Klaus Röder

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Klaus Roeder
Klaus Röder
Informação geral
Nome completo Klaus Röder
Nascimento 7 de abril de 1948 (76 anos)
País Alemanha
Gênero(s) Música eletrônica
Krautrock
Ocupação(ões) Músico
Produtor musical
Período em atividade 1968 - presente
Gravadora(s) Kling Klang
Afiliação(ões) Kraftwerk
Página oficial kraftwerk.com

Klaus Röder (geralmente escrito Roeder) (Stuttgart, 7 de abril de 1948) é um músico alemão e professor de música. Ele atualmente vive e leciona em Langenfeld, na Alemanha. Mais conhecido por ter participado do seminal grupo de música eletrônica Kraftwerk. Roeder é casado e tem dois filhos.

História[editar | editar código-fonte]

Estudou violino e piano, em seguida, começou um estudo de engenharia de som em 1968, e composição e guitarra na Academia de música Robert Schumann em Düsseldorf. Graduando-se em 1980 com um diploma na composição da música eletrônica[1].

Interessado em música experimental e de vanguarda começou a criar instrumentos, utilizar também sintetizadores e gravadores para manipular os sons gravados.

Durante este período ele tocava guitarra (usada como um dispositivo "disparador" do som para o sintetizador), em grupos de free jazz, e brevemente, durante 1974, com a banda eletrônica Kraftwerk[1].

Desde 1975 ele tem trabalhado em seu estúdio de música electrónica, ultimamente, usando computadores pessoais inteiramente para compor e criar música.

Referências

  1. a b Klaus Roeder (em inglês) no AllMusic

Ligações externas[editar | editar código-fonte]