Kleber Lucas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Kleber Lucas
Informação geral
Nome completo Kleber Lucas Costa
Também conhecido(a) como Kléber
Nascimento 23 de junho de 1968 (46 anos)
Origem São Gonçalo, Rio de Janeiro
País  Brasil
Gênero(s) Música cristã contemporânea, canto congregacional, pop rock, soul
Instrumento(s) Vocal, piano, teclado e violão
Extensão vocal Tenor
Período em atividade 1996 – presente
Outras ocupações Pastor
Gravadora(s) MK Music
Afiliação(ões) Aline Barros, Fernanda Brum, Quatro por Um, Fernandinho, Eyshila, Liz Lanne, Voices, Marina de Oliveirae Trazendo a Arca
Página oficial http://www.kleberlucas.com.br/

Kleber Lucas Costa, ou simplesmente Kleber Lucas (São Gonçalo, 23 de junho de 1968) é um cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista brasileiro de música gospel. Congregava na Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra. É pastor líder da Igreja Batista Soul.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Kleber nasceu em São Gonçalo, município pertencente ao estado do Rio de Janeiro, no dia 23 de junho de 1968, mas foi registrado no cartório dia 27 de junho de 1968. Kleber cresceu em uma comunidade muito simples e se mudou muitas vezes durante a infância pois a família não tinha condições financeiras para se estabelecer por muito tempo. Em função desses problemas financeiros, Kleber teve sua criatividade estimulada. Como não tinha dinheiro para comprar brinquedos para si, o lazer de Kleber se resumia a brincadeiras de rua. Juntamente com as outras crianças da comunidade, jogava futebol com bola de meia, construía carrinhos de rolimã, casas na árvore. Entretanto, seu momento favorito era quando os amigos se reuniam para cantar cantigas de roda. Em 1981, a família de Kleber se mudou para Niterói, atualmente residem na Barra da Tijuca. O que Maria Madalena Lucas e Antônio Costa sequer sonhavam era que o seu filho fosse desenvolver um ministério tão importante e abençoador.

Aos 17 anos, Kleber entrou na Igreja Nova Vida de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, e teve sua vida transformada. Foi após o seu encontro com Cristo, com uma entrega total e apaixonada, que o cantor veio a se interessar pela música. \"Descobri uma paixão pela música que ainda não conhecia\", conta Kleber.

Conversão religiosa[editar | editar código-fonte]

No ano de 1985, Kleber Lucas se converteu ao cristianismo através de um grupo de jovens da igreja Nova Vida de Icaraí, que fazia um trabalho de evangelismo nas ruas com música. A igreja Nova Vida por ter sido fundada por um músico, o bispo Robert McAlister, influenciou muito a geração de cristãos que estava surgindo no Rio de Janeiro através da música. E foi nesse grupo de jovens que o Kleber desenvolveu seu interesse pelo ministério. O grupo cresceu muito, novos músicos chegaram e a igreja decidiu formar um coral e Kleber foi convidado para participar.

Carreira[editar | editar código-fonte]

O primeiro passo para o seu envolvimento com a música foi no coral da igreja, onde aprendeu suas primeiras notas e se destacou. Já em 1988, Kleber mudou-se para Goiânia, onde ficou por nove anos fazendo parte do ministério da Comunidade Evangélica, que acabava de nascer. Neste período, estudou Teologia na Escola Bíblica e dedicou-se ao aprendizado da música, influenciado pela visão de louvor e adoração de seus líderes.

Em 1997, Kleber subiu mais um degrau em seu ministério. O cantor e compositor foi para Brasília, gravou seu primeiro trabalho solo independente, Rendei Graças, e começou a sua vida como itinerante. Em 1998, sua carreira deu uma grande guinada, Kleber voltou para o Rio de Janeiro, assinou contrato com a MK, sua gravadora até hoje, e lançou o CD Meu Maior Prazer. O CD Deus Cuida de Mim foi lançado em 1999 e Kleber apresentou sua maior marca - letras com conteúdo bíblico e músicas bem elaboradas e arranjadas cuidadosamente. Apesar de todo o reconhecimento, Kleber encara a carreira como um ministério e sua música como um veículo para levar a mensagem de Jesus. Suas músicas falam sobre perdão, misericórdia, amor e paz. \"Acredito que Deus nos fez para a comunhão, e minhas composições retratam isto. Deus e a Sua palavra têm sido o eixo principal de minhas músicas. Quanto a mim, peço que Ele guarde o meu coração em sua presença\", declara o cantor.

Em 2006, Kleber reuniu as canções que mais marcaram seu ministério, na gravação de seu segundo DVD, Propósito. O show foi realizado na casa de espetáculos Via Show, no Rio de Janeiro, no dia 4 de abril, numa grande noite de adoração, celebração e realização do propósito de Deus. Propósito foi gravado ao vivo e reúne músicas que marcaram o ministério de Kleber. Canções estas que ganharam nova concepção musical através do próprio Kleber Lucas e de sua banda, que teve total liberdade para auxiliar nos novos arranjos. Uma orquestra de cordas dá um toque especial à produção.

