Khan (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Khan
Informação geral
Origem Cantuária, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Rock progressivo
Space rock
Período em atividade 1971 - 1972
Gravadora(s) Decca Records
Ex-integrantes Steve Hillage
Dick Henningham
Nick Greenwood
Eric Peachey
Dave Stewart
Val Stevens
Nigel Griggs

Khan foi uma banda de rock progressivo inglesa, parte da cena musical de Cantuária. A banda foi fundada pelo guitarrista Steve Hillage. Durou pouco tempo, lançando apenas um álbum, Space Shanty, um clássico da cena Canterbury.

História[editar | editar código-fonte]

Origens[editar | editar código-fonte]

Após sair da banda Uriel, Steve Hillage se mudou para Cantuária, aonde se uniu ao baixista Nick Greenwood (ex-Crazy World of Arthur Brown), ao músico Eric Peachey, ao tecladista Dick Henningham e ao baterista Pip Pyle. Várias músicas foram compostas desde então, algumas chegando a constar em trabalhos solo de Hillage. A banda viria a se chamar Khan.

Pyle saiu logo, e, pouco antes da banda entrar em estúdio para a gravação de seu primeiro álbum, Henningham também sai. Hillage chamou seu colega do Uriel Dave Stewart para o posto. Com a formação estabilizada, o Khan gravou no Tollington Park da Decca.

Space Shanty[editar | editar código-fonte]

O álbum que resultou das sessões em estúido, Space Shanty, possuía uma sonoridade tipíca da cena Canterbury, mas com uma maior proximidade com o space rock. As músicas também apresentam muitos improvisos tipícos de jazz, fato devido aos poucos ensaios que a banda fez antes da gravação do disco, o que teria deixado a musicalidade mais aberta a experimentos naturais. O disco foi lançado em Novembro de 1971

A turnê[editar | editar código-fonte]

A partir de Dezembro de 1971, o Khan saiu em turnê para promover o disco. Dave Stewart saiu para fundar o Egg, e foi substituído por Val Stevens. O primeiro show da banda foi no dia 17 de Dezembro de 1971, abrindo para o Caravan no Marquee Club de Londres. Os demais shows foram em locais diversos da Inglaterra, abrindo para bandas como Snow Leopard, Lindisframe, Egg, Henry Cow e Van der Graaf Generator.

O fim[editar | editar código-fonte]

Aoós a turnê, Greenwood saiu da banda, sendo substituído por Nigel Griggs. Aproveitando uma pausa de atividades do Egg, Dave Stewart entrou para a banda como membro fixo mais uma vez, mas essa formação não durou muito. A banda fez parte da Ottawa Music Company de Dave Stewart e Chris Cutler.

O Khan chegou a fazer algumas sessões em estúdio, mas a banda teve seu fim quando Steve Hillage aceitou o convite de Kevin Ayers para tocar com ele em uma turnê, e, mais tarde, entrou para o Gong. Grande parte das últimas gravações do Khan foram usadas no primeiro disco solo de Hillage, "Fish Rising" (1974).

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]