um keygen, o autor geralmente utiliza um desmontador para observar o código de máquina do programa para encontrar a rotina de validação do código serial. Com esse conhecimento, usa-se engenharia reversa no algoritmo de validação para gerar chaves válidas.

Legalidade[editar | editar código-fonte]

São algoritmos que violam direitos autorais. Todavia, como não há previsão legal desse ato (a mera utilização de Keygen), pelo princípio da anterioridade da lei penal, tal conduta não pode ser punida; o que não se dá quanto à pirataria, cuja conduta já está inserida em um tipo penal específico, ensejando pena.

Riscos[editar | editar código-fonte]

O uso de keygens é arriscado porque só é possível verificar sua funcionalidade após a execução. Por estarem inseridos num contexto de quebra de regras, é impossível saber quando um software apresentado como keygen é realmente apenas isso - ou se contém também algum código malicioso.