Kim Il-sung

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este é um nome coreano; o nome de família é Kim
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde março de 2013). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Kim Il-sung
김일성
Kim Il-sung
김일성
Líder da Coreia do Norte Coreia do Norte
Mandato 9 de setembro de 1948
a 8 de julho de 1994
Antecessor(a) Choi Youn-gun
Sucessor(a) Kim Jong-il
Vida
Nascimento 15 de abril de 1912
Mangyŏngdae, Heian-nandō, Coreia Japonesa
Morte 8 de julho de 1994 (82 anos)
Pyongyang, Coreia do Norte
Dados pessoais
Partido Partido dos Trabalhadores

Kim Il-sung (em coreano: 김일성; em hanja: 金日成) (Mangyŏngdae, actual Pyongyang , 15 de abril de 1912 — Pyongyang, 8 de julho de 1994) foi o líder da Coreia do Norte desde a fundação do país em 1948 até à data da sua morte. Sucedeu-lhe como líder o seu filho, Kim Jong-il.

Exerceu o cargo de primeiro-ministro de 1948 a 1972 e de presidente de 1972 até à sua morte. Foi também o secretário-geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia, em que era o comandante autocrático.

Como líder da Coreia do Norte, partiu de uma ideologia marxista-leninista até formular a Ideia Juche baseada no culto à personalidade. Conhecido como Grande Líder, Kim Il-sung é oficialmente (segundo a Constituição do país) o Presidente Eterno da Coreia do Norte, sendo feriados no país as datas do seu nascimento e morte.

Luta política[editar | editar código-fonte]

Kim Il Sung em 1946.

Nascido em 15 de abril de 1912 em Pyongyang (capital e maior cidade da Coréia do Norte), numa família de camponeses, Kim Il Sung recebeu uma educação cristã.[carece de fontes?] Durante as lutas pela independência da Coréia, então pertencente ao Japão, a família de Kim mudou-se para a Manchúria, na China. Lá, Kim Il Sung frequentou uma escola chinesa. Aos 15 anos, foi preso como membro da Liga da Juventude Comunista do Sul da Manchúria. Libertado em 1930, passou a integrar o Exército Revolucionário Coreano. Kim Il Sung tornou-se líder de um grupo guerrilheiro.

Kim Il Sung como presidente da Coreia do Norte[editar | editar código-fonte]

Em 1945, a Conferência de Yalta permitiu que tropas soviéticas e americanas se instalassem na Coréia, dividindo o país em duas partes. O governo provisório da Coreia do Norte ficou a cargo de Kim Il Sung. Oficialmente, líder do Partido dos Trabalhadores Coreano, Kim Il Sung na realidade teve poder quase total sobre o país.[carece de fontes?] Entre 1950 e 1953, Kim liderou os norte-coreanos na guerra contra a Coreia do Sul, protegida pelos Estados Unidos e pelas Nações Unidas.

Após o acordo de paz entre as duas Coreias, Kim Il Sung intensificou[carece de fontes?] um governo ditatorial[carece de fontes?] baseado no culto à personalidade. Passou a ser tratado como "Grande Líder", enquanto seu filho Kim Jong-il, designado como seu sucessor, passou a ser tratado como "Estimado Líder".

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Kim Il-sung casou-se com Kim Jong-Suk. Ela morreu em 1949, com 32 anos, em decorrência de um ataque cardíaco. Logo após a morte da primeira esposa, Kim Il-sung desposou Kim Song-ae, vinte anos mais nova que ele - e já grávida de um menino, seu filho Kim Pyong-il.

Kim II Sung desenvolveu também uma filosofia de massas chamada "Juche", que significa auto-suficiência. Morreu em 1994, aos 82 anos, vítima de uma parada cardíaca. Quatro anos depois, seu filho Kim Jong II, atribuiu-lhe o título de "presidente eterno".


Precedido por
Choi Yong-gun
Presidentes da Coreia do Norte
1972 - 1990
1990 - 1994
Sucedido por
Kim Jong-il
Precedido por
-
primeiro-ministro da Coreia do Norte
1948 - 1972
Sucedido por
Kim Il
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.