Kingsley Amis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Kingsley William Amis
Nascimento 16 de abril de 1922
Londres,  Inglaterra
Morte 22 de outubro de 1995 (73 anos)
Londres,  Inglaterra
Nacionalidade britânica
Ocupação poeta, novelista, professor, crítico literário.

Kingsley Amis (Londres, 16 de abril de 1922 — Londres, 22 de outubro de 1995) foi um ficcionista, poeta e cronista literário britânico.

Revelou-se como um dos grandes prosadores ingleses que surgiram depois da Segunda Guerra Mundial, no grupo chamado Angry Young Men (Jovens Revoltados). Em 1954 lançou seu primeiro romance - e primeiro grande sucesso -, Lucky Jin, que lhe trouxe fama e algum dinheiro. No início se denominava centro-esquerdista, mas depois de romances como Take a girl like you (1960) e The anti-death league (1966) - pelo qual recebeu seu Booker Prize e seu Grau de Cavaleiro em 1990 - foi criticado por ter "passado para a direita", quando, por exemplo, apoiou a presença dos norte-americanos no Vietnã e atacou o Conselho das Artes.