Kiko, Princesa Akishino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Kiko Kawashima)
Kiko
Princesa Akishino
Princesa Herdeira do Japão
Kiko, Princesa Akishino
Princesa Akishino de 2015
Nascimento 11 de setembro de 1966 (57 anos)
  Tóquio, Japão
Nome completo Kiko Kawashima (川嶋紀子)
Cônjuge Fumihito, Príncipe Herdeiro do Japão (c. 1990)
Descendência Mako do Japão
Kako do Japão
Hisaito do Japão
Herdeiro(a) Hisahito Akishino
Casa Dinastia Yamato
(por casamento)
Pai Tatsuhiko Kawashima
Mãe Kazuyo Kawashima
Religião Shinto

Kiko (em japonês: 皇嗣文仁親王妃紀子; nascida Kiko Kawashima; Tóquio, 11 de setembro de 1966) é a esposa de Fumihito, Príncipe Herdeiro do Japão, o segundo filho do imperador emérito Akihito e da imperatriz emérita Michiko do Japão.

Filha de um professor universitário, ela é a segunda plebeia que se casou com um integrante da família imperial japonesa; sua sogra, a imperatriz, foi a primeira em 1959.

Ela também é conhecida, informalmente, como "Princesa Kiko".

Vida familiar e educação[editar | editar código-fonte]

Kiko Kawashima nasceu como a filha mais velha de Tatsuhiko Kawashima, um professor de geologia da Universidade de Gakushuin, e de sua esposa Kazuyo.

Ela era carinhosamente chamada de "Kiki" por amigos de infância e parentes. Passou seu período pré-escolar nos Estados Unidos, quando seu pai recebeu um doutorado em Economia Regional da Universidade da Pensilvânia, onde mais tarde trabalhou.

Kiko fez o seu ensino fundamental e o seu ensino médio em Viena, na Áustria, quando seu pai se tornou o pesquisador-chefe do Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), em Laxemburgo, onde ele estudou ciência espacial e atividades de ONGs.

A futura princesa Akishino tornou-se fluente em inglês e alemão. Ela recebeu seu diploma de graduação do Departamento de Psicologia da Universidade de Gakushuin em 1989. Em 1995, completou o doutorado, na mesma universidade.[1]

Casamento[editar | editar código-fonte]

A princesa no dia de seu casamento

Fumihito, Príncipe Akishino propôs casamento a Kiko Kawashima pela primeira vez em 26 de junho de 1986, enquanto eram colegas em Gakushuin. O casal, entretanto, não anunciou sua intenção de casar por três anos. O noivado recebeu a sanção formal da Agência da Casa Imperial em 12 de setembro de 1989. A cerimônia ocorreu no Palácio Imperial no dia 29 de junho de 1990.

O Conselho de Finanças da Casa Imperial já tinha anteriormente permitido o príncipe de estabelecer um novo ramo na família imperial, e o imperador Akihito concedeu-lhe o título Akishino-no-miya (Príncipe Akishino) no dia de seu casamento. Consequentemente, a noiva tornou-se Sua Alteza Imperial a princesa Akishino.

O noivado e o casamento do príncipe Akishino com a outrora Kiko Kawashima quebrou precedentes em muitos aspectos: na época, o noivo era ainda um estudante graduado em Gakushuin e se casou antes de seu irmão mais velho, o príncipe-herdeiro Naruhito; a princesa Akishino foi a primeira mulher de classe média que entrou para a família imperial. Apesar da imperatriz Michiko ser também uma plebeia, ela vinha de uma família empresária muito rica.

A princesa Kiko continuou com seus estudos de pós-graduação em psicologia e iniciou, simultaneamente, seus deveres oficiais como princesa. Ela é conhecida por sua compreensão ardente e pelo respeito que tem pelos surdos, sendo especializada em interpretação de língua de sinais.

Filhos[editar | editar código-fonte]

Desde 1997, o príncipe Akishino e a princesa Akishino, juntamente com seus filhos, têm mantido uma residência nos terrenos do Palácio Akasaka, no bairro Minato em Tóquio. O casal tem duas filhas e um filho:

Saúde[editar | editar código-fonte]

A princesa herdeira sofre de Síndrome do túnel carpal.[2]

Debate sobre sucessão imperial[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 2005, um comitê governamental recomendou mudar a Lei de Sucessão Imperial de 1947 para garantir que o primogênito dos príncipes herdeiros, de qualquer sexo, se tornasse o herdeiro do Trono do Crisântemo. A opinião pública debatia uma reforma para possibilitar a ascensão da princesa Aiko. O então primeiro-ministro, Junichiro Koizumi, comprometeu-se a levar a reforma ao parlamento.

Entretanto, a gravidez da princesa Kiko, esposa do príncipe Akishino, anunciada oficialmente em fevereiro de 2006, mudou os planos. Em setembro daquele ano, nasceu um menino, o príncipe Hisahito de Akishino, que é o terceiro na linha de sucessão sob a atual lei. O nascimento de Hisahito foi um alívio para membros partidários tradicionalistas e, de fato, desencorajou as propostas que sugeriam a sucessão feminina. Antes de seu nascimento, 84% da população mostrava-se favorável à mudança.

Acredita-se que o debate será continuado e finalizado em um momento apropriado no futuro.


Títulos[editar | editar código-fonte]

  • 11 de setembro de 1966 — 29 de junho de 1990: Srta. Kawashima Kiko
  • 29 de junho de 1990 — 30 de abril de 2019: Sua Alteza Imperial a Princesa Akishino
  • 1 de maio de 2019 — presente: Sua Alteza Imperial a Princesa Herdeira do Japão

Deveres como princesa[editar | editar código-fonte]

A princesa Kiko é presidente da Associação Anti-tuberculose do Japão. Ela também é a honorária vice-presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha japonês.

Referências

  1. Kunaicho.go.jp https://web.archive.org/web/20061010230225/http://www.kunaicho.go.jp/e02/ed02-06.html. Arquivado do original em 10 de outubro de 2006  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  2. Sankei.jp.msn.com https://web.archive.org/web/20071216121548/http://sankei.jp.msn.com/culture/imperial/071214/imp0712141605000-n1.htm. Arquivado do original em 16 de dezembro de 2007  Em falta ou vazio |título= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]