Klerksdorp

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
'Klerksdorp' (Cidade)
Igreja Matriz de Klerksdorp
Igreja Matriz de Klerksdorp
Klerksdorp está localizado em: África do Sul
Klerksdorp
Localização de Klerksdorp ( África do Sul)
Coordenadas 26° 52' S 26° 40' E
País África do Sul
Província Noroeste
Fundação 1837
Prefeito
Área  
  Total 115.17 km²
População  
  Cidade (2001) 59,509
    Densidade   520/km²
Fuso horário +2 (UTC)

Klerksdorp é uma cidade e um distrito administrativo localizado na província do Noroeste (antigo Transvaal ocidental), na África do Sul.

História[editar | editar código-fonte]

A cidade foi fundada em 1837, quando os Voortrekkers fixaram residência nos bancos do Schoonspruit ("Fluxo Limpo"), que escoam em direção à cidade.

O mais proeminente dos primeiros residentes foi C. M. du Plooy, que reivindicou para si uma fazenda de cerca de 160 km&sup2 chamada Elandsheuwel ("Colina do Elando"). Ele deu porções de terreno e direitos comunitários de pastagem de sua fazenda para outros Voortrekkers, em troca de seu trabalho na construção de uma represa e um canal de irrigação. Ao amontoado de pequenas casas foi dado o nome de Klerksdorp em homenagem ao primeiro landdrost (magistrado) da área, Jacob de Clerq.

Em agosto de 1886, foi descoberto ouro no distrito de Klerksdorp. bem como em Witwatersrand, que fica a cerca de 160 quilômetros a leste. Em conseqüência disso, milhares de caçadores de fortuna vieram à pequena vila, transformando-a em uma cidade com 70 tabernas e mesmo uma bolsa de valores própria.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]