E após três anos sem lançar um álbum com canções inéditas, finalmente o cantor quebrou o jejum com o CD COMUNHÃO - sétimo trabalho de Kleber pela MK Music (seis de carreira e um projeto especial de regravações). Os lançamentos de Kleber são sempre muito esperados e, mais uma vez, ele atende às expectativas do público. Comunhão está repleto de inovações sonoras, ancoradas por letras poéticas e consistentes - marca registrada do cantor e compositor, que comemorou dez anos de carreira solo em 2008.

O terceiro DVD de Kleber Lucas, Comunhão - Para Aqueles que Te Amam, chama a atenção por seu formato, locações, fotografia, tratamento de imagens, entre outras peculiaridades. O DVD lançado em maio de 2009 reúne as músicas do álbum Comunhão e ainda as faixas \'Perdão\', \'Pra Valer a Pena\', \'Te Agradeço\', \'Eu Quero ser Santo\', \'Apaixonado\' e \'Tempo de Crescer\', compostas por Kleber (as duas últimas gravadas originalmente por Aline Barros e Fernanda Brum, respectivamente). Bem diferenciado da linha show, o DVD Comunhão é uma superprodução, gravada em 5 dias, com megaestruturas  montadas em seis locações diferentes: o Teatro Municipal de Niterói, o clube Rio Esporte e Lazer, o Museu do Primeiro Reinado, a Catedral Presbiteriana do Rio, a Lagoa Rodrigo de Freitas e um apartamento com vista privilegiada desse ponto turístico carioca.

Kleber Lucas surpreendeu mais uma vez. Após conquistar um nome de referência na música gospel com talento e unção, o cantor e pastor lançou pela MK Music Meu Alvo, seu oitavo CD pela gravadora. Um disco que é uma espécie de volta às raízes somada a modernidade e maturidade alcançadas por Kleber ao longo desses anos de ministério e vida com Deus. “Ele trouxe toda a essência da bagagem que ele adquiriu em todos esses anos de música evangélica marcando as nossas vidas como em “Deus Cuida de Mim”, “Aos Pés da Cruz”, “Pra Valer a Pena” e muito mais, com o mesmo molho. Está demais, nota 10”, definiu Marina, Diretora Artística da MK Music, empolgadíssima durante a audição final do CD!

Meu Alvo realmente supera expectativas, sem exagero. Gravado parte ao vivo, na Comunidade das Nações, em Brasília (DF), e parte em estúdio, o CD tem 14 músicas perfeitas para ouvir, refletir, cantar e adorar a Deus. A primeira faixa, “Resplandece” chama a atenção para a missão da igreja de Jesus na Terra - que é anunciar as boas novas, semear - e revela um dos principais temas do álbum. “Eu estou muito feliz porque é um trabalho feito com muito carinho, muito investimento de alma, muito investimento da empresa também e a responsabilidade de falar algo da parte de Deus para a nação”, atesta Kleber.  O 9º álbum de Kleber Lucas, O NOSSO DEUS É FIEL foi lançado em abril de 2011 e revelou uma profunda intimidade com Deus. Quem ouve o que ele canta percebe, na colocação de cada palavra, uma poesia, um coração que ama a Deus. Fruto de uma vida de comunhão e entrega. Neste CD também Kleber contou com vários parceiros de composição: como Regis Danese, Livingsthon Farias, Davi Fernandes; Além de músicas de Duda Andrade (da banda 4/1) e Jairo Bonfim. \"O Nosso Deus é Fiel\", \"Me Diz Quem É\" e \"Só Preciso Te Ouvir\" são os destaques.  

Quando entra em um novo projeto, ele literalmente dedica-se ao extremo. E em seu novo disco, PROFETA DA ESPERANÇA, o compositor e intérprete faz um passeio em toda sua história musical, registrada em belíssimos 9 álbuns, e ainda sim consegue nos surpreender... O 10º trabalho, que chega às lojas pela MK Music, e traz o competente Rogério Vieira (ganhador de vários prêmios Grammy Latino) como produtor. 

A primeira música de trabalho, “Vou Deixar na Cruz” (composição de Kleber, Valmir Bessa e Duda Andrade), que fala do amor incondicional de Deus pela humanidade, estreou nas rádios sinalizando o que podemos esperar deste trabalho. Nele, o cantor e compositor divide autorias com Fernanda Brum, Rogério Vieira, Sérgio Knust, bispo Bené Gomes. Além de gravar uma obra de Lílian Lopez, “Teu Silêncio”. Ao todo, PROFETA DA ESPERANÇA reúne 14 faixas que reforçam o dom de Kleber Lucas de traduzir sentimentos em emocionantes canções. 

