Kim Yoon-jin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde julho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Yunjin Kim
Nome completo Yoon-jin Kim
Nascimento 7 de novembro de 1973 (40 anos)
Seul,  Coreia do Sul
Ocupação Ator
Cônjuge Jeong Hyeok Park
Atividade 1996 -atualmente
Página oficial
IMDb: (inglês)


Este é um nome coreano; o nome de família é Kim

Kim Yoon-jin ou Yunjin Kim (coreano: 김윤진, nascida em 7 de novembro de 1973 em Seul, Coreia do Sul) é uma atriz sul-coreana. Casada Jeong Hyeok Park. É conhecida mundialmente por interpretar Sun Kwon no seriado Lost.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Com 10 anos, Kim imigrou para os Estados Unidos com sua família. Como uma adolescente tímida em Staten Island, ainda acostumando-se com a vida nos EUA, ela juntou-se ao clube de teatro de sua escola e assim acabou apresentando-se no musical My Fair Lady.

Seguindo sua paixão, Kim mudou-se para Nova York, onde prestou aulas e ganhou seu diploma na New York High School of Performing Arts (Escola Secundária de Arte de Atuação N.I.). De lá estudou drama na London Academy of Performing Arts (Academia de Drama Americana Inglesa) e também estudou na Universidade de Boston (BFA Representação).

Além de dançarina treinada em: Balé, Jazz, Afro-caribiana, e Dança de Ópera de Pequim, também é uma lutadora exímia, seus dotes de combate são: sem defesa, luta com bastão, espada de folha larga e Tae Kwon Do.

Mesmo já sendo uma famosa atriz na Ásia, ela ganhou os fãs americanos pela série de TV, "Lost".

Publicou um livro de fotos japonesas chamado "XOXO", foi Embaixatriz da Boa Vontade da Coreia, na Copa do Mundo de 2002 no Japão e na Coreia e Porta-voz da Kanebo uma companhia de cosméticos japonesa. A intérprete de Sun em Lost subiu ao altar com Jeong Hyeok Park em cerimônia no Havaí (28 de março de 2010), um dia depois de gravar algumas de suas cenas finais para a série.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Após formar-se, Kim dedicou-se completamente à carreira como atriz, ganhando vários papéis pequenos na MTV, em dramas estilo telenovela na ABC e nos palcos da Broadway.

Em 1996, um programa de TV coreano que estava filmando em Manhattan a chamou e a persuadiu para retornar para sua terra natal, para aparecer no drama de TV coreano A Gorgeous Vacation, seguindo-se dois outros papéis, em Foreboding e na minisérie Wedding Dress.

Atingiu maior sucesso na Coreia do Sul com o filme Shiri, de 1999, um thriller de ação que atingiu bilheteria recorde no país, tornando-a uma celebridade instantânea. Durante os próximos anos, atuou em mais cinco filmes. Em julho de 2003 assinou um contrato com a agência William Morris, que representa atores como Halle Berry, Salma Hayek, Kevin Spacey, Sarah Michelle Gellar, Lucy Liu, Jackie Chan e Reese Witherspoon.

Yoon-jin Kim(o nome aparece nos créditos como Yunjin Kim) interpreta a personagem Sun Kwon na série de televisão Lost.

Foi oferecido a Kim o papel principal no filme Memoirs of a Geisha (Memórias de uma Gueixa), mas ela recusou, sendo que o papel acabou indo para Zhang Ziyi.

Foi escolhida para o papel principal no filme Georgia Heat, cujas gravações iniciaram-se em junho de 2005. em que participam Billy Bob Thornton, com produção de Janet Yang, produtora de The Joy Luck Club (1993).

Trivia[editar | editar código-fonte]

  • Yoon-jin Kim originalmente fez o teste para a personagem de Kate, mas os produtores estavam tão impressionados com sua performance que os personagens de Sun e Jin foram criados. (Origem: Extras do DVD da Lost (temporada 1))
  • Embora tenha o mesmo sobrenome, (Kim), que seu colega de trabalho e marido de cena, Daniel Dae Kim, eles não são parentes nem casados.
    • "Kim" é o nome de família mais comum na Coreia, cerca de 20%-25% da população.
  • Conhecida como Kim Yoon-jin ou Kim Yunjin na Ásia. Embora o nome de Daniel Dae Kim, que contém um nome ocidental, mas ele não vem de lá.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]