Killdozer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Killdozer!
A máquina assassina/Desespero (PT)
Desespero (BR)
 Estados Unidos
1974 • cor • 74 minutos min 
Direção Jerry London
Roteiro Theodore Sturgeon
Ed MacKillop
Elenco Clint Walker
Carl Betz
Neville Brand
Género alienígena, terror, ficção científica
Idioma inglês
Música Gil Melle
Página no IMDb (em inglês)

Killdozer! (br: Desespero / pt: A máquina assassina) é um filme de horror norte-americano produzido para a TV, em 1974, adaptado a partir de uma novela de Theodore Sturgeon de mesmo nome feita em 1944. A direção é de Jerry London.

História[editar | editar código-fonte]

Exibido anteriormente na TV brasileira com o título Desespero[1] . Um corpo extraterrestre cai numa ilha deserta, onde seis homens trabalham num importante projeto de construção. O estranho ser se insufla numa escavadeira e a máquina passa a ameaçar a vida dos operários[2] .

Um grupo de trabalhadores está a construir uma pista de pouso numa ilha do Pacífico, na América do Sul. Durante o curso do trabalho, um meteorito vindo do espaço colide justamente no local e começa a emitir um som estranho.

Kelly Foreman (Walker) e o motorista de escavadeiras Mack (Urich) descobrem o meteorito que emite um som estranho. Quando a escavadeira Caterpillar D9 é usada para tentar manusear o objeto, ela passa a emitir uma luz azul que anima a máquina. Mack, que estava por perto, adoece e logo morre. Chub (Neville), mecânico da equipe, não encontra nada de errado com o bulldozer, mas ouve o som estranho por trás da colher. Kelly então dá ordens para que o trator não seja mais usado.

Não tarda para que a máquina possuída pelo mal, aparentemente sem ninguém a bordo, comece a destruir as instalações e a ceifar a vida dos trabalhadores, inclusive destrói o rádio, único meio de comunicação com o exterior, deixando os remanescentes isolados. A tripulação é logo reduzida a apenas Kelly e Dennis (Betz), os únicos sobreviventes da terrível ameaça, que terão de debelá-la mediante uma emboscada infalível. O trator, o qual parece funcionar indefinidamente, apesar da capacidade limitada de combustível, se desloca indefinidamente espalhando o terror pela ilha.

O filme foi exibido no Brasil na década de 70 e década de 80 pela Rede Globo, SBT e Rede Record, com o anterior nome de Desespero [3] . Posteriormente foi renomeado pelas emissoras Máquina Assassina[4] . Conta no elenco com os atores Clint Walker e Neville Brand.

Não há registros de lançamento em VHS ou DVD em português, existindo apenas edições em inglês. O próprio Sturgeon, autor da história, trabalha na produção como uma espécie de consultor.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Clint Walker (Lloyd Kelly);
  • Carl Betz (Dennis Holvig);
  • Neville Brand (Chub Foster);
  • James A. Watson Jr. (Al Beltran);
  • Robert Urich (Mack McCarthy);

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://acervo.oglobo.globo.com/busca/?busca=killdozer Jornal O Globo de 27 de novembro de 1984
  2. http://acervo.oglobo.globo.com/busca/?busca=killdozer Jornal O Globo de 28 de abril de 1986
  3. http://acervo.oglobo.globo.com/busca/?busca=killdozer Jornal O Globo de 30 de março de 1975
  4. http://acervo.oglobo.globo.com/busca/?busca=killdozer Jornal O Globo de 16 de janeiro de 1976