A cada novo CD do Kleber Lucas, uma grande expectativa se forma... Além de ser um dos grandes intérpretes da música gospel, é compositor com inspiração diferenciada. Não tem medo de ousar, por isso vai além das convenções. Participa de cada etapa do processo de gravação, deixando todos os seus trabalhos autorais, únicos. Não é diferente agora com O FILHO DE DEUS, que tem produção musical de Kleyton Martins. Todas as composições são assinadas pelo próprio intérprete e também pelo cantor e compositor Pastor Lucas. Kleber Lucas mais uma vez inovando...Ganhador do Grammy Latino 2013, como Melhor Álbum Cristão em Língua Portuguesa, com o CD Profeta da Esperança, Kleber Lucas está vivendo um momento muito especial em sua vida e ministério, pastoreando a Igreja Batista Soul (ou Soul Church), no Rio de Janeiro. E, para o bem de todos que gostam de música boa, tudo se reflete em suas canções...  \"Kleber é um dos mais autênticos compositores de sua geração. Escreve  e interpreta com verdade, com alma. Ao ouvi-lo, conseguimos também sentir sua emoção\", atesta Yvelise de Oliveira, presidente da MK Music. Em 17 anos de carreira, recebeu 10 Discos de Ouro, dois Discos de Platina e dois DVDs de Ouro.

O FILHO DE DEUS é o 11º álbum inédito de Kleber pela MK Music. E, como não poderia deixar de ser, traz novidades... Ele não queria abrir mão das ministrações, do público cantando. Então, reuniu um grande coral na sede da gravadora durante um dia inteiro para fazer a gravação ao vivo. \"Foi uma direção que Deus nos deu. Chamamos as pessoas pela internet na véspera. Muitos se inscreveram e conseguimos selecionar 120 pessoas que me acompanham há algum tempo, e se identificam com meu ministério. Fiquei profundamente tocado, vendo homens, mulheres, jovens sendo visitados por Deus. Fomos abraçados pelo Senhor. Ele foi generoso\", conta. Além da colaboração inédita do Pastor Lucas em seis composições, outros amigos participaram do projeto. O cantor Jairo Bonfim fez a direção de voz de Kleber Lucas e também do coral; o cantor PG divide o vocal na emocionante \"Santo\". \"Estive cercado de amigos. Kleyton, que tem um talento incrível, Jairo, PG e também músicos que caminham comigo há muito tempo, como o Sérgio Knust, Rogério de Castro, o Leonardo Reis. Foi muito prazeroso. Curti cada momento e senti o Espírito Santo de Deus agindo em todos os detalhes, da produção, arranjos, gravação, às fotos...\", compartilha o cantor, que teve participação do mexicano Coalo Zamorano na faixa \"Pai Nosso\".

Discografia [1] [2] [editar | editar código-fonte]

Ano Título
1996 Rendei Graças
1997 Meu Maior Prazer
1999 Deus Cuida de Mim
2001 Aos Pés da Cruz
2003 Pra Valer a Pena
2005 Casa de Davi, Casa de Oração
2006 Propósito
2008 Comunhão para Aqueles Que Te Amam
2009 Meu Alvo
2011 O Nosso Deus é Fiel
2012 Profeta da Esperança
2014 O Filho de Deus
Compilações

Videografia[editar | editar código-fonte]

Premiações e indicações[editar | editar código-fonte]

Troféu Talento
Ano Categoria Resultado
2003 Cantor do Ano Indicado
2003 Compositor do Ano Indicado
Troféu U.M.
Ano Categoria Resultado
2003 Melhor Música - Pra Valer a Pena Venceu
2003 Melhor Disco de Coletânea/Regravação/Tributo de 2003 - Amo Você Vol.9 Venceu
Grammy Latino
Ano Categoria Resultado
2010 Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa - Meu Alvo Indicado
2013 Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa - Profeta da Esperança Venceu

Participações e parcerias[editar | editar código-fonte]

Musica Cantor(a) Álbum Ano
Meu Maior Prazer Fernanda Brum Meu Maior Prazer (1997)
Deus Cuida de Mim Aline Barros Deus Cuida de Mim (1999)
Seleção de Cristo[3] 4 por 1 Brasil com Cristo Batendo um Bolão (2007)
Clamor Brasil - Mais que Amigos Bispo Rodovalho Clamor Brasil (2009)
Bom Samaritano Nivea Soares Meu Alvo (2009)
Meu Alvo Fernandinho Meu Alvo (2009)
Tão Simples ser Feliz Marina de Oliveira Falando de Amor (2010)
Sorria Kleber Lucas, Soraya Moraes, Mariana Valadão, André Valadão, Baby do Brasil, Paula T. Santos, Carlinhos Félix, Cassiane, Clayton Olee, Davi Fernandes, DiscoPraise,Cláudio Claro, Luiz Arcanjo, Peter Quintino, Trazendo a Arca e Oséias de Paula, Genésio de Souza, Geraldo Alcântara e Linvingston Farias.[4] Single (2010)
Tempo de Crescer Fernanda Brum Glória in Rio (2011)
Até tocar tua face Jairo Bonfim O Nosso Deus é Fiel (2011)
A Carta Alessandra Rangel O Nosso Deus é Fiel (2011)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.